Jogos de estratégia

30/07/2013 10h36 - Atualizado em 30/07/2013 10h36

Animal Crossing New Leaf: aprenda a jogar o divertido game para 3DS

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

Animal Crossing: New Leaf é o mais recente título da série exclusivo para o Nintendo 3DS. O título leva o jogador novamente a uma simpática vila de animais, só que desta vez ele é o prefeito, responsável por obras públicas e pelo bem-estar dos habitantes. Este é o quarto jogo da franquia e, para quem não está acostumado à jogabilidade o TechTudo fez um tutorial especial. Confira:

Veja o review completo do game

Aprenda a trabalhar e curtir a vida em New Leaf (Foto: Divulgação)Aprenda a trabalhar e curtir a vida em New Leaf (Foto: Divulgação)

Começando um jogo novo

Como a caixa original do jogo sugere, é preciso um conhecimento básico de leitura em inglês para aproveitar Animal Crossing totalmente. New Leaf não é um jogo difícil (de maneira alguma), mas possui uma certa complexidade e exige dedicação para atingir seus objetivos. AC é um jogo de ver e fazer, e é sempre bom jogar um pouco todos os dias, pois sempre há uma novidade, por menor que seja.

A primeira dica é: antes mesmo de se mudar para a sua cidade, escolha um mapa no qual a ponte que cruza o rio seja bem ao centro, para que estimule caminhadas e exploração. Da mesma forma, procure um lugar para construir sua casa ao sul da cidade, o mais próximo possível da praia. Assim, você sempre encontrará novidades no caminho entre as diferentes atividades.

Escolhida sua casa (após uma pequena série de eventos obrigatórios e lineares), é hora de começar a explorar. Tente conversar com todos os habitantes, aprender seus nomes e onde moram, e não esqueça de visitar suas casas. Conheça a ‘Main Street’ ao norte da cidade, onde fica o Museu, os Correios, a Imobiliária do Tom Nook, e as outras lojas. Não se preocupe com as construções fechadas: em breve todas estarão abertas, mais algumas. Para isso, é necessário interagir sempre e juntar um bom dinheiro.

Coma biscoitos da sorte, e troque seus bilhetes por itens da Nintendo (Foto: Divulgação)Coma biscoitos da sorte, e troque seus bilhetes por itens da Nintendo (Foto: Divulgação)

Como ganhar dinheiro

A moeda corrente de Animal Crossing é o ‘Bell’, e você vai precisar bastante dela para evoluir. A principal forma de ganhar dinheiro no jogo é vendendo frutas, peixes, insetos, fósseis, mobília e objetos de decoração para Reese, da loja ‘Re-Tail’. Mas, para isso, precisará gastar um pouco com equipamentos. Vara de pescar, rede para capturar insetos e uma pá são baratos e essenciais. Compre um de cada assim que puder.

Sua cidade possui uma fruta nativa, que dará em várias árvores. Estas frutas valem pouco, mas você descobrirá outras ao longo do tempo, de diferentes maneiras. Para plantar, cave um buraco no chão com a pá, entre no seu inventário, escolha uma fruta, clique em ‘Bury’ (enterrar) e a fruta se transformará em uma pequena muda no chão. Para melhores resultados, compre também o regador de plantas e molhe uma ou duas vezes. Em três dias, a árvore dará seus primeiros frutos. Para carregar mais frutas no seu inventário, é possível agrupar até 9 iguais no mesmo espaço. Basta arrastar.

Outro bom hábito para juntar dinheiro com regularidade é através das pedras espalhadas pela cidade. Todo dia, uma das pedras dará dinheiro se atingida com a pá. Para tirar o máximo de dinheiro dela, cave um ou dois buracos atrás de você, para que possa acertá-la várias vezes sem recuar para trás. Se der certo, isso lhe dará pouco mais de 18.000 Bells. Além disso, você vai notar que todo dia há uma pedra a mais na cidade. Quebre-a com a pá para encontrar uma jóia, que também pode ser vendida.

Neste caso, atinja a pedra na diagonal. (Foto: Reprodução / Arthur Figueiredo)Neste caso, atinja a pedra na diagonal. (Foto: Reprodução / Arthur Figueiredo)

Fique rico

Voltando ao básico do jogo, dá para passar um bom tempo capturando insetos nas árvores e pescando. Busque sempre os maiores, porque são os mais valiosos para revender. Se jogar à noite, procure os besouros maiores. Para garantir a captura, não ande rápido próximo a eles. Ao avistar um, equipe sua rede e segure o botão A até chegar perto, soltando na distância certa. Basta um pouco de treino. Quanto aos peixes, os da praia são geralmente maiores, e você pode encontrar até tubarões! Noites e dias chuvosos são os melhores momentos para pescaria.

Na cidade, todos os dias, você encontrará ao menos quatro marcas no chão, em formato de asterisco. Cave e você encontrará fósseis de vários animais pré-históricos, principalmente dinossauros. Leve-os para o Museu e fale com Blathers, a Coruja. Ele vai avaliá-los com a opção “Assess fossil”. A seguir, escolha a opção “Make a donation” para doar ao Museu os fósseis que ainda não estão em exposição. Se levar um que o Museu já tem, pode vendê-los para Reese (o preço é bom) ou usá-los como decoração em casa.

Além disso, aos domingos (até meio-dia) surgirá na sua cidade uma humilde javali chamada Joan, que vende nabos. Estes nabos podem ser comprados dela em grande quantidade, e revendidos ao longo da semana – eles estragam no sábado seguinte. A proposta é simular um mercado de ações: compre barato, venda caro. Todos os dias o preço de compra muda, então pergunte o preço a Reese (“Turnip prices?”) diariamente, de manhã e à tarde, e venda pelo preço mais alto possível. Dá para triplicar suas economias.

Há muito trabalho a fazer como prefeito (Foto: Divulgação)Há muito trabalho a fazer como prefeito (Foto: Divulgação)

Administração pública e turismo

Sempre busque conversar com Isabelle, sua secretária na prefeitura da cidade. Ela lhe dará dicas, e até equipamentos ou frutas de graça. Sua mesa fica atrás do balcão dela. Da sua mesa é possível realizar obras públicas ou mudar a política da cidade em ‘Ordinances’. Há opções para tornar a cidade mais limpa e menos trabalhosa (Beautiful), fazer com que lojas abram mais cedo (Early Bird) ou fechem mais tarde (Night Owl) e até que cobrem mais por produtos e serviços, mas também paguem mais quando você quiser vender itens (Bell Boom).

O jogo também inclui um modo multiplayer, no qual é possível visitar as cidades de amigos, ou permitir que visitem a sua. Antes de mais nada, vá à cabine de fotos ao lado do Museu e tire uma para a sua identidade, o ‘TPC’. A seguir, vá até a estação de trem e fale com Porter, o macaco. Ele vai lhe guiar pelo processo de viajar e convidar facilmente. Se preferir apenas conhecer outra cidade, sem interferir, abra a ‘Dream Suite’ nas obras públicas. É possível “sonhar” com outras cidades (até algumas da Nintendo) para visitar sem interagir, e até pegar ideias para a sua.

Uma das grandes novidades de Animal Crossing é a possibilidade de viajar para uma ilha tropical. Um dia após sua casa estiver construída, um barco estará disponível para levá-lo à ilha, por 1000 Bells. Lá, dá para alugar equipamentos e roupa de mergulho e nadar livremente, e encontrar frutas, peixes e insetos exclusivos. Há um sistema de pontos para trocar por itens e novos personagens para conhecer. Nesta ilha você também encontra mini-games para jogar em multiplayer com seus amigos.

Qual o melhor jogo do Nintendo 3DS?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares