Compactadores

18/07/2013 11h45 - Atualizado em 19/08/2013 13h14

Como usar o WinRar para compactar e descompactar arquivos

Teresa Furtado
por
Para o TechTudo

Compactar e descompar arquivos no WinRar é uma tarefa simples e muito útil para quem precisa enviar anexos muito grandes por e-mail, por exemplo. O aplicativo é grátis para testar e conta com facilidades que outros do gênero não apresentam, como funcionamento em segundo plano e integração com o sistema operacional. Descubra neste tutorial preparado pelo TechTudo como reduzir o tamanho de arquivos pesados e facilitar seu envio.

Passo 1. Caso ainda não o tenha instalado em sua máquina, acesse o TechTudo Downloads para obtê-lo;

Faça o download do WinRar (Foto: Reprodução/TechTudo)Faça o download do WinRar (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 2. Abra a pasta onde estão os arquivos que deseja compactar, selecione-os e clique com o botão direito do mouse. Para incluir mais de um item, basta manter a tecla "Ctrl" pressionada enquanto clica sobre seus nomes. Uma guia irá abrir com algumas opções, dentre elas, as formas de compactação oferecidas pelo WinRAR;

2 selecionando arquivos para a compactacaoSelecionando arquivos para a compactação (Foto: Reprodução/ Teresa Furtado)

Passo 3. A primeira opção, "Add to Archive..", abre uma nova tela para que o usuário configure o nome do arquivo, o formato, o tipo de compressão, entre outras opções;

3 nomeando e alternando parametros do arquivoNomeando e alternando parâmetros do arquivo (Foto: Reprdoução/ Teresa Furtado)

Passo 4. A opção seguinte, "Add to 'Documentos.rar'", é uma forma rápida de fazer compactações baseadas nos parâmetros já estabelecidos pela aplicação. Nela, um novo arquivo compactado será gerado na mesma pasta que seus documentos originais;

4 fazendo a compactacao rapidamenteFazendo a compactação rapidamente (Foto: Reprodução/ Teresa Furtado)

Passo 5. As opções "Compress and Email" e "Compress to 'Documentos.RAR' and Email" são basicamente similares às opções anteriores e possuem as mesmas características dos passos 3 e 4. A diferença é que, ao finalizar, ele não irá salvar no computador o arquivo compactado e sim, abrir seu serviço de e-mail para que faça o envio imediatamente.

Descompactando um arquivo no WinRar

Passo 1. Para extrair os documentos de um arquivo compactado, abra-o. Selecione os arquivos que deseja ou simplesmente, extraia todos ao clicar em "Extract To";

5 extraindo arquivosExtraindo arquivos (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

Passo 2. Uma nova janela se abrirá com algumas opções. Clique em "Extract and replace files" se quiser substituir arquivos duplicados pelos novos ou em "Extract and update files" para atualizar os já existentes. Clique em "OK" para que a descompactação seja concluída.

6 opcoes de extracao de arquivosOpções de extração de arquivos (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

Se você costuma utilizar compactadores de arquivo com frequência, o WinRar é uma excelente opção para obter resultados eficazes. Ele ainda oferece uma série de otimizações que podem diminuir o número de tarefas após sua utilização (como a eliminação do computador de arquivos que foram utilizados em uma compactação e não serão utilizados para outro fim).

Tem dúvidas qual o melhor programa para compactar e descompactar arquivos? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jeann Andrade
    2013-07-20T21:10:22

    7ZIP!! De graça e bem melhor.