Jogos de aventura

15/08/2013 07h50 - Atualizado em 15/08/2013 07h50

Lucius: como jogar o aterrorizante game em que você controla o anticristo

Renato Carvalho
por
Para o TechTudo

Lucius é um jogo sombrio, tanto pela aparência dos personagens, quanto pelo tema do título. Na pele do anticristo, apresentado como uma criança de apenas seis anos, os jogadores precisarão provocar acidentes que eliminem pessoas próximas sem levantar suspeitas. Confira dicas básicas para mandar bem neste título, exclusivo para PCs,  indicado para os fãs de jogos de terror:

Confira a lista com os melhores games de terror para PCs

Lucius. (Foto: Divulgação)Lucius. (Foto: Divulgação)

Lembre-se que Lucius é um jogo indicado para maiores de 18 anos por conter fortes cenas de violência, além de diálogos e imagens voltadas para o público adulto.

Movimentos básicos

O jogo utiliza o mecanismo básico de movimentação "WASD" (que usa as respectivas teclas para se locomover). Para correr, os jogadores devem pressionar "Shift". Já os botões do mouse sevem para capturar e utilizar objetos.

Alguns atalhos são oferecidos para acelerar a jogabilidade, oferecendo acesso rápido aos recursos de telecinese, controle da mente, amnésia e combustão. As demais ferramentas fixas disponíveis são: um mapa, uma lanterna, um bloco de notas e um espaço que funciona como inventário. Os interessados em alterar as funções devem ir até o menu, clicar em “Options” e em seguida “Edit Controls”.

O pequeno anticristo deverá executar inúmeros personagens. (Foto: Divulgação)O pequeno anticristo deverá executar inúmeros personagens. (Foto: Divulgação)

Utilizando os poderes

Os poderes de Lucius são decisivos durante a campanha, oferecendo inúmeros recursos para o protagonista resolver os puzzles que apresentam dificuldades cada vez mais elevadas.

Com a telecinese, o protagonista pode controlar os objetos, usando o poder para mover itens de diferentes tamanhos em distâncias variadas. Outra funcionalidade decisiva é a do controle da mente, utilizada em momentos decisivos para executar ou incriminar outros personagens.

Acessando o mapa

Embora o título explore apenas uma grande mansão, os jogadores levarão um certo tempo para gravar a localização da maioria dos espaços, conseguindo se perder facilmente na busca por alguns objetos. Na configuração normal dos controles é possível acessar o mapa pressionando a tecla M. Utilize o recurso para se movimentar entre os cômodos de maneira eficiente e aprenda a reconhecer os ícones de identificação.

Lucius evoluirá após cada objetivo. (Foto: Divulgação)Lucius evoluirá após cada objetivo. (Foto: Divulgação)

Ícones da tela de gameplay

Algumas das principais ferramentas de Lucius possuem indicadores na tela de gameplay, apresentadas no canto inferior esquerdo do display. O círculo maior indica a habilidade selecionada, enquanto o menor está relacionado ao nível da habilidade. Um indicador de detecção também é acionado no local. Já a barra registra o nível de energia, que varia consideravelmente conforme a utilização.

Procure os itens espalhados pelo cenário

Embora os primeiros puzzles de Lucius sejam simples, os desafios mais avançados exigem que os usuários explorem o raciocínio para encontrar soluções complexas. Na maioria dos casos os itens espalhados pelo cenários são decisivos, alcançando as mortes necessárias apenas após a combinação de diversos elementos.

Título traz uma mansão com cenários variados. (Foto: Divulgação)Título traz uma mansão com cenários variados. (Foto: Divulgação)

Entenda como o sistema de puzzles funciona

Lucius é um jogo que traz complexos quebra-cabeças. Embora o título desenvolva missões variadas, todas exploram uma fórmula semelhante. Observe a movimentação das vítimas pelos cenários e descubra o ponto chave da execução.

Os personagens farão movimentos repetitivos até que você descubra a solução. Em algumas situações são oferecidas dicas no bloco de notas, porém, nos últimos desafios, o jogador precisará contar apenas com seus instintos.


Opine no fórum: o que você achou do jogo Lucius?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Hora
    2013-08-15T08:48:17  

    Quem é o doente que vai comprar isso?

    recentes

    populares

    • Alex Hora
      2013-08-15T08:48:17  

      hahahahahahahahahaha é só o que tenho a responder.

    recentes

    populares

    • Alex Hora
      2013-08-15T08:48:17  

      Só do Evangelico está vendo isso, Prova que ele Não é evangelico, Pede o Pastor para fazer Um Jogo De Jesus Salvando o Povo, e Esquece esse Jogo Maneiro do Diabão, Curto Muito.

  • Mirely Molinari
    2013-08-15T14:25:45  

    Lá vai os crentes criticarem. Quero só ver.

    recentes

    populares

    • Mirely Molinari
      2013-08-15T14:25:45  

      Jessica Vieira, você acha normal um jogo com classificação indicativa 18 anos ser indicada para crianças????? Você sabe a diferença entre classificação indicativa livre e 18 anos????? Você já ouviu falar em classificação indicativa??? Acha normal ver pessoas morrendo em hospitais públicos enquanto o pastor da igreja faz orgias em festas bancadas com o dízimo da igreja???

    recentes

    populares

    • Mirely Molinari
      2013-08-15T14:25:45  

      Alex Ribeiro, perfeito o comentario meu camarada, tanta coisa ruim acontecendo e as pessoas ligando pra games de ficção, mas quem esta criticando não tem discernimento para separar realidade e fantasia, o nome disso é burrice por pessoas como estas, charlatões (vulgo pastores) estão cada vez mais ricos. Enquanto existir otario malandro não morre de fome.

  • José Rosetto
    2013-08-15T17:36:05

    Depende muito da classificação do game e da proibição dos país para jogar, pois o conteúdo é forte, mas acho também que não tem problema nenhum em apresentar o game no Tech. Jogaria facilmente, mas não gosto do estilo.

  • Walter Junior
    2013-08-15T17:00:29

    Podem até achar exagero, mas esse jogo é subversivo sim. Foi criado para poluir as mentes pobres do conhecimento da palavra de Deus. Eu não tenho religião, sou um cristão convicto.

  • Thales Gurgel
    2013-08-15T17:05:56

    Eu nao entendo esse pessoal evangelico e simpatizantes criticando o jogo, vão ler artigos, portais e materiais evangelicos. Temos diversão pra todos os gostos, basta cada um curtir a sua onda e ponto final. E outra coisa, quem fala sobre influencia sobre as criança ta defecando pela boca, pois existe uma coisa chamada classificação, e jogos violentos e sexuais são para maiores de 18 anos, se uma criança tem acesso é culpa dos pais que nao monitoram seus filhos.

  • Super Waldão
    2013-08-15T11:15:22  

    CARA QUE JOGO DIABÓLICO!!! VEJAM O QUE O INIMIGO FAZ E COMO ELE ENTRA NA SUA CASA E NA SUA VIDA COMO UMA DIVERSÃO QUE VAI INDUZIR OS USUÁRIOS A COMETER CRIMES SEM PERCEBER A GRAVIDADE DOS SEUS ATOS. DEPOIS QUE FIZER É QUE O CARA VAI SE DAR CONTA AI JA VIROU BANDIDO E ASSASSINO.

    recentes

    populares

    • Super Waldão
      2013-08-15T11:15:22  

      ...acho que alguem esqueceu o caps lock ligado :/

    recentes

    populares

    • Super Waldão
      2013-08-15T11:15:22  

      Junior Blasquez Boas palavras Junior... Faço das suas palavras as minhas! Esses católicos e o demais, acham que tem o direito de falar o que é certo e o que é errado! VIVA AO 666, VIVA DAMIEN O FILHO DE SATÃ! kkkkkkkkk

  • Maciel Martins
    2013-08-15T10:19:44

    xbox?

  • Igor Fusi
    2013-08-15T10:05:45

    Se meu pc rodasse eu compraria facil.qual o problema do jogo?muito loko.

  • Liliane L.
    2013-08-15T09:59:25

    credo! sem noção quem cria isso..

  • Lucas Barbosa
    2013-08-15T09:56:29

    Ta loko comprar esse jogo.

  • Jean Porsch
    2013-08-15T09:32:55

    esse jogo é massa! o diabao ta no quarto do menino rsrsr

  • Fred Spawn
    2013-08-15T10:45:25

    Comprado. go to hell

  • Rafael Souza
    2013-08-15T10:21:20

    forçação de barra esse jogo ! antes que venha os criticos, minha opnião, só .

  • Julliano Vieira
    2013-08-15T12:17:59

    Quem é o boss final do jogo? Jesus? E a gente perde pra ele né? Se não, to fora. Maneiro poder jogar com o "coiso ruim" e poder ferrar ele de proposito kakaka

  • Balter
    2013-08-15T12:10:48

    isso é o jogo demoníaco? o Max Payne 1 é mais apavorante que isso ai

  • Josiel Andrade
    2013-08-15T11:51:55

    tem no steam 44,99$

  • Isaias Santos
    2013-08-15T11:48:07

    Parece maneiro, apesar das pessoas acharem monótono Gosto de jogos de terror

  • João Coelho
    2013-08-15T11:32:24

    Não gostei muito do jogo, vc perde muuuuuito tempo explorando os comodos da casa em busca de uma coisinha ou outra que sempre é preciso pra avançar na história. E depois de um tempo a história vai ficando monótona, todo mundo vai morrendo e parece que ninguém está nem aí.

  • Edu Pedal
    2013-08-15T11:26:58  

    Ateus são imunes ao diabo! Só rindo mesmo desse povo.

    recentes

    populares

    • Edu Pedal
      2013-08-15T11:26:58  

      ta "s"erto

  • Magno Sergio
    2013-08-15T11:12:54

    ...

  • Rodrigo Perez
    2013-08-15T10:09:40  

    Será que tem a "Demo" do jogo?

    recentes

    populares

    • Rodrigo Perez
      2013-08-15T10:09:40  

      tem no steam por 44,99 $

    recentes

    populares

    • Rodrigo Perez
      2013-08-15T10:09:40  

      hahahahahahahahaha

  • Taciano Santos
    2013-08-15T13:35:07

    man o ki vcs tão falando, isso eh apenas um jogo, pare de pressupor coisas e falar em nome de "deus", esse jogo deve ser irado e para maiores de 18 anos, vsc deveriam far mais atenção a esses pastores que roubam, discriminam, e corrompe as pessoas e não em um jogo.

  • Luciano Luz
    2013-08-15T13:28:03

    Parece até Playstation 1, muito ruim!

  • Luiz Silva
    2013-08-15T13:15:15

    Adoro jogos de terror, mais não jogaria este, pelo simples fato de não achar legal ser o "anticristo", ja vivemos em uma era tão diabolica. Nada contra o jogo deve ser da hora..

  • Rodrigo Campos
    2013-08-15T12:30:13

    ADORO ESSE JOGO!! MELHOR DE TODOS OS TEMPOS!! PODERIA TER CONTINUAÇÃO!!