Jogos de ação

19/07/2013 11h36 - Atualizado em 19/07/2013 11h36

CrossFire: confira dicas para mandar bem no popular FPS gratuito

João Moura
por
Para o TechTudo

CrossFire é um FPS gratuito, ideal para quem gosta de jogos tipo Counter-Strike. Sua jogabilidade frenética, aliada à gráficos de alta qualidade  e ao benefício de se jogar de graça, fazem com que sua popularidade no Brasil cresça a cada dia. Confira dicas para mandar bem na jogatina online:

crossfire (Foto: crossfire)CrossFire (Foto: Divulgação)

Dicas gerais

Logo de início, recomendamos que você comece jogando no server “Rookie”, que é voltado para iniciantes. Lá é mais provável que você não se depare com um jogador de nível muito elevado, e assim, sofra com uma série de eliminações.

Não compre armas logo no início. Espere para comprar uma que realmente vale a pena. Cada uma delas possui seu nível de dano e de recuo, sendo algumas mais difíceis de lidar do que outras. Procure entender bem cada propriedade antes de comprar outras armas.

Modo Fantasma

É considerado o modo stealth do game. Nele, um dos times (BL) é invisível quando parado, parcialmente invisível quando andando segurando o Shift, e visível quando andando normalmente. Sua arma é apenas a faca e o silêncio, pois o barulho é uma das formas de ser identificado.

Um determinado time tem a missão de plantar uma bomba, enquanto o outro pode usar qualquer arma na missão de desarmá-la, ou optar por acabar com todos os jogadores do outro time.

São disponibilizadas missões especiais e modos de competição. (Foto: Reprodução) (Foto: São disponibilizadas missões especiais e modos de competição. (Foto: Reprodução))CrossFire (Foto: Reprodução)

Cada um dos time, possui técnicas diferentes. Os Fantasmas devem ficar atentos ao barulho, na forma de antes e até mesmo na sua respiração. Existem técnicas para detectar fantasmas pelo barulho da respiração e, caso você encontre um inimigo com experiência, será difícil pegá-lo desprevenido.

Existem técnicas também de como andar em velocidade normal sem emitir barulho, ou quebrar a camuflagem - os chamado Bunny Hop ou pulo do coelho. É como se o personagem andasse para trás agachado e pulando ao mesmo tempo. Para isso, aperte Ctrl + S + 'barra de espaço'.

Existem alguns itens que podem ser comprados no Item Shop que abafam os sons emitidos ao andar e respirar. São esses:

Item Função Custo
Noise Down Breath Diminui o som da respiração GP
Noise Down Footsteps Diminui o som dos passos GP
Shock Absorber iminui perda de HP ao cair de algum lugar alto ZP

Já com o outro time, existem muitas dicas para conseguir localizar o fantasma. O mais importante é usar fones de ouvido para identificar os barulhos de passos e de respiração. Existem técnicas com o pin-point que auxiliam nessa identificação. Basta fazer movimentos com o mouse para esquerda e direita com a mira da arma. Você irá conseguir centralizar a respiração do fantasma pela audição dos fones de ouvido (significando que ele está bem na sua frente).

Caso você estiver desarmando a bomba, esteja atento, pois o fantasma pode estar por perto e esperando o melhor momento para atacá-lo. Faça o desarmamento aos poucos, pausando para ter certeza de que não há nenhum inimigo por perto.

Modo Zumbi

zumbi modeZumbi Mode (Foto: Divulgação)

 

Aqui a cooperação é a chave para a sobrevivência. Nem pense em se fazer de herói e achar que pode se virar sozinho, pois com o tempo, as ondas de zumbis são mais numerosas e com inimigos cada vez mais resistentes.

Procure sempre deixar alguém em algum lugar no alto para dar suporte. No início, o resto da equipe pode ficar embaixo e metralhar quem aparecer, mas com o tempo, é melhor o grupo ficar unido em algum ponto para afunilar a onda de zumbis em uma rampa.

Caso não seja possível afunilar, procure por corredores ou algo que os deixe em linha reta. Sempre mirem na cabeça, pois além de ser a forma mais eficiente de eliminá-los, também rende mais pontos ao jogador. Em alguns mapas será necessário procurar por munição em alguns cantos. Faça isso sempre em grupos.

Alguns monstros são quase invisíveis, mas todos aparecem no mapa que fica no canto superior direito. Ou seja, esteja sempre atento ao mapa para identificar onde estão as bolinhas vermelhas.

Jogando de Sniper

sniperSniper (Foto: Divulgação)

Jogar bem com um sniper exige muita prática. Não é qualquer um que consegue mirar rapidamente com a mira telescópica e atirar. Há jogadores que conseguem realizar esse feito com uma arma secundária ou faca, e rapidamente trocar para a AWM e atirar. Mas essa perócia também exige muita prática. Há também aqueles que apelam e grudam na tela alguma coisa para marcar o ponto da mira. Bem, cada um tem a sua técnica. Mas de uma forma geral, iremos descrever alguns pontos importantes que todo sniper deve conhecer.

1 - Sensibilidade

Não estamos falando da sensibilidade do jogador, mas sim do mouse. A sensibilidade deve ser baixa, para ajudar na hora de mirar. Com a mira telescópica, mexer um pouco quer dizer muito. Então, abaixe a sensibilidade para ter mais controle na hora de mirar. Para realizar essa configuração, vá em Menu > opções > controles. Na parte inferior você visualizará a barra que mostra a sensibilidade do cursor.

2 - Brilho

Um bom sniper consegue enxergar bem onde está seu inimigo. Alterar o brilho para aumentar a claridade é uma boa opção. Para isso vá em opções > gráficos e altere a barra de “Gamma”.

3 - Movimentação

A movimentação é extremamente importante, pois diminui a chance de ser atingido durante a recarga da arma. Basta, após o tiro, se mexer enquanto a arma é recarregada.

4 - Conhecer bem o mapa

Procure antecipar o movimento do seu inimigo para não ser pego de surpresa. O bom sniper conhece bem o mapa e permite ser atacado pela retaguarda.

 5 - Técnicas

Algumas técnicas são interessantes na hora de ser um sniper. Por exemplo, depois de atirar com a sniper, mude de arma para ampliar seu campo de visão, em vez de ficar olhando apelas pela mira. Outra técnica fundamental é ficar escondido em algum canto e, depois de atirar, se movimentar usando o pulo, pois diminui a chance de ser atingido.

Caso conheça outras dicas de Crossfire no fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel Andrade
    2015-02-07T02:34:58

    problema é que o pessoal pode ver a teoria do modo fantasma, mas quando não se sabe jogar e se encontra com um jogador experiente, é geralmente acham ser hackers, pois é algo que eles não sabem fazer e acham ser impossível de se fazer...

  • André Martins
    2013-07-20T18:42:06  

    Lixo esses jogo, cheio de hack.

    recentes

    populares

    • André Martins
      2013-07-20T18:42:06  

      Não tenho nenhum problema com Hacks,aqui é faca na caveiraa..huhuhu

    recentes

    populares

    • André Martins
      2013-07-20T18:42:06  

      kkkk Matomemo.

  • Ezequiel Damaceno
    2013-07-19T12:12:13  

    Esse jogo é bom mesmo,eu já estou jogando.cheguei a general em 2 semanas.hehe

    recentes

    populares

    • Ezequiel Damaceno
      2013-07-19T12:12:13  

      hackers demais.

    recentes

    populares

    • Ezequiel Damaceno
      2013-07-19T12:12:13  

      Os hacks a gente mata na faca....

  • Felipe Martins
    2013-08-19T18:44:47

    Eles falam para iniciar no server "Rockie" esse é o serv que mais tem Hacker. Eu n sei qual a graça de jogar usando Hacker, tira totalmente a diversão do jogo e foi o que aconteceu com o CF.