Jogos de RPG

02/08/2013 16h57 - Atualizado em 07/08/2013 17h51

Detonado de Pokémon White 2 e Black 2: como vencer cada batalha do jogo

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Neste detonado de Pokémon White 2 e Pokémon Black 2, para Nintendo DS, você acompanhará toda a evolução do jogo, da escolha de seu primeiro pokémon até as batalhas contra a Elite Four. Veja também dicas sobre que tipos de pokémons usar em cada batalha importante do game, que pokémons estão disponíveis em cada área e como terminar o jogo com um poderoso time sob seu comando.

Pokémon Black 2 e Pokémon White 2 (Foto: Divulgação) (Foto: Pokémon Black 2 e Pokémon White 2 (Foto: Divulgação))Pokémon Black 2 e Pokémon White 2 (Foto: Divulgação)

Em BW2, o jogador retorna à região de Unova – baseada na cidade de Nova Iorque -, dois anos depois da batalha contra o Team Plasma. A história é a mesma de sempre: você controla um treinador de pokémon no início de sua jornada até se tornar o campeão.

O início

Ao começar o jogo, é apresentada a abertura tradicional desde os primeiros jogos: o professor pokémon da região aparece e introduz o jogador ao mundo, com uma explicação geral do que são pokémons e como eles são usados. Neste caso, é a Professora Juniper que aparece e pergunta qual o sexo e o nome do jogador.

A ação então passa para a cidade de Aspertia, onde sua mãe recebe uma ligação da professora, informando que ela quer lhe dar um Pokédex de presente. A assistente dela, Bianca, está viajando até a cidade para fazer a entrega. Uma vez que você esteja no controle, converse com a sua mãe e saia de casa.

No mapa geral de Aspertia, siga para o norte, onde você será interceptado pelo seu rival e a irmã dele. Após o diálogo, ele se junta a você, que pode continuar a explorar o local. O seu objetivo é encontrar Bianca, que está em algum lugar da cidade. Você pode visitar todos os prédios com exceção do ginásio e do centro pokémon. Depois de se habituar com o mapa, suba as escadas próximas à saída para encontrá-la.

Após o diálogo, Bianca vai lhe dar a opção de escolher seu pokémon inicial, que pode ser Snivy (Grass), Tepig (Fire) ou Oshawott (Water). Os três começam no nível 5, com um golpe normal e um de suporte. Como é possível personalizar o time, nenhum deles possui grandes vantagens sobre os outros e a decisão fica de acordo com o gosto do jogador.

Oshawott, Snivy e Tepig (foto: Divulgação)Oshawott, Snivy e Tepig (Foto: Divulgação)

Depois de escolher, você poderá dar um apelido para seu pokémon e vai receber uma Pokédex, um aparelho que registra automaticamente as informações de todos os pokémons que você encontra. Após a conversa, retorne para casa. Seu rival vai encontrá-lo no caminho e desafiá-lo para uma batalha, na qual ele usa o pokémon que tem vantagem sobre o seu. Como nenhum dos pokémons possui golpes de seus tipos, a batalha se resume a quem consegue causar dano mais rápido.

Após a batalha, você será levado ao centro Pokémon para curar seu time. Lá você vai receber instruções sobre como usar o computador e o mercado. Em seguida, você recebe 10 Poké-Balls. Depois de sair do centro, sua mãe aparece e lhe dá os Running Shoes, que permitem que você corra segurando o botão B. Você também recebe o mapa da região de Unova. Saia da cidade em seguida.

A área ao norte de Aspertia é uma trilha rural pequena. Lá você encontra Bianca, que lhe explica como capturar pokémons em grama alta: basta reduzir o HP do oponente o máximo possível, sem derrotá-lo, antes de jogar a bola.

A região de Unova em Pokémon Black 2 e White 2 (foto: Divulgação) (Foto: A região de Unova em Pokémon Black 2 e White 2 (foto: Divulgação))A região de Unova em Pokémon Black 2 e White 2 (Foto: Divulgação)

Neste local, os dois únicos adversários são Patrat (Normal) e Purrloin (Dark). Capture um de cada se quiser e continue. É recomendado passar um tempo no local treinando o seu time. Garanta que eles estejam pelo menos no nível 7 antes de continuar. No final da rota, você vai encontrar Alder, que é o antigo Campeão da região de Unova. Ele pede que você o siga até a cidade de Floccesy, para que ele possa treiná-lo.

Uma vez na cidade, fale com Alder, que pede que você o encontre em sua casa, que fica no norte da cidade. Siga-o até lá. Ele pede que você encontre o seu rival para que ambos treinem juntos. Depois disso, siga para a Rota 20, uma rota montanhosa, com vários treinadores que vão querer desafiá-lo. Neste local você pode encontrar Patrat (Normal), Pidove (Normal/Flying), Purrloin (Dark), Sewaddle (Grass/Bug) e Sunkern (Grass). Capture pelo menos um Pidove e, se não tiver escolhido Snivy, um Sewaddle ou Sunkern.

Os treinadores da área possuem pokémons de nível 4, nada que seja assustador se você estiver com o treinamento em dia. Continue a rota em direção ao norte em direção ao rancho, onde você será mais uma vez desafiado pelo seu rival. Ele usará o mesmo pokémon da última luta, desta vez no nível 8 e com um golpe elemental. O seu time, entretanto, deve ser maior que o dele, portanto use isto a seu favor não começando a batalha com o seu pokémon principal. Se você escolheu Tepig, lidere com o Sewaddle ou Sunkern que você capturou antes para ter uma vantagem (Sewaddle só aprende um golpe do tipo Grass no nível 15, mas Sunkern já começa com Absorb).

Depois da batalha, os donos do rancho aparecem e explicam que um dos seus pokémons, um Herdier, está perdido. Você e seu rival se oferecem para encontrá-lo e, a partir deste momento, você pode começar a explorar o Rancho.

Os pokémons que você pode encontrar aqui são Azurill (Normal), Lillipup (Normal), Mareep (Electric), Patrat (Normal), Pidove (Normal/Flying), Psyduck (Water) e Riolu (Fighting). Capture pelo menos um Mareep e um Lillipup com a habilidade Pick Up para conseguir alguns items de graça. Se precisar, capture também um Psyduck. A captura mais importante da área, entretanto, é o raro Riolu, que só aparece 5% das vezes. Ele será importante em seguida.

Existem também alguns treinadores na área com pokémons de nível 6. Enfrente todos eles para conseguir um pouco de dinheiro. Explore a área ao norte do rancho até encontrar um homem estranho com o Herdier perdido. Após confrontá-lo, ele jogar um item em você e aproveita a chance para escapar.

O herdier no Floccesy Ranch (foto: Divulgação)O herdier no Floccesy Ranch (Foto: Divulgação)

O item em questão é o TM 21, que é usado para ensinar o golpe Frustration. Ao contrário das gerações anteriores, os TMs agora possuem usos ilimitados, então aproveite para ensinar este golpe para todos os pokémons do seu time. Frustration é um golpe que causa mais dano se seus pokémons não gostarem de você, o que é padrão para os monstros recém-capturados. A mecânica do jogo fará com que este golpe cause cada vez menos dano, mas isso não é algo que você deva se preocupar no momento.

Após resolver os problemas no rancho, retorne para a casa de Alder em Floccesy, onde você será desafiado para uma batalha pelos seus discípulos. Cada um deles possui um dos macacos elementais, Pansage (Grass), Pansear (Fire) e Panpour (Water), mas o tipo depende do pokémon inicial que você escolheu. Na primeira batalha, o adversário usa o pokémon que é fraco contra seu inicial e, na segunda, o que é forte contra ele. Todos os adversários estarão no nível 9, mas como seu time é maior e é curado entre cada batalha, não será uma luta difícil.

Após sair da casa, você será abordado por um homem que lhe dará uma Medal Box. Medalhas são o equivalente aos Achievements no jogo. Para comemorar, ele também lhe dá a First Step Medal. Enquanto você se aventurava, um novo líder de ginásio chegou em Aspertia, o que significa que é hora de voltar ao lar.

O ginásio de Aspertia fica localizado a oeste do Centro Pokémon. Lá dentro existe uma escola para treinadores novos. No fundo da sala de aula existe uma porta que leva para as quadras de batalha, onde você encontra o primeiro líder: Cheren, especialista no tipo Normal. Fale com ele e ele pedirá que você enfrente os outros dois treinadores antes que ele aceite seu desafio.

Os dois treinadores possuem um Lillipup e um Patrat cada, todos no nível 9. Use estas batalhas para aumentar o nível de seus pokémons mais fracos e garanta que seu time esteja pelo menos no nível 10.

Cheren é o primeiro líder a ser desafiado (foto: Divulgação)Cheren é o primeiro líder de ginásio (Foto: Divulgação)

A batalha contra Cheren não deve ser muito difícil. Ele lidera com um Patrat de nível 11 e possui um Lillipup de nível 13 na reserva. O grande perigo destes pokémons é o golpe Work Up, que aumenta o Ataque e o Ataque especial, mas fora isso, uma boa ofensiva é tudo o que é necessário para vencer. Cheren também possui uma poção e vai usá-la quando um de seus pokémons estiver com a vida baixa, então cuide para isto não atrapalhar sua estratégia.

Se esta luta estiver lhe causando problemas, treine o Riolu que você capturou no Floccesy Ranch até o nível 15 para que ele aprenda o golpe Force Palm, que é eficaz contra o tipo Normal.

Após vencer Cheren, você recebe Basic Badge, a primeira das oito insigneas da região de Unova, e o TM 83, que ensina o golpe Work Up.

Saindo do ginásio, você encontra Bianca, que lhe dá outro TM, o TM 27, que contém o golpe Return. Return é, em essência, o contrário de Frustration, o que significa que ele causa mais dano se o pokémon gosta mais de seu treinador. O poder máximo do golpe é o equivalente a 102, o que é bem maior que outros golpes disponíveis nesta altura do jogo (o golpe Tackle, por exemplo, possui poder 50). Existem várias formas de aumentar a felicidade de um pokémon, mas por enquanto a mais eficaz é andar ou ganhar níveis.

Ela também vai lhe dar o C-Gear, um dispositivo que permite se conectar e fazer trocas. Depois de receber estes itens, retorne para a Rota 20

Em busca da segunda insígnia

De posse da Basic Badge, o homem que bloqueava o seu caminho na Rota 20 vai deixá-lo passar e explorar o resto do trajeto. Cuidado com os treinadores desta área, que possuem pokémons de nível 11, mas nada que você não tenha encontrado ainda. Siga pela trilha até chegar à cidade de Virbank.

Na entrada, você recebe uma chamada de sua mãe e em seguida encontra Roxie, a líder do ginásio local. Você pode desafiá-la em seguida, mas é recomendado explorar a região antes. Depois de reconhecer o terreno, siga ao sul para o Complexo Industrial.

Esta área abriga vários pokémons novos. Você pode encontrar Growlithe (Fire), Koffing (Poison), Magnemite (Electric/Steel), além dos velhos conhecidos Patrat e Pidove. Quem possui a versão Black 2 pode encontrar Magby (Fire), já jogadores de White 2 podem capturar Elekid (Electric). Capture os pokémons que completam o seu time e também um ou dois Magnemite (um com a habilidade Magnet Pull e outro com Sturdy – treine este último).

Como sempre, derrote todos os treinadores da região para conseguir dinheiro e experiência. Eles possuem pokémons de nível 12 e o recomendado é que você treine até pelo menos o nível 14.

O ginásio de Virbank é na verdade um pub (foto: Divulgação)O ginásio de Virbank é um pub (Foto: Divulgação)

O próximo passo é derrotar Roxie no ginásio. Antes de enfrentá-la, é preciso derrotar os outros membros da banda, que possuem pokémons do tipo Poison no nível 14. Ela, entretanto, possui um Koffing de nível 16 e um Whirlipede de nível 18.

Para esta batalha, confie no Magnemite que você capturou no complexo, já que ele é imune aos ataques mais poderosos dos oponentes. Você também pode usar seu próprio Koffing, apenas lembre-se de não usar golpes do tipo Poison. Pokémons do tipo Fire são uteis contra o Whirlipede, mas lembre-se de tomar cuidado com o golpe Protect, que evita qualquer dano. A estratégia de Roxie vai ser envenenar o seu time e se proteger. Ela também possui uma Super Potion. Após a batalha, você recebe a Toxic Badge e o TM 09, que contém Venoshock.

A próxima parada é a cidade de Castelia, mas, antes de poder partir, você deve conferir a área ao norte de Virbank – PokéStar Studios. Após uma cutscene, você vai se transformar em um ator de cinema e pode criar seus próprios filmes.

Em seguida, siga para o porto de Virbank, onde você vai encontrar Roxie e seu rival enfrentando soldados do Team Plasma. Você deve derrotar um deles (que possui um Patrat de nível 14) antes de prosseguir. Roxie também lhe dará o HM01, que possui o golpe Cut. Ensine-o a seu Patrat ou Lillipup. Um outro membro vai escapar em direção à Rota 20, siga até lá e encontre-o próximo à ponte. Retorne mais uma vez ao porto e após mais uma conversa você pode comprar uma passagem e seguir em direção a Castelia.

A terceira insignia

Ao chegar em Castelia você será recepcionado por um palhaço que lhe dá uma bicicleta. Esta é a maior cidade do jogo e foi desenvolvida para ser uma grande metrópole. Siga para a rua na extrema esquerda do mapa para encontrar o terceiro ginásio, mas ele está trancado porque seu líder, Burgh, saiu para investigar aparições do Team Plasma na cidade.

Castelia foi desenvolvida para ser a maior cidade da história de Pokémon (foto: Divulgação)Castelia foi desenvolvida para ser a maior cidade da história de Pokémon (Foto: Divulgação)

Em seguida, vá para a doca na extrema direita, onde você encontra a entrada dos esgotos da cidade. Depois de descer as escadas, seu rival vai se juntar a você na exploração da área. Enquanto vocês estiverem juntos, as batalhas serão sempre em dupla e seu time será curado automaticamente após cada luta, então use esta oportunidade para treinar e explorar a área. Você também pode capturar um pokémon apenas quando o outro for derrotado.

O seu objetivo é encontrar a caverna que fica ao norte da escada de entrada. Você pode atravessar a ponte se estiver jogando no verão ou primavera, mas nas outras estações é necessário dar uma volta. Os pokémons que você encontra aqui são Grimer (Poison), Rattata (Normal) e Zubat (Flying/Poison) e os oponentes usam pokémons no nível 16 ou 17.

Após chegar à caverna, você deve enfrentar dois soldados do Team Plasma que possuem um Scraggy e um Sandile. Após a batalha, você encontra Burgh, que lhe dá o HM 04, Strength, um golpe com poder 80. O líder e seu rival vão embora e você pode escolher entre voltar para a cidade e desafiá-lo ou explorar mais um pouco.

Se decidir seguir para a caverna ao norte, você vai encontrar mais alguns treinadores e novos pokémons, como Onix (Rock/Ground), Roggenrola (Rock), Timburr (Fighting), Woobat (Psychic/Flying) e Drilbur (Ground). Lembre-se de capturar Timburr e Onix ou Drilbur, eles serão úteis em desafios futuros.

Existe também uma pequena clareira que pode ser encontrada seguindo a esquerda da escada por onde você entra nos esgotos e atravessando a primeira ponte ao sul. Nela você encontra um parque onde você pode capturar novos pokémons. As espécies disponíveis são Rattata (Normal), Pidove (Normal/Flying) e Eevee (Normal). No Black 2, existe também Buneary (Normal) e Cotonee (Grass). Já na White 2, Skitty (Normal) e Petilil (Grass).

Após treinar seu time pelo menos até o nível 22, siga para o ginásio, que é do tipo Bug. Castelia é o primeiro deles em que aparecem quebra-cabeças para serem resolvidos. No caso, o local está cheio de casulos que servem como forma de transporte. Lembre-se que o lado pelo qual você entra em um casulo influencia o local por onde você sai.

Depois de explorar o local e enfrentar os treinadores – que possuem pokémons no nível 20 -, você deve chegar na sala de Burgh. Ele possui três pokémons: Swadloon, Dwebble e Leavanny. Os dois primeiros estão no nível 22 e o último, no 24. A estratégia contra Burgh é simples: com excessão de Dwebble, seus outros dois oponentes possuem fraqueza dupla contra golpes do tipo Fire, o que faz com que eles sejam derrotados com mais facilidade. Dwebble, por sua vez, é fraco contra Water. Burgh também possui uma Hyper Potion para curar um de seus membros e Leavanny segura uma Sitrus Berry, que vai curá-lo quando o HP estiver baixo.

Após a vitória, Burgh lhe entrega a Insect Badge e o TM 76, que ensina Struggle Bug. Em seguida, cure seu time se necessário e siga para o norte da cidade, em direção à Rota 4.

Em direção à quarta insignia

No meio do caminho, você será interceptado pelo homem de cabelo estranho que encontrou nos esgotos, chamado Colress. Você o encontra novamente na estrada, onde ele libera a barreira de pokémons que tranca a trilha. Em seguida, você será desafiado para uma batalha, na qual ele usa Magnemite e Klink. Os níveis destes pokémons devem ser mais baixos que o de seu time, então a vitória será fácil, ainda mais se você possuir um pokémon Fire.

Antes de seguir ao norte, você pode querer explorar a área, que é diferente nas versões Black 2 e White 2. Os pokémons que você encontra são similares: Darumaka (Fire), Sandile (Ground/Dark), Scraggy (Dark/Fighting). Na Black 2 também há Trubbush (Poison) e na White 2, Minccino (Normal).

Após cruzar a rota, você chega à Join Avenue, uma galeria comercial que acaba de ser inaugurada e – por algum motivo – você é escolhido como gerente. Ao norte você chega no seu próximo destino: Nimbasa. É lá que existem dois ginásios (de esportes, desta vez) que possuem treinadores diferentes que podem ser enfrentados uma vez por dia e são grandes fontes de dinheiro e experiência.

Em frente à Battle Subway em Nimbasa (foto: Divulgação)Battle Subway em Nimbasa (Foto: Divulgação)

Você também vai encontrar a Battle Subway, mas ela estará trancada pelo treinador do sexo que você não escolheu. Converse com ele/ela e vocês serão desafiados pelos chefes da instalação para uma batalha em duplas. Eles usarão Gurdurr e Boldore, ambos no nível 25. Sua dupla usa o segundo estádio do pokémon inicial que é fraco contra o seu e o macaco elemental que é forte contra ele.

Em seguida, siga para o parque que fica a leste da cidade. Lá, encontre o prédio azul que era o antigo ginásio na versão anterior e entre. No interior, haverá um pequeno quebra-cabeças envolvendo montanhas-russas, com algumas batalhas com treinadores que possuem pokémons elétricos de nível 24. Aproveite esta oportunidade para treinar seus tipos Ground.

Após concluir esta parte, você descobre que o ginásio foi reformado e agora funciona em outro prédio, mas por sorte ele fica ao lado. Antes de partir para este desafio, é recomendável treinar até o nível 27, já que a líder, Elesa, é um dos desafios mais difíceis até aqui. Você ainda deve enfrentar dois treinadores antes dela, que possuem times de nível 27.

Elesa, por sua vez, usa três pokémons: Emolga, Flaafy e Zebstrika, de nívels 28, 28 e 30, respectivamente. Esta é uma batalha difícil não só pelo tipo, mas pela estratégia que ela usa: seus três monstros possuem o golpe Volt Switch, que causa dano e troca o pokémon ativo. Para esta batalha, é recomendável usar pokémons do tipo Ground, que são imunes a eletricidade. Evite usar Water e Grass. Zebstrika também possui um golpe do tipo Fire, o que inviabiliza o uso de Magnemite, e uma Sitrus Berry para se curar. Lembre-se que a líder tem uma Hyper Potion e use golpes com poder alto para evitar uma batalha demorada.

Após a vitória, você recebe o TM 72, Volt Switch, e a Bolt Badge. Depois de fazer uma saída triunfal do ginásio, cure seu time e prossiga pela saída oeste da cidade. Lá você encontra mais uma vez o seu rival e quatro soldados do Team Plasma. Vocês se dividem e enfrentam dois cada. Os adversários possuem pokémons de nível 27 e não devem ser difíceis de derrotar.

A quinta insígnia

Agora é hora de encarar a Rota 5 em direção a Driftveil. Neste local, você vai enfrentar alguns treinadores e sua primeira batalha com três pokémons. Na versão White 2, ela será uma batalha tripla. Em Black 2, será Rotation.

Ao entrar na rota, você encontra Bianca, que lhe dá o HM 02, Fly, que permite que você viaje instantaneamente para cidades que já visitou antes.

Este local também tem novos pokémons para enfrentar. A lista é composta de Liepard (Dark), Minccino (Normal) e Trubbish (Poison). Os exclusivos são Solosis (Psychic – White 2) e Gothita (Psychic – Black 2).

Depois de explorar a área, atravesse a ponte em direção à cidade. No meio do caminho você vai encontrar algumas sombras, que podem conter itens que aumentam o status de seus pokémons, ou então uma batalha com o pokémon Ducklett, que você pode capturar.

Chegando em Driftveil, você vai encontrar alguns membros do Team Plasma discutindo entre si e descobrir que eles possuem uma base na cidade. Vá para o centro pokémon, cure seu time se necessário e, antes de prosseguir, reduza seu time para cinco membros.

Depois disso, explore a área e siga em direção à casa no extremo norte da cidade, onde você encontra Rood, um dos antigos chefes da equipe, que o desafia para uma batalha. Ele possui um Herdier e um Swoobat, ambos no nível 27. Após vencer, você descobre que na verdade o local é habitado por traidores do movimento que tentam devolver pokémons roubados a seus donos legítimos. Antes de sair, você vai receber o pokémon Zorua.

Refaça seu time e siga em direção ao ginásio, que fica próximo da casa onde você esteve até agora. O líder do ginásio, Clay, usa pokémons do tipo Ground.

O local é inspirado em uma mina com diversas esteiras e plataformas que se iluminam apenas quando você as descobre. Seu objetivo é descobrir o caminho até Clay, mas o recomendado é explorar todo o local e enfrentar todos os treinadores antes. Garanta que seu time esteja pelo menos no nível 30 para esta batalha. Quando estiver pronto para enfrentar o líder, vá até a entrada do ginásio e siga pelo caminho cima, direita, baixo, direita, cima, cima, cima, direita, baixo, direita, cima.

Enfrentando Clay (foto: Divulgação)Enfrentando Clay (Foto: Divulgação)

Clay usa o padrão de três pokémons em seu time: Krokorok, Sandslash e Excadrill, nos níveis 31, 31 e 33. Os dois primeiros caem facilmente para golpes do tipo Grass e Water, já Excadrill será um verdadeiro desafio, pois suas fraquezas são o contrário: Ground, Fighting, Fire e Water. Evite usar um pokémon do tipo Flying contra ele, já que o golpe Rock Slide será super efetivo contra você. O golpe com o qual você deve tomar cuidado é Buldoze, que diminui a velocidade do seu time. Como os outros líderes, Clay também possui uma Hyper Potion para cura.

Após a batalha, você recebe a Quake Badge e o TM 78, Buldoze. Neste ponto, o Pokémon World Tournament (PWT) será inaugurado ao sul da cidade e Clay o convida para participar do torneio de abertura, juntamente com seu rival.

O Pokémon World Tournament

O Pokémon World Tournament é a área ao sul de Driftveil e é lá que se encontram vários NPCs que serão muito importantes na história:

Move Deleter Faz com que seu pokémon se esqueça de um golpe. É a única forma de apagar HMs.
Move Relearner Pode ensinar golpes antigos ao pokémon. Alguns pokémons evoluídos possuem golpes que só podem ser aprendidos desta forma. Cada uso custa uma Heart Scale.
Hidden Power Este NPC analisa um pokémon e descobre qual o tipo de seu golpe Hidden Power

Outros dois NPCs, localizados na parte leste desta área, ensinam golpes específicos para os 15 pokémons iniciais.

O Pokémon World Tournament (foto: Divulgação)O Pokémon World Tournament (Foto: Divulgação)

Quando terminar de personalizar seu time, entre no prédio principal. Lá dentro você encontra Clay e Cheren, que vão se registrar para o torneio. Faça o mesmo conversando com a mulher de roupa verde. Ela vai explicar que o torneio muda temporariamente o nível de seu time para 25, mas isso não ocorre nesta primeira edição. As outras regras que você deve ter em mente é que só são permitidos times de três pokémons e o uso de itens é proibido.

A ordem das batalhas também é fixa. Na primeira luta, você enfrenta seu rival, na segunda, Cheren e na terceira, Colress. Seu rival usa um time semelhante ao das outras batalhas, que você já deve estar acostumado a enfrentar. Já o time de Cheren é mais poderoso que o da última vez: ele usa Stoutland, Cinccino e Watchog. Na batalha final, Colress usa Magneton, Elgyem e Klink.

Na hora de montar o time para o torneio, lembre-se que não é possível mudá-lo entre cada batalha. Colress cai fácilmente contra golpes do tipo Fire, Cheren contra Fighting ou uma boa ofensiva e seu rival é o único que possui um time variado. As lutas, entretanto, devem ser fáceis se você manteve seu treinamento em dia.

Terminado o torneio, você se junta a Cheren e seu rival para investigar o navio do Team Plasta, que está no porto ao sul do PWT. Lá dentro, o trio será cercado por integrantes da equipe e cada um terá que enfrentar dois membros. Em seguida, você se une a Cheren e seu rival em batalhas duplas. Os oponentes vão usar pokémons do tipo Normal e Poison, todos no nível 29.

Após a batalha, vocês serão expulsos do navio e você pode seguir para a a Rota 6 em direção a Mistralton.

Em busca da sexta insignia

Antes de partir, passe em um Centro pokémon e reduza seu time para cinco membros.

A Rota 6 possui, como de praxe, novos pokémons para serem capturados. Aqui você encontra Deerling (Norma/Grass), Foongus (Grass/Poison), Maril (Water), Swadloon (Bug/Grass), Tranquill (Normal/Flying), Audino (Normal), Emolga (Electric/Flying), Dunsparce (Normal), Azumarill (Water), Castform (Normal), Unfezant (Normal/Flying), Leavanny (Bug/Grass), Karrablast (Bug) e Shelmet (Bug).

Os treinadores possuem times com nível entre 27 e 29, compostos pelos pokémons encontrados no local. No meio do caminho, Cheren espera você na entrada do Season Research Lab. Lá dentro, ele lhe entrega o HM 03, Surf, um dos melhores golpes do tipo Water do jogo. Um dos cientistas também vai lhe dar um Deerling de presente, que possui a habilidade Serene Grace.

No meio do caminho, você será interrompido pelo pokémon lendário Cobalion. Após a cutscene, siga ao norte para a Chargestone Cave. Neste local existem vários pokémons úteis e interessantes.

Dentro da Chargestone Cave (foto: Divulgação)Dentro da Chargestone Cave (Foto: Divulgação)

A lista é composta por Boldore (Rock), Ferroseed (Grass/Steel), Joltik (Electric/Bug), Klink (Steel), Nosepass (Rock), Tynamo (Electric) e Drilbur (Ground). Joltik é um dos melhores pokémons elétricos para usar durante o jogo, então capture um que possua a habilidade Compound Eyes. Se estiver treinando Magneton, lembre-se que se ele ganhar um nível neste local, vai evoluir para Magnezone. O mesmo acontece com Nosepass, que evolui para Probopass. Outro monstro a ser considerado é Ferroseed, um dos melhores pokémons defensivos do jogo.

A área contém vários treinadores com pokémons de nível variando entre 32 e 34. Há também um pequeno quebra-cabeça envolvendo pedras magnéticas. Para avançar, basta empurrá-las em direção às grandes pedras azuis.

Depois de passar pela caverna, você chega a Mistralton, local de seu próximo desafio. Nesta cidade, você encontra pessoalmente a Professora Juniper pela primeira vez e é recompensado com uma Master Ball – que pode capturar qualquer pokémon com 100% de chance. O recomendado é guardá-la para situações de emergência ou para pokémons lendários difíceis de serem capturados.

A professora também vai lhe dar duas missões: visitar a Celestial Tower, o cemitério da região, e vencer a líder local, Skyla. Você pode fazer isto na ordem que desejar, mas o ideal é deixar Skyla para depois, assim você consegue mais experiência. Termine de explorar a cidade e siga ao norte para a Rota 7.

O caminho é composto de várias áreas de grama alta e pontes de madeira que você não pode atravessar de bicicleta. Os treinadores usam pokémons de níveis entre 33 e 36, mas nada difícil. Neste local você pode encontrar Deerling (Normal/Grass), Foongus (Grass/Poison), Seviper (Poison), Zangoose (Normal), Zebstrika (Electric), Audino (Normal), Emolga (Electric/Flying), Unfezant (Normal/Flying), Tranquil (Normal/Flying) e Watchog (Normal). No inverno também surgem Cubchoos (Ice).

No topo da Celestial Tower (foto: Divulgação)No topo da Celestial Tower (Foto: Divulgação)

A Celestial Tower está localizada ao norte da rota. Lá dentro você pode encontrar Litwick (Ghost/Fire), Elgyem (Psychic) e Golbat (Poison/Flying), além de vários treinadores com pokémons entre os níveis 35 e 36. O caminho é um pequeno labirinto de cinco andares, mas como é possível ver toda a área no mapa, não é difícil se localizar. Se algum treinador bloquear seu caminho, basta voltar e começar o andar novamente. Ao chegar ao topo da torre, toque o sino e volte para Mistralton. Lembre-se que você pode usar Fly neste local para encurtar a viagem.

O ginásio da cidade fica ao norte da pista de pouso e contém um dos quebra-cabeças mais frustrantes até aqui. No fundo da sala existem turbinas de vento que sopram você de volta ao início. A ideia é avançar se protegendo através de paredes. Os treinadores do local são especialistas no tipo Flying e usam pokémons com níveis entre 36 e 37.

A batalha contra Skyla não deve ser difícil. Os pokémons dela são Swoobat, Skarmory e Swanna, os primeiros com nível 37 e o último, 38. O segredo desta batalha é usar bem os golpes elétricos, já que Swanna tem fraqueza de 4x contra eles. Se estiver usando Joltik, lembre-se que ele é fraco contra Acrobatics, Air Slash e Air Cutter. Traga também um pokémon Fire para usar contra Skarmory e a batalha não será muito difícil. Não se esqueça que Swanna possui uma Sitrus Berry e a líder, uma Hyper Potion.

Após a vitória, você recebe a Jet Badge e o TM 62, Acrobatics. Saindo do ginásio, você encontra a Professora Juniper. Após a conversa, vá até o serviço de transportes (o prédio na entrada da pista) e converse com Skyla para pegar carona de avião até a cidade de Lentimas.

A sétima insignia

Lentimas é uma cidade montanhosa isolada do mundo pelo vulcão Reversal Mountain. Após aterrissar, você recebe a missão de encontrar Drayden, o líder e prefeito da cidade de Opelucid, e pedir a ajuda dele para enfrentar o Team Plasma.

O primeiro passo desta longa jornada é desbravar Reversal Mountain. Na área exterior do vulcão você encontra Drifblim (Ghost/Flying), Skarmory (Steel/Flying), Skorupi (Poison/Bug), Trapinch (Ground), Vibrava (Ground/Dragon) e Audino (Normal). Os exclusivos da área são Spoink e Grumpig (ambos Psychic) em Black 2 e Numel e Camerupt (ambos Fire/Ground) para White 2.

Diferenças estéticas na Reversal Mountain entre Black 2 (esquerda) e White 2 (direita) (foto: Divulgação)Diferenças estéticas na Reversal Mountain entre Black 2 (esquerda) e White 2 (direita) (Foto: Divulgação)

Existem alguns treinadores na área com pokémons de nível 37, mas nada assustador. Siga pela trilha até achar a entrada da caverna. Lá dentro você encontra Bianca, que propõe que os dois formem uma dupla para explorar o local. O sistema é semelhante ao dos esgotos de Castelia, quando você se junta a seu rival.

O interior de Reversal Mountain é diferente entre as duas versões. Em Black 2, é um lago gigante no interior da caverna, enquanto em White 2 é um vulcão ativo. Algumas batalhas com treinadores serão diferentes entre as duas versões, mas o mapa e os pokémons encontrados são os mesmos, salvo os exclusivos.

A lista de pokémons encontrados no local são Woobat (Psychic/Flying), Boldore (Rock), Skorupi (Poison/Bug) e Excadrill (Ground/Steel), além dos mesmos exclusivos do exterior. Aproveite a companhia de Bianca para explorar o local, já que ela cura seu time após cada batalha. O seu objetivo é encontrar a saída para Undella Town, que fica na parte leste da montanha.

A cidade de Undella é um resort de verão que não possui muitas coisas interessantes no momento. Cure seus pokémons no centro e siga para o norte, em direção à Rota 13. Você será parado pelo seu rival, que vai lhe desafiar para uma batalha. O time dele é composto de Unfezant, no nível 39, o macaco elemental fraco contra seu inicial, no mesmo nível, e o próprio inicial dele no nível 41.

A Rota 13 é composta por trilhas ao longo da praia. Neste local é possível encontrar Absol (Dark), Drifblim (Ghost/Flying), Lunatone (Rock/Psychic), Pelipper (Water/Flying), Solrock (Rock/Psychic), Tangela (Grass), Audino (Normal), Emolga (Electric/Flying) e Tangrowth (Grass). Surfando, você também pode lutar com Basculin (Water), Frillish (Water/Ghost) e Staryu (Water).

Encontrando Cobalion (foto: Divulgação)Encontrando Cobalion (Foto: Divulgação)

Na saída de Undella, siga para o oeste até chegar à praia e, em seguida, para o norte até encontrar as escadas. No final da rota, perto das árvores que podem ser cortadas com Cut, você será desafiado pelo pokémon lendário Cobalion (Steel/Fighting). Ele está no nível 45 e possui os golpes Sacred Sword, Iron Head, Retaliate e Helping Hand. A batalha é opcional e é possível capturar o pokémon nela. Se você não se sentir preparado, pode voltar mais tarde e, caso derrote-o por acidente, ele voltará ao mesmo lugar após o final do jogo, mas no nível 65.

Depois de decidir o que fazer com Cobalion, siga a rota até chegar à cidade de Lacunosa, onde você encontra a professora Juniper e Bianca. Após a cena, você fica livre para explorar a cidade. Cure seu time no centro e siga em direção à saída ao sul, onde você encontra mais uma vez seu rival e membros do Team Plasma. Após o diálogo, vocês se aliam para uma batalha em dupla. Os adversários usam pokémons entre os níveis 39 e 44, mas nada que você não seja capaz de vencer.

Após a batalha, siga a oeste para a Rota 12. Esta é uma área pequena, onde você pode encontrar Combee (Bug/Flying), Roselia (Grass/Poison), Sewaddle (Bug/Grass), Tranquil (Normal/Flying), Audino (Normal), Dunsparce (Normal), Emolga (Electric/Flying), Leavanny (Bug/Grass), Roserade (Grass/Poison), Unfezant (Normal/Flying) e Vespiqueen (Bug/Flying). Os exclusivos da área são Heracross (Bug/Fighting) para Black 2 e Pinsir (Bug) para White 2.

Existem alguns poucos treinadores no local com times de níveis entre 40 e 42. Fora isto, será uma curta viagem até Village Bridge, uma cidade construída em cima de uma ponte. Apesar de ser uma área urbana, existem alguns treinadores que podem ser enfrentados no local, com times de nível variando entre 40 e 44. Você também encontra vários pokémons no local: Golduck (Water), Marill (Water), Seviper (Poison), Zangoose (Normal), Audino (Normal), Azumarill (Water), Dunsparce (Normal) e Emolga (Electric/Flying). Na água você também acha Basculin (Water), Marill, Azumarill e Lapras (Water/Ice).

Após explorar esta área, siga seu caminho para a Rota 11, uma trilha que cruza as montanhas em uma área cheia de cachoeiras. Este local é outra oportunidade para capturar mais pokémons, como Amoongus (Grass/Poison), Gligar (Ground/Flying), Golduck (Water), Marill (Water), Seviper (Poison), Zangoose (Normal), Audino (Normal), Azumarill (Water), Emolga (Electric/Flying), Gliscor (Ground/Flying), Karrablast (Bug) e Shelmet (Bug). Na água existem Basculin (Water), Goldeen (Water), Buizel (Water) e Floatzel (Water).

Encontrando Virizion (foto: Divulgação)Encontrando Virizion (Foto: Divulgação)

Seu caminho será interrompido por alguns treinadores com times de níveis entre 41 e 42, mas, como sempre, são desafios fáceis de serem vencidos. Fora isto, o caminho é literalmente linear e na metade dele, você será emboscado por Virizion, outro pokémon lendário. Ele está no nível 45 e possui os mesmos golpes que Cobalion. Você pode lutar com ele agora ou deixar para depois.

Sua próxima parada é a cidade de Opelucid, que possui design diferente entre as duas versões. Em Black 2, ela é um local com aspecto futurista, já em White 2, ela possui um ambiente mais clássico. Em termo de jogo, isto só altera alguns diálogos.

Sinta-se a vontade para explorar a cidade e, quando estiver pronto, siga para o ginásio, que é especializado em pokémons do tipo Dragon. O local é uma das áreas mais impressionante do jogo: você controla uma estátua de dragão gigante e tem que enfrentar vários treinadores em outra estátua para fazer a sua subir e alcançar o líder Drayden. Para isso, suba até a cabeça do seu dragão e selecione os botões para movê-lo.

Diferença estética de Opelucid em Black (esquerda) e White (direita) (foto: Divulgação)Diferença estética de Opelucid em Black (esquerda) e White (direita) (Foto: Divulgação)

Os treinadores do local possuem vários pokémons de níveis variando entre 44 e 46. O próprio Drayden usa um time composto de Druddigon e Flygon, ambos no nível 46, e Haxorus, no nível 48. Os três possuem o golpe Dragon Tail, que causa dano e troca o pokémon do seu time por outro aleatório, e só possuem golpes de ataque. Para esta batalha, traga muitos pokémons com golpes do tipo Ice, que são a melhor forma de enfrentar dragões, especialmente Flygon, que possui fraqueza de 4x contra eles. O segredo aqui é saber usar os tipos certos e pokémons rápidos. Lembre-se que Haxorus e Drayden possuem itens de cura.

Após vencer, você recebe o TM 82, Dragon Tail, e a Legend Badge. Na saída do ginásio, Drayden aparece novamente e vai para casa. Siga-o, mas antes de conversar com ele, cure seu time. Ele vai lhe convidar para visitá-lo em casa, mas a conversa é interrompida pelo navio do Team Plasma, que está voando acima da cidade e usando um raio congelante nela. O líder tenta usar seus pokémons para parar o ataque, mas eles se mostram inúteis frente a tanto gelo.

Os líderes do Team Plasma surgem logo em seguida. Seu objetivo é percorrer toda a cidade congelada e vencer todos os soldados inimigos e o líder, Zinzolin. Eles possuem pokémons dos tipos Poison e Ice, com níveis variando entre 44 e 46.

Quando eles forem embora, Drayden vai levá-lo de volta ao ginásio e entregar o DNA Splicers. Mas antes que você consiga recebê-lo, a Shadow Triad, os assassinos do Team Plasma, aparecem e o roubam. Siga para fora do prédio em direção à saída para a Rota 11. Antes de sair da cidade, você será desafiado por um dos membros da Shadow Triad, que possui pokémons do tipo Dark com níveis entre 46 e 48.

Após a batalha, volte para a cidade de Undella. Seu objetivo é cruzar o Marine Tube, mas seu rival, Hugh, intercepta você na entrada. Desta vez, entretanto, ele não vem para lutar. Após a conversa, atravesse o túnel para chegar à Humilau.

Dentro do Marine Tube em Undella (foto: Divulgação)Dentro do Marine Tube em Undella (Foto: Divulgação)

A oitava insignia

Humilau é a última cidade antes da entrada da Liga Pokémon, seu desafio final, e também hospeda o último ginásio de Unova. Seu objetivo é vencer o líder local, Marlon, mas antes disso é preciso achá-lo. Esta porém é uma tarefa fácil: basta seguir para a parte norte da cidade que ele surgirá do mar e o convidará para desafiá-lo imediatamente. Explore a cidade antes.

O ginásio de Humilau é especializado no tipo Water e possui um pequeno labirinto composto de folhas flutuantes. Você deve pular nelas para avançar para outras áreas do local. Como todos os desafios deste tipo, este não é muito complicado.

Como o intervalo entre a batalha contra Drayden e esta é muito curto, procure enfrentar todos os treinadores para diminuir a diferença de níveis entre os times. Eles possuem pokémons de níveis entre 46 e 48.

Já o time de Marlon é composto por Carracosta e Wailord, no nível 49, e Jellicent no nível 51. A estratégia aqui é extremamente simples: use golpes do tipo Grass em Carracosta para explorar a fraqueza de 4x e combine Grass e Electric nos outros dois. Tome cuidado com os golpes Scald, possuído pelos três oponentes, que pode causar Burn, e Recover, que recupera o HP de Jellicent. Wailord possui um dos maiores HPs de todos os pokémons e o golpe Amnesia, que aumenta sua Special Defense.

Após a batalha, você é presenteado com a última insignia, a Wave Badge, e o TM 55, Scald, outro dos melhores golpes Water do jogo. Saindo do ginásio, você encontra seu rival e recebe uma última missão: eliminar o Team Plasma de uma vez por todas.

A luta final contra o Team Plasma

Seu primeiro objetivo agora é seguir para a Rota 22, que fica ao norte da cidade. Neste local você encontra Amoongus (Grass/Poison), Delibird (Ice/Flying), Golduck (Water), Lunatone (Rock/Psychic), Maril (Water), Mienfoo (Fighting), Pelipper (Water/Flying), Solrock (Rock/Psychic), Audino (Normal), Azumarill (Water) e Emolga (Electric/Flying). Os treinadores aqui possuem times com níveis entre 45 e 47.

O pokémon lendário Terrakion (foto: Divulgação)O pokémon lendário Terrakion (Foto: Divulgação)

Seu objetivo aqui é encontrar Terrakion, que está no meio da rota. Uma vez que você se aproxime dele, Colress surge e lhe entrega a Colress Machine. Em seguida, você pode enfrentar o pokémon lendário. Assim como Cobalion, ele está no nível 45 e pode ser capturado. A batalha também é opcional e, caso seja derrotado, Terrakion aparece novamente no mesmo local após o fim do jogo.

De posse da Colress Machine, seu objetivo é visitar a Seasive Cave, que fica entre Humilau e Undella. Para este local, você vai precisar dos golpes Surf e Strength. Você pode escolher em qual das entradas da caverna entrar: a norte, acessível pela Rota 21, é mais curta, mas possui mais treinadores. Já a sul, ao lado de Undella, é mais longa mas possui menos batalhas.

Na Rota 21 você encontra os pokémons Frillish (Water/Ghost), Mantike (Water/Flying), Remoraid (Water), Alomomola (Water), Jellicent (Water/Ghost), Mantine (Water/Flying), Luvdisc (Water) e Octillery (Water), além de vários treinadores com times de nível entre 44 e 47. Ou seja: nada difícil para quem venceu Marlon.

Entrando pela rota sul, você deve seguir a trilha até a passagem norte e descer pelas lajes até encontrar uma bifurcação para o leste, que leva para o resto da caverna. Neste local você encontra Boldore (Rock), Golduck (Water), Seel (Water), Tynamo (Electric), Woobat (Psychic/Flying), Excadrill (Ground/Steel), Frillish (Water/Ghost), Seel (Water), Dewgong (Water/Ice), Jellicent (Water/Ghost), Luvdisc (Water) e Shellder (Water).

Os treinadores possuem times com níveis entre 44 e 47. Seu objetivo é alcançar a saída da caverna que fica ao leste. Lá você encontra um pequeno labirinto de pedras que devem ser movidas com Strength. Uma vez que uma pedra caia em um buraco, sua posição é fixada, então você não precisa se preocupar em reiniciar do zero caso empurre uma pedra errada.

A saída está bloqueada por uma pedra. Use a Colress Machine nela e você descobre que ela na verdade é um pokémon, Crustle. Você pode derrotá-lo ou capturá-lo. Em seguida, siga pela caverna para encontrar o Plasma Frigate e seu rival. Após a cena, entre no navio.

Você vai entrentar uma batalha contra um soldado do Team Plasma, que possui pokémons no nível 46. Em seguida, siga para a parte norte do barco e fale com seu rival. No interior, vocês se aliam para enfrentar uma batalha em dupla.

A passagem a sua frente está bloqueada. Siga para a parte sul do barco e desça as escadas. Você vai chegar nos alojamentos, onde existem seis quartos. O quebra-cabeças é diferente para as versões Black 2 e White 2.

Na Black 2, cada quarto terá dois teletransportes e seu objetivo é encontrar e pressionar quatro botões para seguir em frente. Os botões estão localizados no teletransporte superior das salas nordeste, leste e sudoeste e no teletransporte inferior da sala sudeste. Se você precisar, também pode descansar na sala nordeste.

Já na versão White 2, você deve encontrar um cartão e uma senha, que é aleatória. O cartão está com o oponente no meio da sala de alimentação, nas portas oeste e sudoeste. Para conseguir a senha, você deve enfrentar outros oponentes nas outras salas. Você pode usar o quarto na sala leste para descansar se precisar.

A senha será uma combinação de números ou o nome de um pokémon. As opções são “2202”, “7707”, “9909”, “Zekrom” ou “Reshiram”. Se você estiver jogando a versão japonesa, os nomes dos pokémons são “RESHIRAMU” (レシラム) e “ZEKUROMU” (ゼクロム).

Após desbloquear o caminho, você chega a uma sala onde encontra um dos líderes do Team Plasma, Zinzolin, que vai desafiá-lo para uma batalha em dupla com o seu rival. Ele usa dois Cryogonal de nível 48 e um Weavile de nível 50. Você também descobre o motivo por trás do raio de gelo do navio: o pokémon lendário Kyurem. O Shadow Triad aparece novamente e teleporta vocês de volta para a Rota 21.

O Plasma Frigate se dirige então para o Giant Chasm, que fica no final da Rota 22. Lá dentro, você encontra os pokémons Sneasel (Dark/Ice), Piloswine (Ice/Ground), Vanilish (Ice), Clefairy (Normal), Lunatone (Rock/Psychic), Solrock (Rock/Psychic), Delibird (Ice/Flying) e Excadrill (Steel/Ground). Na água existem Basculin (Water), Seel (Water) e Dewgong (Water/Ice).

Membros do antigo Team Plasma enfrentam os novos (foto: Divulgação)Membros do antigo Team Plasma (Foto: Divulgação)

A partir da entrada, siga pelo caminho ao sul até encontrar uma pedra que pode ser movida com Strength. Siga por esta nova rota até encontrar um lance de escadas. Seguindo para o sul deste ponto, você libera um atalho para este local perto da cidade de Lacunosa. Descendo as escadas, você encontra seu rival e os antigos membros do Team Plasma.

Após enfrentar um dos soldados, Rood lhe dá três Max Revives. Você deve prosseguir pela montanha de gelo e entrar mais uma vez no Plasma Frigate. Os pokémons desta área são Piloswine (Ice/Ground), Clefairy (Normal), Ditto (Normal), Lunatone (Rock/Psychic), Solrock (Rock/Psychic), Metang (Steel/Psychic), Delibird (Ice/Flying), Audino (Normal), Mamoswine (Ice/Ground), Clefable (Normal) e Metagross (Steel/Psychic).

Dentro do navio, siga para a sala na parte sul. Entre no teletransporte. O quebra-cabeças aqui é semelhante, mas mais uma vez diferente entre as duas versões. Ele consiste em vários canos que podem ser modificados pisando no botão no topo deles.

Na versão Black 2, seu objetivo é derrotar seus oponentes até conseguir uma senha e um cartão. A senha é semelhante ao quebra-cabeças anterior da versão White 2. Já em White 2, você deve navegar pelos teletransportes para liberar os lasers. Para acessar os botões, pise nos teletransportes no canto superior esquerdo e direito e nos dois no meio.

Após liberar a passagem, siga para a próxima sala, onde você encontra Kyurem e enfrenta Zinzolin mais uma vez. O time dele é o mesmo da outra batalha, com pouca diferença nos níveis.

Enfrentando Colress no Plasma Frigate (foto: Divulgação)Colress no Plasma Frigate (Foto: Divulgação)

Após a batalha, siga para o teletransporte a direita para encontrar Colress, que era secretamente o chefe do Team Plasma. Ele usa um dos maiores times até agora, com Magneton, Magnezone, Metang, Beheeyem e Klinklang. Todos eles estão no nível 50, com exceção do último, que está no 52. Quase todos eles são do tipo Steel, o que significa que são fracos contra golpes Fire e Ground.

Depois de vencer, siga para o teletransporte no outro lado da sala, onde você será levado para o escritório final do Team Plasma. Lá dentro, você encontra Ghetsis, o vilão do jogo anterior. Você vai ter que enfrentar dois membros do Shadow Triad antes de prosseguir.

Saindo do Plasma Frigate, você chega à caverna central do Giam Chasm. Siga até o salão principal, onde há o encontro final entre N, Ghetsis, Kyurem e dragão lendário Reshiram ou Zekrom (dependendo da versão). Após o diálogo, Ghetsis usa o DNA Splicers para fundir os dois dragões. Você vai enfrentar Black ou White Kyurem em seguida, mas não pode capturá-lo ou ganhar experiência nesta batalha.

Black e White Kyurem (foto: Divulgação)Black e White Kyurem (Foto: Divulgação)

Após vencer Kyurem, a fusão se desfaz e ele foge do local. N cura seu time e você deve enfrentar Ghetsis. Ele usa Cofragius, Drapion, Eelektross, Seismitoad, Toxicroak e Hydreigon. Contra Cofragius, procure usar um tipo Poison com golpes Dark ou Ghost para bloquear sua estratégia de envenenar seu time. Drapion cai facilmente contra golpes Ground. Eelektross não possui fraquezas, mas cai fácil contra uma boa ofensiva. Seismitoad possui fraqueza 4x contra golpes Grass, já Toxicroak possui a mesma deficiência contra Fighting. Hydreigon parece ser muito poderoso, mas cai fácil contra Bug, Fighting e Dragon.

Após a batalha, seu rival aparece dizendo que chegou a hora de seguir para a Liga Pokémon. Para chegar lá, volte ao Giant Chasm e siga para a esquerda a partir das escadas que levam à área interior.

Você vai chegar à Rota 23, a última antes da batalha final. Você pode descansar na casa logo na saída da caverna. Neste local você encontra Bouffalant (Normal), Gligar (Ground/Flying), Mienfoo (Fighting), Amoongus (Grass/Poison), Golduck (Water), Audino (Normal), Emolga (Electric/Flying) e Gliscor (Ground/Flying). Os exclusivos da área são Throw (Fighting) e Vullaby (Dark/Flying) para Black 2 e Sawk (Fighting) e Rufflet (Flying) para White 2. Na água existem Basculin, Buizel e Floatzel (todos Water).

Siga para o norte pela trilha. Esta é uma área grande, mas o caminho que você deve seguir é curto. Siga ao norte até as escadas, suba e siga para a esquerda. Você encontra um novo lance de escadas e, lá em cima a entrada para a Liga Pokémon.

Após passar pelo portão da Liga, você será recepcionado por N, que vai lhe entregar o HM 05, Waterfall. Em seguida, você encontra uma casa com um Centro Pokémon no interior e as escadas para a Victory Road, a última área a ser explorada. O interior é levemente diferente entre as versões, mas todas as áreas são acessíveis.

Os pokémons que podem ser encontrados na área inicial são Banette (Ghost) e Golurk (Ground/Ghost). Na área exterior, existem Tranquill (Normal/Flying), Altaria (Dragon/Flying), Audino (Normal), Dunsparce (Normal) e Unfezant (Normal/Flying). Já dentro da caverna você encontra Boldore (Rock), Onix (Rock/Ground) e Excadrill (Ground/Steel). Na área da floresta existe Cottonee (Grass), Petilil (Grass), Roselia (Grass/Poison), Whimsicott (Grass), Lilligant (Grass) e Roserade (Grass/Poison). Finalmente, surfando você enfrenta Buizel, Basculin e Floatzel (todos Water). Os treinadores desta área possuem pokémons com nível aproximado de 55.

Na versão Black 2, siga para o norte até o final do caminho, dobre para oeste e siga até as escadas. Em seguida, atravesse a ponte e siga para oeste pelas escadas até encontrar a entrada para a caverna. Siga para o leste até encontrar as duas pedras.

Em White 2, siga até o norte nas ruínas e dobre à esquerda. Você vai encontrar uma pedra para mover com Strength. Em seguida, siga para o norte para chegar na floresta. Continue para o norte até chegar a uma ponte. Atravesse-a e entre na caverna. Siga para o leste até encontrar as duas pedras.

O final da Victory Road (foto: Divulgação)O final da Victory Road (Foto: Divulgação)

Use Strength na pedra da esquerda e siga pelo lado oeste da caverna. Você vai chegar à última área da Victory Road. Basta subir as escadas até o topo e, em seguida, ir para leste para chegar à Liga Pokémon.

O local é composto de uma casa com um centro Pokémon para que você possa curar e reorganizar seu time. Quando estiver pronto, basta seguir pelo portão para enfrentar as últimas cinco batalhas.

Uma vez dentro do castelo, você pode enfrentar cada membro da Elite 4 na ordem que quiser, mas uma vez lá dentro não é permitido sair até vencer ou ser derrotado. Cada membro da Elite 4 usa quatro pokémons, três com nível 56 e o último com nível 58. A campeã, Iris, usa cinco com nível 57 e o último, 59.

Cada membro está em seu quarto particular. Na sala a sudoeste está Shauntal, que usa pokémons do tipo Ghost. O time dela é composto por Cofragius, Drifblim, Golurk e Chandelure. Este tipo é fraco contra si mesmo, então usar pokémons com golpes deste tipo é uma boa estratégia. Você também vai querer usar golpes do tipo Ice contra Drifblim e Golurk. Chandelure pode ser derrubado por Water.

O castelo da Elite 4 (foto: Divulgação)O castelo da Elite 4 (Foto: Divulgação)

Já na sala noroeste você encontra Grimsley, que usa pokémons do tipo Dark. Seu time é composto por Liepard, Scrafty, Krookodile e Bisharp. Nesta batalha, golpes do tipo Fighting farão toda a diferença. Bisharp possui fraquesa de 4x contra este tipo e Krookodile também é fraco contra Water.

A sala nordeste é o lar de Caitlin, que usa pokémons do tipo Psychic. Seu time é Musharna, Sigyliph, Reuniclus e Gothitelle. O recomendado é usar os mesmos pokémons com golpes Ghost da luta contra Shauntal, já que eles também são úteis aqui. Sigyliph também é fraco contra Ice e Electric.

A última sala, sudeste, abriga Marshal, especialista no tipo Fighting. Seu time é Sawk, Throh, Mienshao e Conkeldur. Os tipos ideais nesta batalha são Psychic e Flying, mas procure focar nos golpes Psychic, não em pokémons deste tipo, já que eles serão fracos contra as outras batalhas da área.

Após vencer a Elite 4, você recebe o direito de lutar contra a campeã Iris. O time dela é composto por Hydreigon, Aggron, Lapras, Druddigon, Archeops e Haxorus. Esta é uma das poucas batalhas 6×6 do jogo e pode parecer assustadora a primeira vista, mas não se preocupe: se seu time está com o treino em dia, ela será fácil. A primeira coisa a ser lembrada é que os únicos pokémons que não são fracos contra Ice são Aggron e Lapras. O primeiro pode ser derrotado com golpes Fighting e Water e o segundo, com Fighting e Rock. Em resumo, os tipos Fighting e Ice são os mais recomendados.

Após vencer Iris, ela vai registrar seu time no Hall of Fame. Parabéns, você completou o jogo!

Fórum TechTudo: Quais suas expectativas para Pokémon X e Y?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pedro Souza
    2013-08-03T05:28:50

    wow! vlw mesmo! esse detonado foi realmente muito útil! obrigado! =)

  • Silas Tailer
    2013-08-03T01:18:41

    Muito obrigado pelo ótimo detonado.

  • Alessandro Soares
    2014-07-05T12:21:51

    Muito útil mesmo , mas como faço troca online pelo emulador? Tenho wi-fi em casa ms não conecta para trocar.