Áudio e Vídeo

31/08/2013 08h00 - Atualizado em 31/08/2013 08h00

Como gravar uma guitarra e incluir efeitos usando o GarageBand

João Paulo Carrara
por
Para o TechTudo

O GarageBand, da Apple, é um software de gravação que oferece centenas de instrumentos musicais virtuais e também a conexão com instrumentos reais. Apesar de não ser a opção mais recomendada para uso profissional, o programa está longe de ser considerado limitado. Aprenda neste tutorial a gravar o som de uma guitarra ou violão elétrico e dê os primeiros passos em produção musical.

Apple 'copia' GroupPlay da Samsung para compartilhar músicas com vários iPhones

GarageBand (Foto: Divulgação)Grave sons de guitarra no GarageBand (Foto: Divulgação)

Passo 1. Caso não tenha o programa instalado, baixe o GarageBand no TechTudo Downloads;

Passo 2. Depois de instalar, abra-o e escolha a opção “Novo projeto”.

Como trabalharemos com uma guitarra, selecione o ícone “Eletric Guitar” e clique no botão “Escolher”, localizado no canto inferior direito;

Tela inicial (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)Tela inicial do GarageBand (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)

Passo 3. Escolha um nome para seu projeto e a pasta de destino. Em seguida, altere as configurações básicas como tom, compasso e batidas por minuto (BPM). Clique em “Criar”;

Configure o arquivo (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)Configure o arquivo do GarageBand de acordo com sua preferência (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)

Passo 4. Neste exemplo, vamos utilizar a placa de som onboard do computador. Utilize um adaptador de P10/P2 para conectar sua guitarra ao computador;

Dúvidas? Saiba o que é placa de vídeo onboard e offboard

Passo 5. Acesse o menu GarageBand e escolha a opção "Preferências” para garantir que o som será captado pela placa de som;

Preferências (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)Escolha a opção "Preferências" no Garage Band (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)

Passo 6. Na nova janela, escolha a opção 'Áudio/MIDI" e, em "Saída de Áudio", selecione "Saída Integrada”. Opte também por usar “Microfone integrado”;

Escolha o driver (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara) (Foto: Escolha o driver (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara))Escolha as opções dentro de Audio/Midi no GarageBand (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)

Passo 7. Note que após a criação do projeto surge uma coluna na direita com opções de efeitos para o som. O GarageBand pemrite simular os diferentes tipos de pedais de efeitos analógicos para guitarras e também uma série de amplificadores para personalizar o timbre;

Lista de presets (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)Lista de presets do GarageBand(Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)
Pedais disponíveis (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)Pedais de efeito disponíveis no GarageBand(Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)

Passo 8. Clique na opção “Editar”, ao lado direito do amplificador, para editar os efeitos;

Editando pedais (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)Editando os pedais do GarageBand (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)

Passo 9.  Em seguida, clique no Botão Rec (círculo vermelho) e grave sua música;

O botão REC é representado pelo tradicional círculo vermelho (Foto: João Paulo Carrara)O botão REC é representado pelo tradicional círculo vermelho (Foto: João Paulo Carrara)

Passo 9. Se estiver satisfeito com o som que gravou, clique na opção “Compartilhar” e escolha “Exportar música para o disco”;

Exportando Mp3 (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)Exporte a música para o disco (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)

Passo 10. Escolha o codec MP3 e também a opção “Alta qualidade”.

Clique em “Exportar” e seu arquivo está pronto!

Escolha o codec MP3 (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara) (Foto: Escolha o codec MP3 (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara))Escolha o codec MP3 e a qualidade do arquivo(Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)

Agora você já sabe como aplicar efeitos de pedais e amplificadores diretamente do seu computador e gravar o som da sua guitarra no GarageBand.

Qual é o melhor editor de vídeo do mercado? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rander Pereira
    2013-09-01T06:24:39

    Muito bom e fácil para iniciantes, com vários pedais e efeitos, mais se puderem, migrem para o Logic X que não é tão difícil, apps como Ableton, Reason são excepcionais mais requer um pouco mais de tutoriais.