Internet

10/07/2013 09h54 - Atualizado em 10/07/2013 10h25

Como usar o Mobli, app de imagens que também faz sucesso no Brasil

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Mobli, rede social de compartilhamento de imagens em dispositivos móveis, anunciou recentemente que alcançou um milhão de usuários no Brasil. Cada dia mais popular, o aplicativo é uma ótima opção para quem gosta de publicar fotos e vídeos na web. Para o usuário que ainda não está familiarizado com ele, o TechTudo explica um pouco mais de seu funcionamento e dá dicas básicas para os primeiros passos no serviço.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Mobli ganha espaço nos apps de fotos e vídeos  (Foto: Reprodução)Mobli ganha espaço nos apps de fotos e vídeos (Foto: Reprodução)

Passo 1 – Conhecer a Interface

Depois de fazer login utilizando dados de uma conta do Facebook ou Twitter, o usuário é levado para o seu feed de atualizações no Mobli. Esta é a primeira página que será aberta toda vez que ele acessar o app. Ali, ficam as publicações das pessoas que ele segue – é como acontece em outros serviços deste tipo, como Instagram e Vine. A interface é bem atrativa e intuitiva para o usuário.

Menu do Mobli tem estes ícones de fácil compreensão (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Menu do Mobli tem estes ícones de fácil compreensão (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Note que, na parte inferior da tela, há um menu com cinco ícones: o primeiro, um olho, é justamente para acessar o feed. O segundo, uma estrela, é para visualizar conteúdo dos usuários populares ou buscar amigos. O terceiro e principal, a câmera, é para tirar fotos ou gravar vídeos, enquanto o quarto, uma bandeira, tem suas notificações e mensagens, e por último, uma foto sua, dá acesso ao seu perfil e opções de edição.

Passo 2 – Conhecer e adicionar pessoas

Normalmente, ao fazer login com uma rede social, o Mobli já pergunta se pode buscar os seus contatos daquele perfil que têm contas no serviço. Mas caso você ainda queira fazer mais buscas por amigos, basta ir no ícone da estrela e tocar no símbolo de lupa. Ali, pode escrever o nome de quem deseja. Ou então deslizar o dedo para a aba “sugestões” e dar um toque no ícone do Facebook ou Twitter para se conectar às redes sociais.

Adicionar amigos no Mobli é bem fácil (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Adicionar amigos no Mobli é bem fácil (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Há também a aba “popular”, que mostra os conteúdos que estão tendo maior número de visualizações no momento. Em qualquer caso, para seguir uma pessoa, basta tocar nos ícones de “+” que aparecem ao lado dos nomes. Todos os usuários que vocês seguir vão ter o conteúdo que eles publicam sendo exibido no seu feed e poderão enviar mensagens para você por inbox.

Passo 3 – Fotografar, filmar, editar e publicar.

Depois de adicionar seus amigos, é hora de, enfim, começar a “brincar” com o Mobli. É só tocar no ícone de câmera para abrir a função de captura de imagem. Nesta tela, são sete símbolos diferentes: lá em cima, à direita, opção de flash, e à esquerda, recurso de trocar a câmera que está sendo usada (traseira ou frontal). Em baixo, o primeiro ícone é para voltar ao menu anterior, o segundo para abrir uma foto já feita, o terceiro para tirar a foto, o quarto para ativar um timer e o último é onde se alterna entre foto e vídeo.

Fotografar e filmar com o Mobli é bem prático (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Fotografar ou filmar com o Mobli é bem prático (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Após configurar tudo do jeito que desejar, tire a foto ou grave o vídeo apertando no botão central. Depois de terminar a captura, o usuário é direcionado para a opção de edição e sua primeira tarefa é escolher um filtro. Há 18 efeitos para deixar a imagem ainda mais bonita. No menu abaixo dos filtros, há mais opções de edição: embelezar, com correções automáticas, blur, para desfoque, molduras e ferramenta de cortes e rotação.

Edição de fotos e vídeos é um atrativo do Mobli (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Edição de fotos e vídeos é um atrativo do Mobli (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Depois de editar sua imagem, toque em usar, na parte superior direita, para fazer o post. Atribua um título ao post, marque as redes sociais em que você deseja compartilhá-lo e, então, toque na setinha no canto direito superior para publicar a imagem. O envio vai ser feito e a foto ou vídeo aparecerá no seu perfil e nos feeds das pessoas que seguem você no Mobli a partir daquele momento.

Passo 4 – Interagir com os amigos

Conforme você vai ganhando amigos no Mobli, passa a ter mais interações. Para ter um acesso simples às notificações e mensagens recebidas no serviço, basta tocar no ícone de bandeira na página principal do aplicativo. Esta aba já abre com as notificações, mas basta passar o dedo na tela, da direita para a esquerda, para visualizar as mensagens.

Neste menu, você acessa notificações e mensagens (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Neste menu, você acessa notificações e mensagens (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Em notificações, são exibidas curtidas, comentários e “seguidas”, enquanto a aba das mensagens mostra apenas comunicações feitas entre você e algum contato de forma privada, semelhante às inboxes do Facebook ou DMs do Twitter. Este é um recurso do Mobli que o diferencia do Instagram e do Vine, que não têm comunicação direta.

Passo 5 – Editar o seu perfil

A última opção do menu do Mobli é a de edição do perfil. Mas ela também é bastante importante. Afinal, quando um usuário se registra no aplicativo, tem que usar um perfil de outra rede social, e com isso, sua foto é automaticamente estabelecida como a daquela rede e o seu nome também é atribuído de maneira automática. Além disso, é possível dar uma cara diferente ao seu perfil, adicionar uma biografia e muito mais.

Aqui, você pode editar seu perfil (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Aqui, você pode editar seu perfil (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Para alterar isso e outras coisas, basta acessar o seu perfil e tocar nos três pontinhos na vertical, que ficam localizados no canto direito superior. Então, um menu vai ser exibido e terá as opções de alterar imagem de capa, editar informações (onde se faz as alterações de foto e nome de perfil), compartilhar, meus favoritos, alterar visualização, configurações e o recurso de importar conteúdo do Instagram.

Tem alguma dúvida sobre o Mobli? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alessandra Dourado
    2014-02-22T03:03:41

    Como faço para deixar uma pessoa como Favorito??

  • Larissa Costa
    2013-11-15T20:05:23

    Eu queria saber como vizualizar o comentario que fizeram no meu post e não consigo como faço?