Internet

30/07/2013 06h00 - Atualizado em 27/02/2014 13h18

Como reduzir o consumo de memória no Firefox

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Um dos grandes problemas do Firefox é o grande consumo de memória na versão desktop, o que faz com que o sistema opere de forma mais lenta, prejudicando a experiência do usuário. Existem várias formas de reduzir este problema no navegador da Mozilla. Confira algumas dicas preparadas pelo TechTudo:

Nova versão do Firefox trás melhor performance para aplicativos da web (foto: Divulgação) (Foto: Nova versão do Firefox trás melhor performance para aplicativos da web (foto: Divulgação))Nova versão do Firefox (foto: Divulgação)

Atualize o navegador

Certifique-se que está usando a versão mais recente do browser. O Firefox possui problemas de vazamento conhecidos, o que significa que o programa não devolve a memória que parou de usar. Existe um esforço constante da Mozilla para reduzir estas falhas, o que faz com que as novas atualizações sejam mais eficientes.

Reinicie o browser

 O consumo de memória tende a crescer com o tempo. Por isso, é recomendado reiniciar o navegador de vez em quando, para que ele "devolva" um pouco da memória retida.

Verifique a memória virtual

Memória Virtual (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Programando a memória virtual (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Verifique suas configurações de memória virtual. Às vezes, a quantidade disponível no sistema é muito baixa, o que prejudica o desempenho do Firefox. Confira como mudar o tamanho da memória virtual neste tutorial.

Atenção por onde 'navega'

Tome cuidado com sites que possuem muitas imagens, porque elas requerem uma grande quantidade de memória. Por padrão, o Firefox guarda estes arquivos não comprimidos durante um tempo, o que pode resultar em melhor velocidade ao custo de maior uso de memória. Caso existam muitas imagens grandes na memória ao mesmo tempo, o programa pode exaurir os recursos do computador e fechar sem aviso.

Uma das soluções possíveis para este problema é reduzir o tempo em que estas imagens ficarão armazenadas. Para fazer isto, digite 'about:config' na barra de endereços e modifique a variável image.mem.min_discard_timeout_ms. Por padrão, ela está programada para 120.000 (120 segundos), mas o ideal é reduzir este valor para algo como 10.000 (10 segundos).

Remova extensões desnecessárias

Alguns plugins ou extensões que mostram tipos específicos de conteúdo, como Java ou Flash, podem consumir muita memória, especialmente em versões antigas. Caso seja necessário removê-las, clique no botão do Firefox -> Complementos -> Plugins, selecione a plugin desejado e clique em Desativar.

Desativando plugins no Firefox (foto: Reprodução/João Kurtz)Desativando plugins no Firefox (foto: Reprodução/João Kurtz)

Você também pode conferir este tutorial para descobrir o quanto de memória RAM é usado por extensões do Firefox

Descubra a quantidade de memória usada

Firefox (Foto: Reprodução/TechTudo)Firefox (Foto: Reprodução/TechTudo)

O Firefox possui uma ferramenta que mostra a quantidade de memória usada. Para acessá-la, basta digitar "about:memory" (sem aspas) na barra de endereços. No final da tela, existem algumas opções como a “Minimize memory usage”, que libera uma parcela da memória utilizada.

Pronto! Agora você é só recorrer a uma ou algumas destas dicas para que fazer com que o navegador da raposa consuma menos do seu HD.

Quer saber qual é o melhor navegador do mercado? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro Aguiar
    2013-07-30T20:21:01  

    IE 10 ESTÁ MTO BOM RECOMENDO!!! RODANDO MTO BEM!!!!!

    recentes

    populares

    • Leandro Aguiar
      2013-07-30T20:21:01  

      Unica coisa que serve é baixar o firefox nele.

  • Rafael Rocha
    2014-03-21T11:08:01

    Faltou a ultima dica! instale o Google Chrome...

  • Rafael Silveira
    2013-07-31T09:17:05

    Momento SOS Computadores kkkkkk

  • Roberto Missano
    2013-07-31T08:18:53

    O artigo foi útil, mas as palavras about memory (sem aspas e com dois pontos) deveriam estar em negrito. Tive que fazer uma pesquisa na ajuda do Firefox para utilizar o gerenciamento de memória.

  • Cesar Mattos
    2013-07-30T20:52:58

    IE10 é o melhor segundo os maiores sites no assunto... IE11 está vindo com maiores inovações

  • Luciano Gomes
    2013-07-30T13:43:06

    Tudo browser amador, ainda prefiro o Safari.

  • Everson Oliveira
    2013-07-30T13:35:25

    Lixofox ainda sobrevive? o Opera 15 é o melhor dos melhores!!!!!!

  • Rosemberg Segundo
    2013-07-30T12:48:08

    Só gambiarra isso não resolve nada, melhor eles resolverem o problema do software, porque os outros navegadores não tem esse problema? só usava o firefox, agora só uso o chrome.

  • Fabio Marques
    2013-07-30T12:19:35

    Não entendo pessoal que veste a camisa dos navegadores e começa ridicularizar as outras, sinceramente, eu uso Firefox em casa e Chorme no trabalho e nunca tive problemas. Se trava o problema está no PC e não no navegador.

  • Cristiano Castro
    2013-07-30T14:51:45

    Se vocês realmente querem dicas para otimizar a velocidade do firefox aqui vai: About:config e deixe as configurações conforme abaixo: browser.newtab.url; about:blank general.smoothScroll; false browser.tabs.animate; false Para incrementar mais um pouco instale o tema: Qute Classic

  • Miseravão
    2013-07-30T14:01:04

    Eu uso Firefox no Linux (Arch) e não tem problema algum, a máquina roda redondo.

  • Marcelo Machado
    2013-07-30T13:50:51

    Mais fácil remover o browser e usar algo que seja bom!!! Pára!

  • Marcone Almeida
    2013-07-30T12:07:43

    Firefox tá um lixo ! Chrome ou Opera !

  • Antonio Paiva
    2013-07-30T12:02:59

    Melhor solução, use Chrome.

  • Thiago Marcel
    2013-07-30T12:00:33

    Ainda existe aquele problema com o plugin do flash? Que ele devora toda a RAM disponível no pc? Ja peguei casos em que ele chegou a um pico de 3,5 GB de ram consumida pelo firefox.

  • Antonio Gois
    2013-07-30T11:26:28

    Melhor solução, REMOVA O FIREFOX.

  • Carlos
    2013-07-30T11:26:25

    Troque seu PC por um mais moderno com com certeza será problema resolvido.... ;)

  • Antonio Gois
    2013-07-30T11:23:22

    Meu problema com Firefox acabou, desinstalei ele do meu PC.

  • Hugo Reis
    2013-07-30T10:42:13  

    Firefox ja era! Lixo, toda hora trava... Chrome ou Opera são os melhores navegadores....

    recentes

    populares

    • Hugo Reis
      2013-07-30T10:42:13  

      Não entendo pessoal que veste a camisa dos navegadores, sinceramente, eu uso Firefox em casa e Chorme no trabalho e nunca tive problemas. Se trava o problema está no PC e não no navegador

  • Gustavo Alves
    2013-07-30T14:51:36  

    Serio, use o Internet Explorer mas nao use o Chrome, ele usa memoria demais! Chega a ser ridículo

    recentes

    populares

    • Gustavo Alves
      2013-07-30T14:51:36  

      CONCORDO GUSTAVO!!! ESTOU USANDO O IE10 E ESTÁ LISINHO NA MINHA MAQUINA, REALMENTE ESTÁ MTO BOM!1 USEI MTO TEMPO O MOZILLA MAIS AGORA NAO TROCO O IE10 POR NENHUM DESSES. ALEM DE NAO TER PLUGINS QUE ESTOURAM O PC.. IE ESTÁ REALMENTE 10!

  • Daniel C
    2013-07-30T13:58:29  

    Como deixar o Firefox rápido em 2 passos: 1 - desinstale o Firefox 2 - instale o Chrome

    recentes

    populares

    • Daniel C
      2013-07-30T13:58:29  

      Sinceramente, o Chrome consome memória demais.

  • Jairo Junior
    2013-07-30T12:27:32  

    O chrome é o melhor custo benefício, consome bem menos memória e trabalha melhor com a maioria dos plug ins existentes.

    recentes

    populares

    • Jairo Junior
      2013-07-30T12:27:32  

      Como se define o custo benefício de um negócio que é gratuíto? É cada um viu...

    recentes

    populares

    • Jairo Junior