Segurança

25/07/2013 15h30 - Atualizado em 25/07/2013 15h30

Como proteger com senha arquivos e pastas no Mac OS X

Thiago Bittencourt
por
Para o TechTudo

Se você costuma permitir que outras pessoas utilizem o seu Mac, é muito importante que você mantenha o seus dados sigilosos a salvo do olhar de curiosos. Portanto, acompanhe este tutorial que o TechTudo preparou, e aprenda como proteger seus arquivos e pastas com uma senha.

Passo 1. No Launchpad do Mac OS, acesse a pasta “Utilitários” e clique no aplicativo “Utilitários de Disco”;

Acesse o Utilitários de Disco no Launchpad do Mac Os X (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Acesse o Utilitários de Disco no Launchpad do Mac Os X (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 2. Após carregar a janela do Utilitários de Disco, vá atá a barra de ferramentas do sistema e clique em “Arquivo”. Depois, clique em “Nova” e logo em seguida, escolha a opção “Imagem de disco da Pasta…”;

Na barra de ferramentas do sistema, clique em "Arquivo" para criar uma nova imagem (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Na barra de ferramentas do sistema, clique em "Arquivo" para criar uma nova imagem (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 3. Ao ser exibida a janela do Finder, navegue pelos diretórios do sistema e escolha a pasta a qual você deseja criar uma imagem protegida por senha. Em seguida, clique no botão “Imagem.” Em nosso exemplo, escolhemos a pasta “Teste” – localizada na Mesa;

Escolha a pasta a qual será criada a imagem com senha (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Escolha a pasta a qual será criada a imagem com senha (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 4. Na janela seguinte, informe através dos campos “Salvar Como” e “Onde”, o nome da imagem e o local onde ela será salva. Em seguida, escolha as opções “Leitura/Gravação” para o campo “Formato de Imagem” e “Criptografia AES 128-bit (recomendada)” para o campo “Criptografia”. Clique em “Salvar”;

Forneça as informações necessárias para a criação da imagem (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Forneça as informações necessárias para a criação da imagem (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 5. Na próxima janela, cadastre a senha responsável por desbloquear a imagem. Em seguida, desmarque a opção “Recordar senha nas chaves”. Tal ação será fundamental para que o sistema requisite a senha de acesso toda vez que um usuário tentar montar a imagem da pasta;

Cadastre a senha de desbloqueio da imagem (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Cadastre a senha de desbloqueio da imagem (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 6. Ao terminar o processo de criação da imagem, você verá que a mesma estará localizada no local escolhido – no nosso caso, na Mesa. Portanto, clique duas vezes sobre a mesma e informe a senha de acesso na janela que for exibida;

Ao tentar montar a imagem, informe a senha cadastrada anteriormente (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Ao tentar montar a imagem, informe a senha cadastrada anteriormente (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 7. Por fim, você notará que a imagem da pasta será montada em seu sistema. É importante ressaltar, que tal processo apenas criará uma cópia de seus dados para uma imagem do tipo “dmg”. Portanto, para garantir que ninguém consiga acessar seus arquivos sem informar primeiramente a senha cadastrada, remova a pasta original. Em nosso exemplo, removeremos a pasta “Teste”.

Para maior segurança, remova a pasta "Teste" (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) (Foto: Para maior segurança, remova a pasta "Teste" (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt))Para maior segurança, remova a pasta "Teste" (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

 

Tem dúvidas sobre Mac? Consulte o Fórum TechTudo.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ricardo
    2016-04-20T12:33:01

    Ótimo! Funciona perfeitamente.

  • Jeferson Spinoza
    2015-07-30T15:57:32

    Boa Dica, já coloquei em prática. Parabéns pela matéria.

  • William J
    2013-07-26T14:25:16

    Muito bom, mesmo eu não tendo Mac, sempre pego uns macbook para mecher. pois Sou técnico em informatica e sempre venho aprender um pouco mais aqui no TechTudo. Obrigado pela informação.