Produtividade

18/06/2013 09h15 - Atualizado em 18/06/2013 09h15

Descubra como usar o Microsoft Office no iPhone

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Microsoft cumpriu a promessa e lançou uma versão móvel do Office para usuários do iOS. Embora o aplicativo seja grátis, somente quem tem cadastro no serviço Office 365 tem acesso livre ao conteúdo do app. Neste tutorial, o TechTudo explica não somente a usar Word, PowerPoint e Excel no iPhone, como também a se registrar no Office Online.

Passo 1. Caso você não tenha uma conta no Office 365, é hora de criá-la. Acesse o site de produtos do Microsoft Office, desça a barra de rolagem até o fim e clique na opção de “experimente agora” escolhendo o serviço que for mais adequado a seu uso: casa, pequena empresa ou empresa de médio porte. Faça login com sua conta Microsoft ou crie uma.

É preciso fazer cadastro no site do Office para usar o app (Foto: Reprodução/Thiago Barros)É preciso fazer cadastro no site do Office para usar o app (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 2. Depois disso, insira os dados de pagamento da assinatura – não se preocupe, caso não deseje manter sua conta após o período de um mês gratuito, o cancelamento está disponível a qualquer momento. Avance, conclua a compra e, pronto. Agora, você é assinante do Office 365 e pode instalar programas do pacote no PC ou usá-lo no iPhone.

Office 365 exige informações de cartão, mas só cobra após primeiro mês (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Office 365 exige informações de cartão, mas só cobra após primeiro mês (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 3. Faça o download do Office Mobile no seu dispositivo e logue-se com a conta Microsoft que você cadastrou no Office 365. Em alguns segundos, o programa será configurado e você vai ser levado para a sua página principal. O processo é bastante rápido e funciona mesmo com pessoas que ainda estão avaliando o Office 365.

Office é carregado de maneira bem rápida no celular (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Office é carregado de maneira bem rápida no celular (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 4. Note que há quatro abas na parte inferior do app: "recentes", "abrir", "novo" e "configurações". Na opção “recentes” você vê os últimos arquivos abertos, enquanto na aba “configurações” pode editar seu nome de usuário, ter acesso a tópicos de ajuda, ler os termos de serviço e definir detalhes de privacidade.

Recentes e Configurações são duas das abas do Office Mobile (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Recentes e Configurações são duas das abas do Office Mobile (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 5. As abas mais importantes são “abrir” e “novo”. A primeira serve não somente para arquivos criados no app móvel como também para seu perfil no sistema de armazenamento em nuvem da Microsoft, o SkyDrive, além dos SharePoints – ou pontos de compartilhamento, que são computadores de redes que podem ser interligadas à sua assinatura. Toque em “Adicionar um local” para cadastrar alguma destas opções.

Arquivos são salvos em perfil do SkyDrive (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Arquivos são salvos em perfil do SkyDrive (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 6. Em “novo” você cria documentos para edição. Há formatos pré-definidos tanto para texto (agenda, tópicos e relatório) como também para planilhas (orçamento, eventos, rastreador de quilometragem, mas também é possível simplesmente fazer um arquivo do zero. Selecione o tipo de documento que você deseja para ser levado à tela de criação. É importante destacar que estes arquivos serão salvos no SkyDrive.

Estes são os padrões sugeridos pelo Office Mobile (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Estes são os padrões sugeridos pelo Office Mobile (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 7. No Word, na tela superior, há três ícones: o primeiro é de compartilhamento, o segundo de formatação de fonte e o terceiro de opções de visualização. Para começar a escrever, é só tocar na tela que o teclado vai aparecer. Digite, formate e depois vá na aba do compartilhamento para salvar o arquivo no próprio iPhone ou enviar para alguém.

Word tem opções de formatação no Office Mobile (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Word tem opções de formatação no Office Mobile (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 8. No Excel a interface é idêntica, com a diferença de as opções de formatação serem de edição e não simplesmente de mudança de fonte. O compartilhamento e suas opções de visualização também estão lá, nos mesmos lugares do Word. Para trabalhar, é só selecionar a linha ou coluna e escrever na barra com símbolo “fx”. Quando terminar, basta tocar em “concluído” no canto direito superior e depois salvar.

Excel móvel é bastante simples de usar (Foto: Reprodução/Thiago Barros) (Foto: Excel móvel é bastante simples de usar (Foto: Reprodução/Thiago Barros))Excel móvel é bastante simples de usar (Foto: Reprodução/Thiago Barros) (Foto: Excel móvel é bastante simples de usar (Foto: Reprodução/Thiago Barros))

Infelizmente a criação e edição de documentos de PowerPoint ainda não está disponível para iOS. Por ora, estas são as opções que o usuário do iPhone e do iPad tem para criar arquivos de Word e Excel.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Zanini
    2014-05-22T14:54:16

    Boa tarde, eu tenho uma planilha de orçamento e gosto de ter ela sempre comigo no meu dispositivo, se eu realizar a conta no Office 365 consigo editar ela no Office Mobile no iphone?