Sistemas Operacionais

18/08/2013 15h24 - Atualizado em 01/08/2018 15h05

Como transferir mensagens do WhatsApp de um celular antigo para um novo

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O WhatsApp tem um sistema de backup de mensagens que pode ser bastante útil para os usuários que trocaram de telefones nas plataformas Android e iOS. O histórico de mensagens do WhatsApp não é armazenado nos seus servidores, apenas no aparelho. Mas é possível enviar arquivos de um smartphone para o outro, seguindo o tutorial abaixo:

O procedimento foi feito em um Samsung Galaxy S3, com Android Ice Cream Sandwich.

Decubra como instalar o WhatsApp no computador.

Passo 1. Acesse o menu de configurações do WhatsApp e vá em “Opções de conversa”. Em seguida, toque em “Salvar conversas” para iniciar o backup;

Faça um backup das conversas (Foto: Reprodução Thiago Barros)Faça um backup das conversas do WhatsApp (Foto: Reprodução Thiago Barros)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 2. Procure onde o backup está armazenado. Vá a “Meus Arquivos”, abra o cartão de memória externo ou a memória interna do gadget e encontre a pasta "WhatsApp".

Então, escolha a pasta “backup” e compartilhe o arquivo por e-mail – ou, se estiver no cartão microSD, é só tirá-lo e colocar no aparelho novo, caso ele tenha um slot para isso;

Backup pode estar no cartão microSD ou na memória do telefone (Foto: Reprodução Thiago Barros)Backup pode estar no cartão microSD ou na memória do telefone (Foto: Reprodução Thiago Barros)

Passo 3. Após armazenar o backup no seu novo telefone, faça o download do WhatsApp e aguarde. Na instalação, ele vai identificar automaticamente o número do telefone e a presença das conversas e perguntará se você deseja carregá-las. Clique em "Restaurar";

WhatsApp reconhece o backup salvo na instalação (Foto: Reprodução Thiago Barros)WhatsApp reconhece o backup salvo na instalação (Foto: Reprodução Thiago Barros)

Passo 4. Pronto! Após alguns segundos, as conversas do seu celular antigo estarão no novo, exatamente como antes.

Pronto! Transferência feita! (Foto: Reprodução Thiago Barros)Pronto! Transferência feita! (Foto: Reprodução Thiago Barros)

Para quem utiliza o iOS, é preciso fazer um backup completo do conteúdo do aparelho no iTunes. Não há uma ação que seja feita diretamente por meio do aplicativo de mensagens.

Aparelhos BlackBerry, Nokia e Windows Phone não podem transferir conversas, ainda.

Quer saber se é possível usar o WhatsApp emulando o Android do Windows? Veja no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carol Medeiros
    2013-12-12T23:44:08

    Segui todos os passos, porém na minha pasta Whatsapp não tem nenhuma pasta de backups.. O que que faço? Preciso das minhas mensagens, pois são de extrema importância :c Obrigada desde já, abraços :)

  • Junior Magalhães
    2017-03-18T17:25:22

    Muito bom, só com o detalhe que agora vc pode salvar em uma nuvem e ele faz a restauração automática.

  • Marcia Takeuti
    2014-02-25T16:40:49  

    ola eu copiei a pasta whats app toda e dentro dela tinha o backup, tem algum problema ou tinha q ser so a pasta backup mesmo?

    recentes

    populares

    • Marcia Takeuti
      2014-02-25T16:40:49  

      Boa noite Estou com um problema. Troquei de aparelho e preciso de conversas antigas de uma determinada pessoa. Meu aparelho atual mostra somente as conversas de 2015 ate janeiro de 2016. mas preciso das conversas de junho de 2016. Estava com outro aparelho, Mas não tenho mais ele. Como faço para recuperar essas mensagens?

  • Wilber Barra
    2014-06-11T17:46:31

    lol