Jogos de RPG

06/08/2013 07h45 - Atualizado em 06/08/2013 07h45

Fire Emblem Awakening: 10 dicas para mandar bem nos combates

Silas Tailer
por
Para o TechTudo

Fire Emblem: Awakening é um jogo de estratégia baseado em turnos, no qual você conta com mais de 40 personagens jogáveis e diversas classes e especializações para escolher. Nele você deverá combater hordas de inimigo, proteger aliados e salvar o reino de Ylisse do mal. Sendo assim, o TechTudo preparou 10 dicas que vão auxiliá-lo, não apenas a sobreviver aos combates, mas a mandar bem no jogo e aproveitar o melhor dele.

Confira o review de Fire Emblem: Awekening.

Fire Emblem: Awakening  (Foto: Divulgação) (Foto: Fire Emblem: Awakening  (Foto: Divulgação))Fire Emblem: Awakening (Foto: Divulgação)

1- Ajuste sua equipe antes de iniciar uma batalha

O jogo sempre irá pré-selecionar as unidades utilizadas na última batalha, portanto fique esperto e sempre confira se elas possuem armas e magias disponíveis para melhor auxiliá-lo durante o combate.  No começo de uma batalha também é possível reposicionar suas unidades, selecione a opção “view map” e então selecione as unidades que deseja trocar de posição.

Note que na imagem abaixo, a primeira unidade selecionada exibirá um quadrado vermelho abaixo de si, isso indica que ela esta selecionada e o próximo passo é escolher com quem ela será trocada.

Selecionando duas unidas para trocar suas posições (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Selecionando duas unidas para trocar suas posições (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

2- Todas as unidades devem possuir itens de cura

Não há razões para que uma unidade não carregue consigo um Vulnerary, Concoction ou qualquer outro item de cura, uma vez que suas unidades de suporte podem não conseguir atender a todos em tempo hábil.

3- Sempre pressione o botão X no início do combate

Ao pressionar o botão X no início de um combate, o jogo exibirá o limite de movimentação e alcance do ataque inimigo com blocos vermelhos. Manter suas unidades mais fracas e de suporte fora dessa região é de suma importância.

4- Escolha a melhor arma

Em Awakening existem diversos tipos de armas, como machados, espadas, lanças, livros de magia, etc. Cada uma dessas armas possui sua vantagem e desvantagem contra outra, por exemplo, a espada tem vantagem sobre o machado, que por sua vez se dá melhor contra a lança. Saber escolher corretamente a melhor arma possível pode decidir o desfecho de uma luta.

No exemplo abaixo você pode ver que o jogo indica com uma vermelha se a arma utilizada é mais ou menos efetiva contra o oponente, no caso ela possui desvantagem. Os botões X e Y alternam entre as armas que uma unidade possui em seu inventário.

Fique de olho na efetividade de sua arma contra o inimigo. (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Fique de olho na efetividade de sua arma contra o inimigo. (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

5- Sempre tenha atenção com os flancos

Muitas das missões do jogo envolvem reforços inimigos, portanto avançar e deixar os membros mais fracos distantes dos demais pode ser fatal.

6- Treine suas unidades

Após o quinto capítulo é possível comprar um item chamado “Reeking Box”, este item permite que inimigos sejam invocados no mapa. Utilize essas oportunidades para treinar suas unidades.

7- Derrotar uma unidade proporciona mais experiência

As ações de ataque de uma unidade sempre lhe rendem pontos de experiência, contudo derrotá-la lhe confere muitas vezes mais do que o dobro de pontos. Portanto, a unidade que deseja treinar sempre deve desferir o último golpe para que sua evolução seja mais rápida.

8- Tenha paciência antes de evoluir a classe de um personagem

Todos sabem como é gratificante a sensação de evolução de um personagem, contudo resista à tentação de evolui-lo cedo. Em Fire Emblem: Awakening é possível utilizar um item chamado “Master Seal” para evoluir a classe de um personagem. O jogo possibilita isso a partir do nível 10, contudo se a unidade conseguir chegar ao nível 20 antes de evoluir a classe, os atributos da classe atingirão seu limite. Portanto, para melhor aproveitar o crescimento de atributos de uma classe aguarde sempre o nível 20.

9- Suporte e… casamento

Sempre que for possível em uma batalha mantenha suas unidades emparelhadas umas as outras, ou adjacentes pelo menos. Em Awakening, uma unidade próxima ou unida à outra lhe confere bônus de atributos, proporciona uma chance bloqueio total do dano ou um ataque em conjunto. A cada interação entre as unidades, sua afinidade irá aumentar e o jogo possui um sistema de ranking para isso. O ranking de afinidade vai de C até S, quanto maior o rank de uma unidade com a outra, maior a probabilidade de que esses bônus sejam concedidos. No caso de unidades masculinas que atinjam afinidade S com um par feminino, o jogo irá uni-las em matrimônio.

Unir duas unidades é altamente recomendável em Fire Emblem: Awakening. (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Unir duas unidades é altamente recomendável em Fire Emblem: Awakening. (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

No exemplo acima, durante a movimentação de uma unidade o jogo irá exibir quem já possui afinidade e o rank específico entre elas. É possível verificar também, através do símbolo indicado pela setam, sempre que for possível unir duas unidades.

10- Mantenha suas unidades aladas longe do alcance de um arco

Por mais poderosa que seja a unidade alada ela irá perecer facilmente contra um inimigo que possua arco e flecha, portanto não arrisque e mantenha-a fora de seu alcance.

Qual é o melhor jogo de estratégia na sua opinião? Veja os votos de outros gamers no fórum!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Barbosa
    2014-10-17T09:54:23

    Boas dicas, simples mas funcionais.