Internet

23/08/2013 09h25 - Atualizado em 23/08/2013 09h25

Aprenda a usar o Yelp, concorrente do Foursquare recém-chegado ao Brasil

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Yelp, popular serviço de check-ins e reviews de estabelecimentos no exterior, enfim, chegou ao Brasil. Agora, os usuários de dispositivos móveis que têm interesse neste tipo de aplicativo ganharam uma boa alternativa ao Foursquare, o mais popular do gênero. O TechTudo criou um tutorial para ajudar quem está usando quer começar a usar o Yelp.

Rival do Foursquare, Yelp lança versão brasileira; focos são RJ e SP.

Yelp (Foto: Divulgação)Versão do Yelp para tablets (Foto: Divulgação)

Passo 1. Após iniciar o aplicativo Yelp, o usuário é convidado a criar uma conta. É possível se cadastrar usando dados de login e e-mail no Yelp, ou então usar o seu perfil do Facebook;

Yelp permite uso do Facebook (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Yelp permite uso do Facebook (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 2. Depois do login, o usuário chega ao menu principal do Yelp. Nele, são exibidas nove opções de funcionalidades na parte central e uma barra superior de acesso rápido às buscas de locais no aplicativo;

Menu do Yelp tem nove opções (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Menu do Yelp tem nove opções (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 3. A barra de buscas é o principal recurso. Ali, você pode procurar um lugar específico ou por categoria. É possível escrever “restaurantes” para receber recomendações de locais para comer perto de onde o usuário se encontra, recurso idêntico ao “Proximidades”.

Quando o usuário toca neste ícone, tem acesso a uma lista de categorias para filtrar a exibição de locais próximos. Ao clicar em um deles, é possível ler informações sobre o estabelecimento e ver os reviews escritos por outros usuários que já visitaram o lugar.

Usuário pode fazer buscas categorizadas no Yelp (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Usuário pode fazer buscas categorizadas no Yelp (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 4. Outra funcionalidades importante do Yelp é o “Monóculo”. Nele, o usuário vai visualizar o local onde está, utilizando a câmera, e, por cima da imagem, aparecerão as informações de estabelecimentos próximos. É como um GPS. Ele mostra as ruas e você vai andando no sentindo no qual nome do estabelecimento que aparece, como um guia.

Pode ser difícil de se acostumar a princípio, mas o recurso é bem preciso, a fim de facilitar que os usuários cheguem aos locais que desejam.

Este é um dos recursos mais interessantes do Yelp (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Este é um dos recursos mais interessantes do Yelp (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 5. Outra facilidade proporcionada pelo aplicativo é a de cadastramento de novos locais. No Foursquare, por exemplo, este é um recurso complicado de achar que, normalmente, fica acessível mais na versão web, para desktops. No Yelp, ele fica diretamente no app, bastando só dar um toque no ícone “Adicione Empresa”. Em seguida, você coloca seu nome, endereço e dados gerais. Assim, ele será disponibilizado para os outros usuários.

Criar um estabelecimento é bem fácil (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Criar um estabelecimento é bem fácil (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

 

Passo 6. Por último, o mais importante: fazer check-in em um local. Basta tocar apenas no ícone de “check-in”, procurar o local próximo e tocar nele para fazer a sua marcação.

O que é interessante é que, na página de correspondente, caso você tenha se cadastrado com dados do Facebook, pode ver também as marcações recentes de seus amigos.

Fazer check-in no Yelp é uma tarefa prática (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Fazer check-in no Yelp é uma tarefa prática (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Estes são apenas os primeiros passos básicos para utilizar o Yelp. Certamente, com o passar do tempo, você começará a realizar ações um pouco mais avançadas, como classificar locais e compartilhar suas opiniões sobre eles. Para mais dicas, fique de olho no TechTudo!

Está com dificuldades em adicionar a localização de fotos no Instagram? Veja o que fazer no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares