Jogos de RPG

22/08/2013 16h47 - Atualizado em 22/08/2013 16h47

Pandoras Tower: confira dicas para evoluir neste incrível game de aventura

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Pandora’s Tower é um dos últimos jogos de peso lançados para o Nintendo Wii. Entre diversas curiosidades, o título se destaca pela dificuldade elevada, o que acaba atraindo os gamers mais hardcores. Criamos um pequeno tutorial de como dar seus primeiros passos na aventura para que você não tenha dificuldades com a despedida do console:

Aprenda a jogar Pandora's Tower, título de despedida do Wii (Foto: picstopin.com) (Foto: Aprenda a jogar Pandora's Tower, título de despedida do Wii (Foto: picstopin.com))Aprenda a jogar Pandora's Tower, título de despedida do Wii (Foto: Divulgação)

A história

O enredo de Pandora’s Tower conta de uma jovem chamada Elena, que é amaldiçoada em meio a um festival. Aos poucos ela começa a se transformar em um monstro e a única cura, segundo a bruxa Mavda, seria a carne dos monstros das treze torres sagradas. No papel de Aeron, você arrisca sua vida para tentar salvar a parte humana de Elena.

Essa premissa lança os jogadores em uma extensa jornada através das torres, cada qual com os mais variados temas e inimigos, em busca da carne dos monstros mais poderosos que as habitam. Enquanto a aventura se desenrola no entanto, a maldição não para e o relacionamento entre Aeron e Elena pode levar a vários finais.

Jogabilidade Básica

Pandora’s Tower é um Action RPG, o que significa que você pode andar livremente e atacar com o toque de um botão. Porém, inimigos não sentirão o impacto dos seus golpes, então fique atento à defesa e esquiva. Sempre evolua suas armas para que fiquem cada vez mais fortes. No início você terá apenas uma espada, mas depois ganhará mais.

Confira os controles básicos de Pandora's Tower (Foto: Reprodução: Rafael Monteiro) (Foto: Confira os controles básicos de Pandora's Tower (Foto: Reprodução: Rafael Monteiro))Confira os controles básicos de Pandora's Tower (Foto: Reprodução: Rafael Monteiro)

Comandos principais:

Comando Função
Direcional analógico Andar
Botão A Atacar (Repita para Combo)
Botão Z Defender
Botão Z + Direcional analógico Esquivar
Botão C Examinar o cenário e Pegar itens

Fora dos combates, você pode utilizar o botão "A" para abrir portas. Várias ações no jogo são automatizadas, como escalar e pular, bastando correr contra uma parede ou borda para que seu personagem realize uma ação. Quando pendurado em uma borda, basta pressionar "C" para largá-la e desistir.

Comando Função
Botão A Abrir portas
Andar contra uma parede Escalar obstáculos
Botão C Desistir de escalar
Andar contra uma borda Pular

Usando a corrente

Além de suas armas tradicionais, você possui também a Oraclos Chain, uma corrente com diversas utilidades. Ela pode atacar inimigos, destruir objetos pelo cenário, pegar itens, ajudar a escalar, ativar mecanismos e abrir portas, tudo de uma maneira simples. Basta mirar o Wii Remote para a tela e interagir como achar melhor.

Confira como usar a corrente Oraclos Chain em Pandora's Tower (Foto: Reprodução: Rafael Monteiro) (Foto: Confira como usar a corrente Oraclos Chain em Pandora's Tower (Foto: Reprodução: Rafael Monteiro))Confira como usar a corrente Oraclos Chain em Pandora's Tower (Foto: Reprodução: Rafael Monteiro)

Confira:

Comando Função
Apontar Wii Remote Mirar
Botão B Zoom (Interação)
Botão B no inimigo Prender
Botão C (andando) Regular tamanho da corrente
Botão C (parado) Puxar para perto
Botão (-) Recobrar corrente
Botão C (inimigo preso) Aumentar tensão
Sacudir Wii Remote (inimigo preso) Atacar

Ao pressionar o botão "B", o tempo passa um pouco mais devagar e é possível interagir com as coisas usando a corrente. Se for possível interagir objeto ou criatura a mira ficará vermelha. Uma vez que um inimigo já esteja preso na corrente, segurar o Botão "C" pode aumentar a tensão, aumentando assim o dano causado ao sacudir o Wii Remote contra ele.

Abrindo Menus e usando Itens

Seguindo suas raízes de RPG, Pandora’s Tower tem uma grande quantidade de menus e itens para serem utilizados durante o jogo. Itens medicinais podem ajudar você de imediato em um combate mais difícil, porém são os itens para equipar que tornarão você mais preparado para essas batalhas, como armaduras.

Comando Função
Direcional digital Seleciona e usa itens
Botão (+) Pausa e abre o Menu
Botão 1 Atalho para Menu de Itens
Botão 2 Atalho para Mapa

Na hora de equipar itens você notará que o jogo tem um sistema semelhante à maleta de Resident Evil 4, onde é preciso encaixar os objetos de acordo com suas formas. Conforme a aventura progride, você poderá carregar mais itens e mudar suas configurações de equipamento.

Retirando carne dos inimigos

Enquanto você está na torre a maldição de Elena continuará progredindo, representada por uma barra no canto inferior esquerdo. Apenas a carne dos chefes do jogo podem curar a maldição, mas a carne dos monstros da torre podem combatê-la, sendo necessário manter sempre um olho em como Elena está para que ela não se torne um monstro.

Para manter-se humana, Elena precisa comer carne de monstros (Foto: Divulgação)Para manter-se humana, Elena precisa comer carne de monstros (Foto: Divulgação)

Confira um pequeno tutorial de como remover a carne das criaturas:

Passo 1: Ataque o monstro até que ele esteja derrotado e brilhando em vermelho.
Passo 2
: Aponte o Wii Remote no monstro e aperte o botão B, a corrente irá se prender a ele.
Passo 3:
Sacuda o Wii Remote e você irá obter a carne daquele monstro.

Observatório

Quando você não estiver nas torres, estará no Observatório, que é basicamente o hub do jogo. Lá você poderá falar com Elena, dar presentes, e assim aumentar a afinidade do casal, que pode alterar o final da história. Lá você também poderá salvar seu progresso, armazenar itens, descansar para recobrar energia e falar com a bruxa Mavda.

O Observatório funciona como o “hub” do jogo (Foto: Reprodução / Rafael Monteiro)O Observatório funciona como o “hub” do jogo (Foto: Reprodução / Rafael Monteiro)

Confira o que você pode fazer no Observatório:

Comando Função
Descobrir onde Elena está Botão Z
Conversar com Elena Botão A
Salvar o jogo Botão A na escrivaninha
Depositar itens Botão no Baú
Recuperar energia Botão A nas camas
Voltar para as torres Botão A na porta (Go outside)

Itens: Comprar, criar, melhorar, consertar e vender

Outra coisa que você pode fazer no observatório é falar com a bruxa Mavda, que cuida da parte de comércio do jogo. Com ela você poderá comprar itens medicinais, presentes, criar novos itens, melhorar suas armas, consertar itens e até mesmo vender excedentes. Veja as opções:

Comandos Função
Comprar É possível comprar itens para você e presentes para Elena
Criar Combine certos artefatos para criar novos itens para você
Melhorar (upgrade) Combine certos itens para melhorar suas armas
Consertar Pancadas fortes de inimigos podem quebrar seus itens
Vender Venda seus excedentes, inclusive carne, pois ela apodrece

Opine no fórum: qual o melhor console desta geração, PS3, Xbox 360 ou Wii?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares