23/08/2013 16h30 - Atualizado em 23/08/2013 16h42

Como desbloquear um arquivo ou pasta no Mac OS X

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

Quando um usuário não consegue editar ou excluir um arquivo no Mac OS X, pode ser que esse arquivo esteja bloqueado pelo sistema. Para saber se esté é o seu problema verifique o ícone: se houver um pequeno cadeado, a proteção está ativa. Em caso afirmativo, siga os passos abaixo e veja como desbloquear um arquivo ou diretório completo no seu Mac.

Pasta (Foto: Reprodução/TechTudo)Aprenda a desbloquear uma pasta no Mac OS (Foto: Reprodução/CIO)

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo que deseja desbloquear. No menu de contexto, clique em “Obter Informações” – se preferir, utilize o atalho “Cmd + i”;

Acessando informações do arquivo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acessando informações do arquivo no Mac OS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Caso não esteja visível, expanda o item “Geral” clicando sobre a seta à esquerda do nome;

Caso necessário, expanda a categoria Geral (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Caso necessário, expanda a categoria Geral no Mac OS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Desmarque a opção “Bloqueado” e feche a janela. Se necessário, entre com sua senha de administrador do sistema;

Desbloqueando arquivo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Desbloqueando arquivo no Mac OS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Desbloqueando um diretório inteiro no Mac OS X

Passo 4. Para desbloquear um diretório completo, incluíndo os arquivos e subdiretórios, execute o “Terminal”. Você pode encontrá-lo na pasta “Utilitários”, em “Aplicativos”;

Abrindo o terminal (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abrindo o terminal do Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. No Terminal, digite o comando “sudo chflags -R nouchg ” (sem aspas e com um espaço no final). Em seguida, clique sobre a pasta que deseja desbloquear e arraste para dentro da janela do Terminal;

Clique a arraste a pasta para dentro da janela (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Clique a arraste a pasta para dentro da janela no Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Por fim, pressione a tecla “return” (ou “enter”, dependendo do teclado) para executar o comando. Caso seja solicitado, entre com sua senha de administrador do sistema.

Execute o comando e entre com sua senha (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Execute o comando e entre com sua senha no Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com a proteção desativada, o arquivo estará livre para ser editado ou excluído.

Quer saber se é possível trocar o processador de um MacBook? Veja no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares