Compactadores

25/07/2013 11h10 - Atualizado em 25/07/2013 11h10

Como corrigir um arquivo .ZIP ou .RAR corrompido no Windows

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Nada mais frustrante do que passar horas baixando um arquivo compactado e quando você vai descompactar, ele dá uma mensagem de erro informando que está corrompido. Se você está nessa situação, veja esses dois métodos que o TechTudo selecionou e descubra qual deles pode salvar seu dia, e seus arquivos.

O primeiro método usa o WinRAR e por isso, pode recuperar tanto arquivos RAR como ZIP, já o segundo é voltado apenas para arquivos ZIP e pode ser uma solução para casos mais problemáticos em arquivos nesse formato. É importante saber que, dependendo da gravidade do problema, não existe nenhuma garantia que o arquivo corrompido seja recuperado, por isso, experimente por sua própria conta e risco. Boa sorte.

Método 1: Usando o WinRAR

Passo 1. Se você ainda não tem, baixe o  WinRAR. Em seguida, instale e execute o aplicativo;

Baixando o WinRAR no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando o WinRAR no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Abra o arquivo corrompido com o WinRAR;

Abrindo arquivo corrompido no WinRar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo arquivo corrompido no WinRar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Clique no menu “Tools” (Ferramentas) e de pois na opção “Repair archive” ou tecle ALT + R, para chamar a função de recuperação de arquivos corrompidos;

Iniciando a ferramenta de recuperação de arquivo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a ferramenta de recuperação de arquivo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na tela seguinte, indique a pasta onde será salvo o arquivo de recuperação e selecione o tipo de arquivo. Finalmente, clique no botão “OK” e espere até terminar o processo;

Escolhendo os parâmetros do arquivo de recuperação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo os parâmetros do arquivo de recuperação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Quando processo terminar, será exibido o log do processo e aparecerá o nome do arquivo criado e as ocorrências encontradas pelo programa;

Processo de recuperação finalizado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Processo de recuperação finalizado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Vá para a pasta indicada e extraia o arquivo criado.

Extraindo o arquivo de recuperação criado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Extraindo o arquivo de recuperação criado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Método 2: usando o Zip2Fix

Passo 1. Se você ainda não tem, baixe o Zip2Fix. Depois de baixar, instale e execute o aplicativo;

Baixando o ZIp2Fix no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando o ZIp2Fix no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Dentro do programa, clique no botão “Open…”. Na janela que aparece,vá para a pasta onde está o vídeo, selecione ele e clique no botão “Abrir”;

Informando onde está o arquivo corrompido (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Informando onde está o arquivo corrompido (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Depois de finalizar, o programa exibe um relatório do que foi feito e o nome do arquivo de recuperação que foi criado.

Programa exibindo o resultado do processo de recuperação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Programa exibindo o resultado do processo de recuperação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Vá para a pasta indicada e extraia o arquivo criado.

Com esses métodos, você poderá ter acesso ao conteúdo do arquivo corrompido. Mesmo que esse acesso não seja por completo, já ajudará a recuperar alguns arquivo importantes.

Você saber como converter um arquivo ZIP? Aprenda no Fórum TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Silva
    2018-07-11T19:59:44

    PARA MAC?

  • Francisco Silva
    2017-08-08T20:21:54

    Salvou, Muito Obrigado!

  • Leila Benedetti
    2017-01-20T10:58:25

    Esse artigo salvou meu dia. Vocês nunca me deixam na mão, amo vcs!!! <3

  • Jeferson Santos
    2013-07-26T11:16:40  

    Não entendi pq na capa da materia tem um iPhone 3GS! Sera q é apelação para ibop?

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2013-07-26T11:16:40  

      meu problema é parecido. Havia exportado uma conversa de whatssap por email. Mas agora não consigo abrir ela. quando vou abrir aparece o seguinte erro. ''A sintaxe do nome do arquivo, do nome do diretório ou do rótulo do volume está incorreta.'' alguem poderia me ajudar ?

  • Giovani
    2014-02-10T19:08:48

    Olha só galera, eu estava com este problema, quando estava fazendo download de um arquivo, o download parava em 99,9%, depois de um pedaço ele terminava, dai ficava corrompido... Eu usava o AVAST ANTIVIRUS, e o desinstalei, e parou de acontecer isto, OU SEJA, MUDE SEU ANTIVIRUS !

  • Gabriel Torres
    2014-01-09T22:18:21

    Salvou (:

  • Alexandre Lima
    2013-07-26T22:35:16

    Eu já usei os 2 programas para abrir, ótimo, para compactar creio que não estou sabendo fazer, pois compacta muito pouco, quase nada. Alguém sabe se é isso mesmo ou como fazer para compactar muuuuuito um arquivo???