Internet

19/07/2013 09h30 - Atualizado em 19/07/2013 09h30

Entenda como funciona o Participatório, rede social lançada pelo governo

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Ainda em versão experimental, a nova rede social Participatório promete ser um canal de diálogo não só entre usuários, como também de debates entre a população e autoridades. A página brasileira entrou no ar na última semana (17) e é uma parceria entre o governo federal e Secretaria Nacional da Juventude, em conjunto com universidades federais. Confira neste tutorial do TechTudo como o Participatório funciona e aprenda os principais passos para fazer parte do site.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Site lançado pelo governo federal busca aproximar população e autoridades  (Foto: Foto: Reprodução/Participatório)Site lançado pelo governo federal promete aproximar população e autoridades (Foto: Reprodução/Participatório)

Passo 1. Acesse o site do serviço e clique em “criar nova conta” no menu que aparece no canto superior direito. Na página seguinte, insira suas informações e depois avance. Um e-mail de confirmação será enviado para seu e-mail. Clique no link para acessar de novo o serviço. Você entrará na página já com o login realizado.

Crie sua conta na página principal (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Crie sua conta na página principal (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 2. Note que há um menu com sete opções: debates, comunidades, blog, eventos, vídeos, membros e atividades.

Este é o menu principal do site (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Este é o menu principal do site (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 3. As abas principais são debates e comunidades. A primeira mostra os tópicos principais de conversas, enquanto a segunda é exatamente como no antigo Orkut, com membros integrando grupos de determinados temas. Para acessar uma determinada discussão, basta clicar nela. O layout é simples e segue o modelo da imagem abaixo. Para criar, é só clicar na opção que localiza-se no canto direito superior.

Debates são sobre os mais diversos temas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Debates são sobre os mais diversos temas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 4. As comunidades têm o mesmo procedimento, com uma pequena mudança de layout, com uma foto e uma descrição para o grupo e, logo abaixo, os detalhes da comunidade, como favoritos, atividades, debates e arquivos.

Este é o modelo de comunidades do site (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Este é o modelo de comunidades do site (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 5. Em blog, o usuário lê as últimas atualizações da equipe do Participatório.

Blog tem posts oficiais do site (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Blog tem posts oficiais do site (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 6. A aba de eventos é há uma agenda. Além de visualizar o calendário do que foi marcado recentemente, também é possível criar eventos, clicando na opção disso. As abas vídeos e membros são explicativas e bem simples: as últimas publicações de vídeos e as pessoas que fizeram cadastro mais recentemente. Já no menu atividades, aparecem os feitos mais recentes, como pessoas que criaram debates ou entraram em comunidades e responderam a tópicos.

Menu de eventos é interessante (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Menu de eventos é interessante (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 7. O serviço possui ainda uma página com perguntas frequentes respondidas, que pode ajudar bastante aos usuários com dúvidas. Basta selecionar a opção ”Sobre o Participatório”, ou então “Como funciona”, ambas localizadas perto do menu de login.

Perguntas respondidas explicam bem o que é o site (Foto: Reprodução/Thiago Barros) (Foto: Perguntas respondidas explicam bem o que é o site (Foto: Reprodução/Thiago Barros))Perguntas respondidas explicam bem o que é o site (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Confira o vídeo com mais informações sobre o Participatório.

Tem dúvidas sobre redes sociais? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe Barone
    2013-07-19T16:18:38

    Mais um exemplo do descaso como dinheiro público.... Quanto essa brincadeira custou?!?!?! O Governo considerou a ideia de usar as redes sociais que já existem ao invés de tentar criar uma própria (que com certeza, vai ser abandonada em breve por falta de corum)??

  • Jean Rocha
    2013-07-19T13:34:24

    Foicebook

  • Alex Oliveira
    2013-07-19T12:43:07

    Só pode protestar no cercadinho.

  • Roberto Aparecido
    2013-07-19T11:22:33

    e por acaso o governo vai "escutar" o que vai ser dito la??? Minha primeira proposta seria fechar o Congresso e usar a rede para criar as leis... talvez nao resolvesse todos nossos problemas mas a economia de dinheiro seria brutal !!!