28/06/2013 10h10 - Atualizado em 02/07/2013 17h16

Football Manager 2013: aprenda a jogar e traçar uma carreira de sucesso

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Football Manager 2013 é o mais novo jogo da série e traz algumas novidades. Os usuários experientes se adaptam rapidamente às mudanças nas edições anuais da franquia. Entretanto, quem ainda está dando os primeiros passos no mundo do gerenciamento virtual de clubes de futebol, precisa receber uma “ajudinha” para fazer bonito e levar sua equipe às glórias. Por isso, o TechTudo preparou este tutorial:

Antes de começar um jogo no FM, confira este tutorial (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Antes de começar um jogo no FM, confira este tutorial (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Aqui, o leitor vai encontrar algumas dicas de aspectos básicos, porém, fundamentais do FM 2013. Afinal, este game vai muito além de contratar os melhores jogadores e colocar uma equipe em campo. O jogo é bastante divertido, porém, para aproveitá-lo ao máximo, é preciso ter muitas noções não só de futebol como de estratégia e administração. Então fique ligado e confira os tópicos abaixo.

Iniciando o game: base de dados, ligas e expectativas

O início de uma carreira no FM 2013 é um passo crucial para o futuro daquele save. Logo nas primeiras telas, o usuário escolhe as ligas e o tamanho da base de dados com a qual deseja jogar. As ligas são os campeonatos nacionais onde deseja ter treinadores jogáveis ou simplesmente mais jogadores disponíveis. A base de dados é a abrangência do game nestes países, em termos de jogadores e integrantes de comissões técnicas.

Escolha das ligas é uma decisão importante (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Escolha das ligas é uma decisão importante (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Um jogo com muitas ligas e base de dados grande é interessante por criar uma vasta rede de prospecção. Porém, é necessário um computador potente para aguentar esta carga. Ao selecionar as ligas, o FM exibe na parte inferior da tela um medidor do quão rápido será o save se criado com estas configurações. É importante prestar atenção e montar o jogo pensando nisso, para evitar demoras e travamentos desnecessários.

Depois desta seleção, o usuário chega à tela onde escolhe o time que deseja treinar. A decisão é bem pessoal. Há quem prefira a equipe do coração, quem goste de desafios, então escolhe um time pequeno, e quem opta pelos gigantes europeus. Independente do time, outro passo fundamental é configurar corretamente as suas expectativas para não decepcionar a diretoria no fim da temporada.

Assim que o treinador assume, ele é convidado para uma rápida conversa com o dono (presidente) do clube e seu auxiliar. É importante ler com calma as perguntas e dar as respostas adequadas. Depois disso, uma mensagem de expectativas é recebida e ela contém o que o clube espera do técnico, além do quanto de dinheiro será disponibilizado para que o comandante reforce o elenco.

Não escolha “vencedor” somente para ganhar mais dinheiro se realmente não achar a equipe capaz de ganhar títulos. Isso pode prejudicar no futuro e causar demissão caso não seja alcançado o objetivo marcado. Portanto, a dica aqui é optar sempre pelo que é mais próximo da realidade do elenco que você planeja montar. Mesmo que isso acabe fazendo com que a verba para trabalhar seja menor.

Finanças: a importância de equilibrar o caixa

O Football Manager é um jogo longo, que não tem um objetivo fixo e nem um tempo para encerrar. Quem está disposto a se aventurar neste game precisa ter noção disso e fazer um planejamento inteligente de suas finanças para não falir e acabar sendo demitido dos clubes por onde passar. A cada mês, há avaliações de desempenho da diretoria que são enviadas à caixa de mensagens. Preste atenção sempre nelas.

Negociar jogadores é ótimo para equilibrar as finanças (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Negociar jogadores é ótimo para equilibrar as finanças (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Há duas dicas simples: não ofereça salários e bônus altos para jogadores caso não seja extremamente necessário. Afinal, estes custos são mensais e vão causando um grande rombo no caixa. Em uma ou duas temporadas, isso pode causar sérias consequências. Além disso, tente manter uma verba de transferências em caixa e sempre negocie, seja em definitivo ou por empréstimo, os jogadores que não estão sendo utilizados.

A dica para contratações é: sempre negocie os contratos. Você pode cortar um bônus, diminuir alguns milhares nos salários, e ainda assim fechar negócio. Além disso, basta ter em mente um pensamento: ninguém deve ser inegociável. Se você joga no Santos, certamente receberá assédio por Neymar. Se pagarem bem, venda-o. A cada ano você deve negociar alguns atletas para manter o balanço do caixa.

Marcar amistosos é uma boa fonte de renda para times grandes (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Marcar amistosos é uma boa fonte de renda para times grandes (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Outra dica bastante eficiente é a organização de amistosos de pré-temporada. Marque quantos conseguir, especialmente em casa, para arrecadar uma boa grana – caso seu time tenha uma base de torcedores grande. Jogue também com times da Ásia para os números de fãs aumentarem ainda mais e fazer com que seu time enriqueça – sim, isso também acontece no futebol virtual.

Staff: uma boa comissão técnica é fundamental

Um treinador, mesmo que com a função de administrador, sozinho, não resolve todos os problemas de um clube. Por isso, é fundamental ter uma equipe técnica competente para preparar treinos, observar possíveis reforços e auxiliar no dia a dia do clube comando por um gamer no Football Manager. E este é um ponto ignorado por muitos iniciantes.

Comissão técnica ajuda muito o treinador no clube (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Comissão técnica ajuda muito o treinador no clube (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Ao invés de ir direto ao mercado em busca de jogadores, antes o jogador deve garimpar adições para a equipe dos bastidores. Em cada função, há atributos principais, por isso, é preciso ter atenção na hora de oferecer a algum funcionário um emprego no clube. O ideal é ter na equipe um treinador adjunto, quatro preparadores, três preparadores físicos, dois treinadores de goleiros, dois treinadores de jovens e três fisioterapeutas.

Os principais atributos para adjunto são adaptabilidade, determinação, motivação. Preparadores devem ser bons em ofensivo, defensivo, táctico ou técnico. Preparadores para o físico, determinação e motivação do atleta. Para treinadores de goleiros, treino GR, gestão de recursos humanos, táctico. Treinadores de jovens devem ter pontos em táctico, gestão de recursos humanos, jovens. Fisioterapeutas ficam com fisioterapia, determinação e motivação.

Transferências: contratações pontuais e a longo prazo

Esta é uma questão atrativa e, por isso, costuma ser complexa para muitos usuários que não estão acostumados ao FM. É comum torrar o dinheiro oferecido pela diretoria logo na primeira temporada e se esquecer do futuro. Mas as contratações no game tem que mirar um planejamento mais cauteloso.

Pesquisa de jogadores é simples e pode ser bem customizada (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Pesquisa de jogadores é simples e pode ser bem customizada (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Um reforço de peso pode parecer um ótimo investimento a curto prazo, mas talvez seja melhor contratar dois ou três jovens que dão frutos mais para a frente. Tudo depende da política usada por cada técnico e também, claro, da necessidade do clube. Porém, uma dica é coerente para todos: só contrate quem realmente fará alguma diferença.

Uma opção simples é a utilização de olheiros. Contrate bons profissionais desta área e peça recomendações para eles. Eles podem tanto fazer prospecções de talentos como observar jogadores que o treinador deseje e preparar relatórios dizendo se eles são um bom investimento.

Relatórios mostram se jogador é boa contratação (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Relatórios mostram se jogador é boa contratação (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Há três tipos de transferência: compra, empréstimo e abordar para assinar. As primeiras são negócios entre dois clubes, e a diferença é, basicamente, que uma é em definitivo e a outra é temporária, respectivamente. A terceira acontece quando o treinador contrata um atleta que está sem vínculo com outra equipe.

As principais dicas nas transferências são: só gastar muito em jogadores que podem ser essenciais, buscar o máximo de jogadores jovens que podem evoluir e serem revendidos posteriormente, aproveitar empréstimos (para equipes com menor poder financeiro) e se concentrar nos atributos necessários para cumprir as funções da sua tática.

Táticas e treinos: a chave para o sucesso

Imagine um time com Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Ibrahimovic, Rooney e Aguero. Seria um sucesso, não é? Não necessariamente. E é nisso que o gamer que está começando a jogar FM precisa ter atenção quando montar uma equipe. De nada adianta ter uma constelação de craques se eles não forem posicionados da maneira correta.

Sistema de táticas do FM 2013 é bastante completo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Sistema de táticas do FM 2013 é bastante completo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

O sistema de táticas do game é espetacular e permite uma grande variação tanto para a escalação como para as instruções dos jogadores. Não é somente uma questão de usar 442 ou 433, mas também de posicionar um atleta como atacante de área ou de ponta, ou decidir se o volante será recuperador de bolas ou construtor de jogo recuado.

O ideal é montar sua tática antes de contratar. Veja os relatórios dos assistentes, dê uma olhada no seu plantel e veja quais jogadores se encaixam nas melhores funções. Ao por o jogador no campo de tática, é possível clicar com o botão direito sobre ele e abrir a opção de posicionamento e função, para personalizar a maneira como ele vai jogar.

Além disso, você pode clicar em “instruções para o jogador” e mandá-lo fazer algum tipo de movimento personalizado e ainda notará, em azul, os atributos importantes para que o jogador cumpra bem aquela função. Assim, terá certeza de que ele está sendo escalado corretamente para render o seu máximo.

Treinos são fundamentais para manter equipe preparada (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Treinos são fundamentais para manter equipe preparada (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Em conjunto com as táticas, configure os treinos. O ideal é manter o foco no físico e na coesão de equipe na pré-temporada e, depois, mantê-lo na tática, variando apenas uma preparação para cada partida, treinando ataque contra times mais fracos e defesa com times mais fracos. Com isso, seu time estará sempre bem preparado.

Interações: um complemento crucial para a evolução

Fale bastante. Com o grupo, com a imprensa, com jogadores que deseja contratar, com técnicos rivais… Enfim, interagir é um recurso bastante útil no Football Manager 13. Mas pode ser bastante perigoso se usado de forma errada, portanto, tome cuidado com seu tom nas palestras e entrevistas.

Mantenha o comando da equipe com interações com atletas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Mantenha o comando da equipe com interações com atletas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

É possível falar a mesma coisa de diversas maneiras (relutante, cautelosa, agressiva e apaixonada são algumas delas) e isso faz toda a diferença. O importante é sempre ter uma relação boa com os jogadores, tentar convencer possíveis reforços a virem para o seu time e também ganhar vantagem em jogos psicológicos com os rivais.

Comandos básicos: entenda como funciona o FM 2013

Os comandos no FM 2013 são bem simples e intuitivos, especialmente pelo fato de ele estar disponível em português. Na tela de jogo, há uma barra superior com os menus, onde se localizam todas as opções por onde o usuário pode navegar, como o plantel e táticas, além das finanças, transferências e etc.

Janela de notícias é bastante importante no game (Foto: Reprodução Thiago Barros)Janela de notícias é bastante importante no game (Foto: Reprodução Thiago Barros)

Uma janela importante é a caixa de mensagens, onde o usuário recebe atualizações sobre o que acontece no mundo virtual do FM, como relatos de jogo, reuniões com a comissão técnica e notícias de contratações. Para avançar os dias, é só selecionar “continuar” no canto direito superior.

Na tela de jogo, é possível configurar a velocidade das repetições em 3D, a narração e muito mais clicando no botão de engrenagem, também no canto direito superior. Ainda existe a possibilidade de gritar com jogadores e fazer substituições rápidas, no menu do lado esquerdo, e também a de visualizar estatísticas do jogo, novamente na direita.

Nas janelas de pessoas, sejam staff ou jogadores, é possível ver seus atributos e ainda criar interações, além de fazer ofertas caso elas sejam de outras equipes e você tenha interesse em contratá-las. O visual do jogo é simples e sua jogabilidade idem, o que faz com que o gamer não tenha qualquer dificuldade no sistema de jogo em si.

Esta é a tela de jogo do FM 2013 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Esta é a tela de jogo do FM 2013 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

O grande desafio do FM 2013 é mesmo gerir o clube. E esta é uma “arte” que leva muito tempo. Afinal, o jogo é totalmente diferente dependendo de suas decisões. A escolha do time, as contratações de reforços e até as interações com o grupo podem definir o rumo da carreira do treinador. Por isso, pense bem antes de dar qualquer passo.

Qual game é o melhor: Football Manager, Elifoot ou Championship? Dê sua opinião em nosso fórum.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Robson Rodrigues
    2015-03-06T23:57:01

    alguém sabe como fixar os números de uniforme no fm 12 ou no 10 é que tenho os 2 e não consigo jogar com numeração fixa. obs jogo na liga do brasil

  • Djair Rodrigues
    2014-01-02T18:57:04

    E um jogo muito bom

  • Klisman Nogueira
    2013-06-29T20:23:59

    jogo doido eu não comprariakkkk

  • Thiago Meira
    2013-08-20T22:11:48

    Jogo desde o FM 2011, muito bom

  • Felipe Sampaio
    2013-07-01T13:26:57

    melhor jogo de manager do mundo! eu recomendo