Internet

09/08/2013 09h25 - Atualizado em 09/08/2013 09h40

Como adicionar pontos de referência em mapas do Waze

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Para mostrar pontos de referência, o Waze utiliza, além da base de dados própria do programa, fontes como Foursquare, Mapas do Google e o Bing. Contudo, é possível enviar para a comunidade Waze seus próprios pontos de referência. O app, que tem versões para Android e iOS, funciona como um GPS colaborativo e ajuda ao usuário a fugir do  trânsito com informações em tempo real. Saiba como adicionar mais informações neste tutorial.

Baixe o aplicativo do Waze para iOS e Android no TechTudo Downloads.

Passo 1. Será necessário o uso do computador para inserir novos pontos de referência. O primeiro passo é acessar o site com o editor do Waze e logar-se com sua conta do serviço.

O primeiro passo é acessar o editor do Waze (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Acesse o editor do Waze (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Passo 2. Ao fazer o login, o site não lhe enviará diretamente para a sua localização atual, será necessário digitar no campo de pesquisa o nome da cidade para a qual você deseja adicionar o ponto de referência;

Depois de logado pesquise pela cidade (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Depois de logado pesquise pela cidade no Waze (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Passo 3. Utilizando o mouse, arraste o mapa até o local onde está o ponto de referência. Para isso, clique e arraste até o local desejado. Para aplicar zoom, role o scroll do mouse;

Para navegar pelo mapa basta utilizar o mouse (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Para navegar pelo mapa do waze basta utilizar o mouse (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Passo 4. Clique no sinal de mais “+” no canto superior direito do mapa para abrir o menu suspenso dos pontos de referências. Escolha uma dentre as categorias exibidas. Caso seu ponto de referência não se encaixe em nenhuma delas, selecione “Ponto de Referência”;

Para inserir pontos de referências basta tocar no botão com um sinal de mais (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Para inserir pontos de referência no Waze, basta tocar no botão com um sinal de mais (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Passo 5. Note que agora o cursor do mouse mostra um pequeno círculo azul. Clique sobre as bordas do ponto de referência (neste caso, um supermercado) para começar a “cobrí-lo” com a cor azul;

Encontrado o ponto de referência, comece a marcado com o mouse (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Depois de encontrar o ponto de referência no Waze, marque-o com o mouse (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Passo 6. Uma vez marcado o local, passe para o lado esquerdo da tela, para inserir as informações necessárias. Escolha o tipo do ponto de referência, o nome e a descrição;

Preencha os dados de descrição do ponto de referência (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Preencha os dados de descrição do ponto de referência no Waze (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Passo 7. Para finalizar clique no ícone com um disquete, localizado ao lado do ícone de mais "+", no canto superior direito do mapa. Com isso, sua edição será salva no serviço do Waze.

Em algumas horas, dependendo da região, a inserção do ponto de referência passará a ser visível no Waze e poderá ajudar outros usuários que precisem se lo.

Pronto! Agora você e seus amigos poderão encontrar mais facilmente os locais no Waze.

Tem alguma dúvida sobre o Waze? Pergunte no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guilherme Martins
    2015-09-24T14:33:16

    Obrigado pela ajuda!! Foi rapidinho fazer o cadastro!!! Valeu Techtudo! ;)