Internet

09/08/2013 14h31 - Atualizado em 09/08/2013 14h44

Como evitar o acesso de estranhos a senhas do Chrome no Mac e no PC

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O Chrome vem sendo alvo de críticas devido à facilidade com a qual as senhas armazenadas pelo navegador podem ser acessadas. Basta que o usuário entre no endereço chrome://settings/passwords e clique sobre a senha armazenada para que ela apareça.

Enquanto a Google não resolve a situação, a melhor forma de evitar problemas é configurando o computador para ser bloqueado após algum tempo inativo. O TechTudo preparou um tutorial que mostra como configurar o Mac OS X e o Windows para isso.

No Mac OS X

Passo 1. Abra o aplicativo “Preferências do Sistema”. Você pode encontrá-lo no menu Apple, na pasta de aplicativos. Em alguns casos, pode estar fixado na Dock;

Acessando configurações do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acessando configurações do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na nova janela, clique sobre o item “Segurança e Privacidade”;

Janela de preferências do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Janela de preferências do sistema Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Na guia “Geral”, marque a opção “Exigir senha imediatamente depois do repouso ou ao iniciar a proteção de tela”;

Ativando proteção por senha após inatividade (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Ativando proteção por senha após inatividade (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Volte à tela principal das Preferências do Sistema e abra a opção “Economizador de Energia”;

Tela principal das opções do OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Tela principal das opções do Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Em “Repouso do monitor”, defina o tempo em que o computador deve permanecer inativo para que o monitor seja desligado. Quanto menor esse tempo, maior será a segurança;

Configurando repouso do monitor (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Configurando repouso do monitor (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Se preferir, antes de deixar o computador, pressione o atalho “Control + Shift + Eject” ou “Control + Shift + Power”, dependendo do modelo do seu Mac, para desligar o monitor imediatamente. Ao retornar, sua senha será requisitada;

No Windows 8

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse sobre o canto inferior esquerdo da tela ou pressione “WinKey (tecla com o símbolo do Windows) + X” para exibir o menu de atalhos.

Nele, clique em “Painel de Controle”;

Acessando o Painel de controle do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acessando o Painel de controle do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Abra “Aparência e Personalização” e, em seguida, clique em “Alterar proteção de tela”;

Configurações de personalização (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Configurações de personalização do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Marque a opção “Ao reiniciar, exibir tela de logon” e, à esquerda, escolha o tempo pelo qual o computador deve permanecer inativo para que a proteção de tela seja iniciada.

Por fim, clique em “OK” para salvar as alterações;

Ativando proteção por senha ao sair da proteção de tela (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Ativando proteção por senha no Windows 8 ao sair da proteção de tela (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. No Windows, você pode utilizar o atalho “WinKey + L” para bloquear o computador antes de sair.

Dessa forma, o computador com Windows o Mac OS X será bloqueado automaticamente após alguns minutos de inatividade, minimizando os riscos de outra pessoa acessá-lo.

Quer saber se o Google Chrome é seguro para acessar sites de bancos? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares