Jogos de ação

22/08/2013 18h40 - Atualizado em 22/08/2013 18h40

Shootmania Storm: aprenda a jogar o FPS online e gratuito

João Moura
por
Para o TechTudo

Shootmania Storm é um FPS online para PC desenvolvido pela NADEO, mesma empresa que trouxe ao mundo a franquia de Trackmania. Seu estilo parece muito com o de Quake, onde os jogadores devem prezar por suas habilidades de pular e atirar para vencer os oponentes. Veja como jogar e se dar bem nas partidas online:

shootmania-storm-capaShootmania Storm (Foto: Divulgação)

Requisitos do Sistema

Sistema operacional Windows XP / Vista / 7 / 8
Processador 1.5 Ghz
Memória 1 GB RAM
Placa de vídeo 256 Mb, Pixel Shader 2.0 / Intel HD 2000
Armazenamento 2 GB de espaço livre em disco

Entrando no jogo, você poderá começar a jogar, clicando em multiplayer (multijogador), ou em criar e editar replays em Editors (Editor).

shootmania-storm-menuShootmania Storm (Foto: Divulgação)

Em multiplayer, prepare-se para jogar contra atiradores do mundo inteiro. Caso queira batalhar com jogadores do mesmo país, busque os servidores de sua região. Conecte em um deles e fique atento ao modo de jogo que estão jogando.

Quanto aos modos de jogo, existem vários para você escolher. Procuramos detalhar os modos tidos como oficiais da Ubisoft, pois existem outros elaborados pela própria comunidade:

Modo Descrição
Melee Livre para todos. Complete uma quantidade de acertos para vencer o mapa.
Battle Modo de capturar bandeira através de grupos. O objetivo é capturar os mastros do time inimigo ou ter mais quantidade de mastros capturados que o time adversário.
Time Attack O objetivo é chegar em um mastro localizado em algum lugar no mapa passando em todos os checkpoints o mais rápido possível. O jogador com o melhor tempo no final vence.
Royal O objetivo é ser o último jogador vivo no final do round neste modo “todos contra todos”. É possível ativar uma esfera que irá diminuir o campo de batalha até um mastro localizado no centro do mapa.
Joust Um contra um. Jogadores possuem tiros limitados. Para recarregar sua arma, o jogador deve procurar um dos mastros localizado no mapa. Para vencer o round, o jogador deve acertar seu inimigo um certo número de vezes.
Heores Cinco contra cinco. O time ofensivo é composto de quatro jogadores com laser e um com o núcleo. Todos possuem um ponto de vida. O objetivo desse time é capturar um dos mastros localizados no mapa antes do fim de 15 segundos, mas somente o jogador com o núcleo pode fazer isso.
Importante: O núcleo precisa capturar um dos mastros mesmo se todos os jogadores do time defensivo foram eliminados. O objetivo do time defensivo é eliminar o jogador com o núcleo. O primeiro time com dez rounds vencidos ganha o mapa.
Elite Três contra três. No campo de batalha há um jogador de um time equipado com um laser (elimina o inimigo com apenas um disparo) com três pontos de vida, onde precisa sobreviver 45 segundos contra um time inimigo com três integrantes equipados com lança foguetes (dano de um ponto de vida por acerto). Quando o tempo acabar, o jogador tem 15 segundos para capturar um mastro ou eliminar o time adversário (ele também pode fazer isso nos primeiros 45 segundos) para vencer o round.
Combo Dois contra dois. O objetivo é matar ambos os jogadores do time adversário ao mesmo tempo. Esta tarefa requer muita coordenação e, se possível, conversa pelo chat.

Controles

Teclas Função
Esc Abre o Menu do jogo
Tab Mostra as pontuações da partida
Backspace Reinicia a partida
Enter Fala com a equipe
Delete Abandona a partida
W Anda para frente
S Anda para trás
A Anda para esquerda
D Anda para direita
Barra de espaço Pula
Botão esquerdo do mouse Dispara
Manter segurado o botão direito Usar energia

Dicas fundamentais

O jogo se diferencia dos outros FPS de várias formas. As armas não podem ser modificadas e os tiros não acertam seus alvos instantaneamente, mas percorrem uma trajetória bem definida que pode ser visualizada. Nessa mecânica, conseguir prever o movimento do adversário se mostra uma habilidade fundamental para os bons jogadores. Cuidado com os pulos lentos. Você poderá ser atingido no ar facilmente.

Procure estar sempre em movimento. Jogadores parados são alvos fáceis, o que piora a situação caso você tenha apenas um ponto de vida.

Ao jogar, dependendo do modo, você terá uma certa variedade de armas. Os mísseis são mais numerosos, com quatro tiros por série, e recarregam mais rapidamente, contudo são mais lentos em sua trajetória. O laser é mais rápido, quase que instantâneo, contudo demora mais para recarregar e tem apenas um tiro por série. O outro tipo de arma se parece com um lançador de granada. Possui dois tiros por série e o disparo explode depois de um tempo.

Quanto à estamina, o jogador poderá se movimentar mais rapidamente com tempo limitado. Ela é ativada com o botão direito do mouse. Após gastar a barra inteira, ela se recarrega automaticamente. Gerenciar corretamente sua energia pode ser crucial na batalha. Evite usar a estamina enquanto está no ar. Você poderá ficar sem energia quando chegar em terra.

shootmania-storm-visão de batalhaShootmania Storm (Foto: Divulgação)

Editor de mapa

No editor de mapa, você poderá criar cenários da forma como desejar. Use sua criatividade e abuse com as vastas opções de objetos e blocos de construção para criar campos de batalhas alucinantes.

ShootMania-Storm-Map-Editor pcgamerShootMania Storm conta com um modo de criação de mapas (Foto: Divulgação)

Seria o estilo de Shootmania Storm o melhor para FPS?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares