08/08/2013 09h52 - Atualizado em 08/08/2013 12h03

Como escolher a quantidade ideal de memória RAM para seu computador

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Na hora de definir a compra de um novo computador, é importante saber se quantidade de memória RAM oferecida ao sistema é adequada às atividades do usuário. O TechTudo vai ajudá-lo a descobrir o quanto você precisa para que as tarefas sejam executadas sem problemas. É importante não confundir a memória RAM com o espaço de armazenamento de dados no disco rígido. Quando nos referimos a ela, estamos falando sobre um elemento do hardware que pode ter um impacto decisivo na performance da máquina.

O que é memória RAM?

Qualquer sistema operacional precisa de uma determinada quantidade de memória para operar. No caso dos PCs, ela serve para carregar arquivos, serviços do sistema e facilitar a vida do processador, evitando que ele fique sobrecarregado. Quando o usuário decide copiar toda a sua pasta de músicas, que contenha, digamos 10 GB de arquivos MP3 para um HD externo, é a memória que se encarregará de armazenar dados sobre a origem e o destino da pasta. Se por algum motivo a cópia falhar, você pode ter a convicção de que nenhum dado foi perdido, afinal eles foram alocados na memória do sistema.

Perfis

De 2 a 4 GB de RAM

Kingston é uma das marcas mais comuns e eficientes no custo x benefício (Foto: Reprodução/Tom's Hardware)Kingston é uma das marcas mais comuns e eficientes
no custo x benefício (Foto: Reprodução/Tom's Hardware)

Algumas pessoas usam o PC apenas para navegar na Internet, editar documentos em algum software de texto e, eventualmente, assistir a algum conteúdo por streamming. Nesse cenário, de uso bem doméstico, suas necessidades são plenamente atendidas por computadores que tenham 2 GB de RAM.

Contudo, como máquinas com esta quantidade de memória tendem a ser mais simples, caso considere pouco, é indicado investir em algo com o dobro de RAM.

8 GB de RAM

Gamers de orçamento mais restrito, editores de imagens e quem gosta de ter um computador mais parrudo, podem considerar esta quantidade de memória. Um total de 8 GB de RAM DDR3, por exemplo, é o quanto a Microsoft determinou para o novo Xbox One.

No caso dos notebooks, qualquer portátil com 8 GB de RAM é vendido numa faixa de preço acima dos R$ 3 mil. Se estourar o orçamento, vale lembrar que é possível comprar um laptop ou desktop com menos memória e adicionar outro pente.

 

Em relação aos portáteis, grande parte permite acesso facilitado ao compartimento de memória para que novos pentes sejam adicionados. Dependendo da política do fabricante, a operação sequer rompe a garantia do produto.

16 GB de RAM

Se seu perfil exige 16 GB de RAM, considere memórias de marcas como a Corsair, Patriot e OCZ (Foto: Divulgação)Se seu perfil exige 16 GB de RAM, considere memórias de marcas como a Corsair, Patriot e OCZ (Foto: Divulgação)

Profissionais envolvidos com edição de vídeo de alta resolução (conteúdos em 3D, resolução 4K, material para cinema) precisam de máquinas com hardware vigoroso, e isso, claro inclui a memória RAM. Por isso, devem considerar quantidades bem altas de memórias. Em relação aos jogadores, atualmente, não há nenhum game que dependa de 16 GB para rodar com toda a qualidade possível. Mas isto é só uma questão de tempo.

Caso o usuário se encaixe no perfil dos 16 GB de RAM, é necessário ficar atento a alguns detalhes, especialmente se for montar o computador sozinho. Ao escolher os pentes de memória (dois de 8 GB ou quatro de 4 GB), deve ficar atento às frequências de cada módulo e às especificações de sua placa-mãe.

Ao comprar, por exemplo, um pente de 8 GB que roda a 1600 MHz e outro que rode a 1333 MHz, a placa-mãe vai nivelar a memória por baixo, fazendo com que os dois trabalhem na menor frequência comum. É bom ficar de olho, também, no valor máximo de frequência suportado pela a placa e no limite de memória que ela suporta. O mais comum, hoje, é que as placas aguentem “só” 32 GB de DDR3.

Quer saber como testar erros na memória RAM? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renato Aguirre
    2013-08-08T14:23:04  

    "não há nenhum game que dependa de 16 GB para rodar com toda a qualidade possível" - FALOU BOBAGEM, OLHA O REQUIREMENTS DO MAX PAYNE 3, ELE APROVEITA OS 16GB SIM!!

    recentes

    populares

    • Renato Aguirre
      2013-08-08T14:23:04  

      Wendel Brito QUEM TA FALANDO DE HD SEU BURRO? ENTRA NO STEAM E VEJA O RECOMENDADO DE MEMORIA RAM SEU BAHIA!

    recentes

    populares

    • Renato Aguirre
      2013-08-08T14:23:04  

      Nem o Battlefield 4 precisa de mais de 8G

  • Sergio Ribeiro
    2013-08-08T15:03:09

    Filipe Garrett vc não conhece nada de informatica vai fazer um curso e se informa direito nunca escutei tanta besteira de uma vez so........................................

  • Eli Silva
    2013-08-08T14:09:19

    Memoria RAM "for dummies"!

  • Rogerio Rodrigues
    2013-08-08T13:20:13

    não sabia que dados eram guardados na memoria RAM (Se por algum motivo a cópia falhar, você pode ter a convicção de que nenhum dado foi perdido, afinal eles foram alocados na memória do sistema.) sim os dados vão estar na memoria RAM no momento da transferência deu erro eles retornam para o HD no que eles só estão na RAM de passagem

  • Jow Tromundo
    2013-08-08T13:03:19

    Bem boba essa matéria mesmo!

  • Jailson Adriano
    2013-08-08T12:55:29

    tem muita placa mae ae inclusive a minha q suporta 64gb e nao apenas 32.

  • Edmilson
    2013-08-08T12:20:05  

    Matéria boba Felipe, pensei que ia ler algo sobre diferenças de frequência, interface com MB, e outras tecnicitudes mais interessantes...

    recentes

    populares

    • Edmilson
      2013-08-08T12:20:05  

      Também esperava mais...

    recentes

    populares

    • Edmilson
      2013-08-08T12:20:05  

      Concordo!