Players

26/08/2013 10h55 - Atualizado em 10/10/2013 10h13

Como usar o Deezer no computador, criar playlists, ouvir e baixar músicas

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Deezer é um serviços de streaming de música que oferece um catálogo de mais de 25 milhões de faixas de artistas do mundo inteiro. Ele conta com duas versões: uma gratuita e outra paga. Compatível com plataformas para computadores, tablets, smartphones e até mesmo em Smart TVs, traz menus em português e artistas brasileiros no acervo. Se você pretende assiná-lo ou se acabou de se cadastrar no Deezer, veja as dicas do TechTudo.

Já seguiu o @techtudo_oficial no Instagram?

Deezer é um serviço bem popular no Brasil (Foto: Reprodução Thiago Barros)Deezer é um serviço bem popular no Brasil (Foto: Reprodução Thiago Barros)

Primeiro, é necessário conhecer os planos pagos e gratuitos que o Deezer tem a oferecer. O mais básico é o gratuito, com acesso ilimitado por seis meses e, depois, restrito a duas horas de streaming por mês. Ele oferece todo o catálogo, rádios personalizadas e a experiência musical do serviço completa. Porém, só pode ser utilizado em um aparelho e o usuário precisa escolher entre seu smartphone, computador ou tablet. Para ter acesso ilimitado, som de alta qualidade e nada de propaganda, há o plano Premium, que custa R$ 8,90 por mês.

O pacote mais completo é o Premium+, que tem tudo o que o Premium oferece, além de uma compatibilidade enorme de dispositivos, de modo que o usuário possa cadastrar seu tablet e celular na mesma conta em que utiliza o Deezer na plataforma web, além de escutar suas canções favoritas offline, em qualquer um dos seus aparelhos. Este plano custa R$ 14,90 por mês. O tutorial abaixo, é baseado no plano mais completo, com todas as funções oferecidas.

Deezer vai liberar assinatura premium quem fizer check-in em shows no Brasil

Cadastro, assinatura e redes sociais

O Deezer permite que o usuário faça sua inscrição usando dados de login e senha do seu Facebook. A partir daí, é só entrar no serviço com as informações da rede social. Depois disso, seu nome aparecerá no canto direito superior da tela principal. Clicando sobre ele, é possível ter acesso a seu perfil, personalizar foto e também configurar as redes sociais e suas permissões, como compartilhamento de conteúdo nos feeds de notícia de sua preferência.

Deezer permite configuração de redes sociais (Foto: Reprodução Thiago Barros)Deezer permite configuração de redes sociais (Foto: Reprodução Thiago Barros)

Em “Assinar”, você pode escolher um plano pago – lembrando que, para os usuários que estão navegando pela primeira vez, o Deezer oferece gratuitamente 30 dias do Premium+ para que conheçam o serviço. Após fazer a assinatura (ou não), o usuário volta para a home, onde há a "Seleção Deezer" com uma lista das músicas mais populares do momento e recomendações de artistas com conteúdo oferecido pelo serviço de streaming de músicas.

Caso queira aproveitar mais, assine o Deezer Premium+ (Foto: Reprodução Thiago Barros)Caso queira aproveitar mais, assine o Deezer Premium+ (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Na barra superior, também ficam os comandos do player do Deezer. Do lado esquerdo, os comandos de play, pause, avançar, retroceder e controle de volume. No meio, o nome das músicas em reprodução e uma barra de progresso. Na direita, ícones para adicionar aos favoritos, compartilhar, comprar ou adicionar a música em reprodução à playlist. E, ao lado, lista atual, repetição, modo aleatório e opções de fade in e fade out (aumentar o volume aos poucos no início da música ou diminuí-lo gradualmente ao final como forma de transição) .

Buscando cantores, músicas e álbuns

Caso o usuário tenha feito login com dados do Facebook, no lado direito haverá um menu que se parece com o bate-papo da rede social. Nele, você consegue localizar seus contatos que usam o Deezer, suas atividades e quem o está seguindo. Outro recurso social interessante é encontrado na aba "Recomendações", situada no menu do lado esquerdo. Nela, é possível ver o que os seus amigos estão ouvindo e o que eles recomendam no Deezer.

Deezer oferece recomendações personalizadas (Foto: Reprodução Thiago Barros)Deezer oferece recomendações personalizadas (Foto: Reprodução Thiago Barros)

Mas se você já sabe o que deseja ouvir e quer procurar por um artista, música ou CD, basta ir na barra de busca, localizada no topo, do lado direito. Então, é só digitar o que procura e esperar aparecerem as opções - não aperte a tecla enter. Depois, é só clicar sobre o item desejado e a reprodução tem início, caso seja só uma música. Se tiver escolhido um artista ou CD, o usuário será levado para a página correspondente para escolher uma faixa.

Busque artista, música ou CD (Foto: Reprodução Thiago Barros)Busque artista, música ou CD (Foto: Reprodução Thiago Barros)

No caso de um artista ou CD, aquela música em que o usuário clicar será a primeira a ser reproduzida, para, em seguida, iniciar uma reprodução contínua das faixas. Para tornar aleatória a ordem das músicas, basta clicar no ícone de “Shufle”, o segundo, em forma de setas cruzadas. Para repetir a canção que acabou de tocar, basta clicar no ícone "Repeat".

Salvando os favoritos e criando playlists

Agora que você aprendeu a encontrar as músicas de que mais gosta, é hora de saber como salvá-las. No menu de reprodução, basta clicar no coração azul para marcá-la e mandá-la para sua lista de favoritos. Se clicar na nota musical com um “+”, pode adicioná-la a uma playlist. Se ainda não tiver uma, quando fizer isto pela primeira vez, o próprio serviço vai sugerir sua criação de uma lista.

Tela de reprodução tem diversas opções (Foto: Reprodução Thiago Barros)Tela de reprodução tem diversas opções (Foto: Reprodução Thiago Barros)

Para tornar a playlist ou um CD disponíveis em modo offline, basta abrir a respectiva página, clicando em seu nome no menu do lado esquerdo, na aba "Biblioteca". Quando ela se abrir, basta selecionar a opção “Modo Offline”. O serviço iniciará o download dos arquivos de áudio e o usuário poderá ouvir as canções mesmo quando não estiver conectado à Internet. É tudo muito prático, mas, dependendo do número de músicas, pode demorar um pouco a baixá-las.

Deezer também oferece diversas rádios temáticas (Foto: Reprodução Thiago Barros)Deezer também oferece diversas rádios temáticas (Foto: Reprodução Thiago Barros)

Há ainda duas opções de como ouvir música: "Meus MP3", onde você envia músicas do seu PC para o Deezer e pode escutar junto com as do catálogo do serviço; e "Rádios", em que  ficam as canções categorizadas por um determinado tema. O usuário não tem qualquer interferência nisso, apenas escolher a que achar mais interessante para ouvir. É uma boa alternativa boa para quando você “cansar” de ouvir as mesmas melodias e buscas novidades.

Pronto! Agora que você já sabe o passo a passo básico de como utilizar o Deezer, vá ouvir as suas músicas favoritas!

Em sua opinião, qual é o melhor serviço streaming de música? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Oswaldo Amado
    2015-11-22T16:05:06  

    deezer é tudo de bom galera

    recentes

    populares

    • Oswaldo Amado
      2015-11-22T16:05:06  

      Oswaldo, você está online?

  • Edi Cavalcante
    2016-01-14T10:26:12

    deezer não está salvando favoritas quando clico no coração azul

  • Vivi Sacc
    2016-01-08T10:23:06

    Criei uma playlist com MP3, quando entro por outro usuário não consigo ver/ouvir as 7 músicas que entraram, alguém sabe me dizer o motivo? :/