05/08/2013 14h50 - Atualizado em 05/08/2013 16h38

StarCraft 2: entenda os termos micro, macro, walling e muito mais

João Moura
por
Para o TechTudo

StarCraft 2: Heart of the Swarm é a continuação da trilogia StarCraft 2, uma série de ficção militar com estratégia em tempo real, desenvolvido pela Blizzard Entertainment. Pelo fato de ser um jogo tão rico, são usadas diversas expressões para caracterizar as estratégias dos jogadores durante as partidas. Para um jogador leigo, essa expressões podem ser confusas e por isso o TechTudo reuniu os principais termos usados em SC2. Entenda o que significa cada um deles.

A sempre impressionante Queen of Blades (Foto: Divulgação) (Foto: A sempre impressionante Queen of Blades (Foto: Divulgação))A sempre impressionante Queen of Blades (Foto: Divulgação)

Ações por minuto

Ações por minuto (APM) é uma medida da velocidade na qual o jogador consegue interagir com o jogo. As taxas médias variam de 20 para iniciantes e mais de 300 para profissionais. Todo o comando dado, como selecionar alguma unidade ou construção, movimentação ou ataque contam como ações. Além disso, os comandos dados pelo teclado também contam, como as teclas de atalho.

All-in

O termo All-in é provavelmente derivado do Poker. Significa colocar todas as suas fichas restantes na mesa, ganhando uma grande bolada caso consiga vencer, ou saindo caso perca. Em StarCraft 2, significa pegar todas as suas tropas para realizar apenas um ataque, o que pode proporcionar um grande dano ao inimigo caso seja bem sucedido. Caso contrário, ou você irá ficar muito atrás, defasado em recursos e exército. Geralmente, este tipo de estratégia é usado por jogadores que estão atrás na economia.

All-in pode surgir de diferentes situações. Pode ser planejado, em uma tentativa de acabar com estruturas que estão barrando o caminho para se chegar até a área de mineração do adversário, ou pode ser forçado, numa tentativa desesperada de vencer o jogo caso você seja vítima de um drop que venha a dizimar seus trabalhadores.

StarCraft 2 (Foto: Divulgação) (Foto: StarCraft 2 (Foto: Divulgação))StarCraft 2 (Foto: Divulgação)

Economia

Termo que se refere aos recursos coletados e o número de trabalhadores ativos nessa empreitada. Geralmente é usado para medir a economia de um jogador, o número de expansões e nível de saturação de trabalhadores.

Cada campo de minério e gás possui um número máximo de trabalhadores que podem minerar sem parar. Caso este número seja ultrapassado, você terá trabalhadores parados, esperando sua vez para extrair recursos. Como no gás, por exemplo, três é o número ótimo de trabalhadores para cada ponto.

Cheese

Termo pejorativo que se refere à uma estratégia não convencional e destinada à pegar o oponente de surpresa. Na maioria das vezes, cheese é muito difícil de superar se não for avistada antes ( not scouted), mas fácil de derrotar se for avistada antes (scouted).

Chesse é uma estratégia pouco comum que podem significar vitória ou derrota imediata para o jogador de StarCraft 2 (Foto: unrealitymag.com)Chesse é uma estratégia pouco comum que pode significar vitória ou derrota imediata para o jogador de StarCraft 2 (Foto: unrealitymag.com)

Hotkeys

Para reduzir o tempo gasto na inserção de comandos durante as partidas, os jogadores usam as hotkeys (teclas de atalho). Você pode jogar realizando comandos apenas com o auxílio do mouse, mas em uma partida contra um jogador com experiência isso é sinônimo de derrota. Isso porque em SC2 velocidade é igual a eficiência e um bom jogador gasta o mínimo de tempo realizando o máximo de comandos possíveis.

Para se destacar como jogador, você deverá aprender o máximo de teclas de atalho da raça com que você joga. A maneira mais fácil de aprender a usá-las é jogando em mapas personalizados contra a IA. Com o uso das hotkeys você conseguirá gerenciar sua base sem precisar voltar no mapa até ela durante uma batalha.

Micro

As técnicas de micro, como o nome já diz, refletem uma micro gestão do jogo. Ela se refere ao uso maximizado de cada unidade de seu exército, ampliando as relações de Kill x Death (unidades que abateu em relação às unidades que foram abatidas).

Para isso é necessário boa habilidade de controle e domínio dos comandos de atalho do teclado. Exemplo é o uso dos campos de força das sentinelas Protoss que em um combate pode significar vitória mesmo que o exército de seu adversário seja maior e mais forte. No caso dos terranos, o uso em união de esteróides e Ambunaves pode ser decisivo.

Explore sempre o mapa para conhecer melhor seu inimigo em StarCraft 2 (Foto: João Moura / TechTudo)Explore sempre o mapa para conhecer melhor seu inimigo em StarCraft 2 (Foto: João Moura / TechTudo)

Macro

As técnicas de macro se referem às habilidades de gerenciar unidades no campo de batalha, sua base e economia ao mesmo tempo. O controle do ataque deve ser realizado juntamente com a evolução de sua base e expansão para novas áreas. A produção de novas unidades deve ser constante, em sincronia com as perdas no campo de batalha. E para ajudar na administração de suas unidades é muito importante dominar as hotkeys da raça e padronizar os grupos de controle.

Multitask

Termo em inglês que se refere à habilidade de gerenciar múltiplas situações que ocorrem em diferentes regiões no mapa no mesmo tempo. Usualmente se consegue fazer isso variando sua atenção para a base e para suas tropas rapidamente, saltando de uma tela para outra.

Um bom jogador que sabe usar essa habilidade será capaz de operar um macro constantemente no jogo, enquanto é capaz de manejar o micro e estar alerta a qualquer ataque do inimigo.

Scouting

Termo em inglês que se refere ao ato de revelar áreas remotas no mapa para ganhar informações sobre seu oponente.

Scouting consiste em revelar áreas ocultas no mapa para saber o que seu oponente está fazendo - StarCraft 2 (Foto: Tofugu.com)Scouting consiste em revelar áreas ocultas no mapa para saber o que seu oponente está fazendo - StarCraft 2 (Foto: Tofugu.com)

Rush

Termo que se refere à ataques muito cedo no jogo, para pegar o oponente desprevenido e sem defesa, infringindo grandes danos e eventualmente sua derrota. Um rush é usualmente considerado um All-in.

B.O (Build Order)

Ordem em que as construções são feitas, possuindo também tempo definido de acordo com o uso dos suprimentos. As B.Os se diferenciam dependendo da estratégia sendo posta em prática.

Proxy

Essa estratégia é referente às construções feitas fora de sua própria base, incluindo sua expansão natural, geralmente próxima à base do inimigo. Esta estratégia pode ser usada para diversos fins: Diminuir o tempo de viajem até a base inimiga em um rush, esconder construções de aprimoramento de tecnologias do seu oponente, revelar áreas do mapa ou simplesmente confundir seu adversário.

Proxy é quando o jogador constrói em áreas remotas ou próximas da base de seu adversário em StarCraft 2 (Foto: Kboomk.waw.pl)Proxy é quando o jogador constrói em áreas remotas ou próximas da base de seu adversário em StarCraft 2 (Foto: Kboomk.waw.pl)

Simcity

Significa usar as construções para criar passagens estreitas ou afunilamentos de forma a dificultar a passagem de exércitos. Essa técnica é muito usada para defesa de bases.

Walling

Parecido com a Simcity, refere-se à estreitar a passagem entre pontos estratégicos através de construções em uma certa configuração. São mais comuns em Terranos e Protoss, apesar de também ocorrem com Zergs em suas expansões naturais.

Walling se resume em fechar sua base ou deixar apenas uma pequena passagem em StraCraft 2 (Foto: João Moura / Reprodução)Walling se resume em fechar sua base ou deixar apenas uma pequena passagem em StraCraft 2 (Foto: João Moura / Reprodução)

Expansão natural

A expansão natural é aquela mais próxima de sua base principal, com acesso direto à ela. É razoavelmente protegida com apenas um acesso direto, não muito largo. Pode ser facilmente protegida com técnicas de Walling.

Choke

Choke é um termo referente às passagens estreitas do mapa ou áreas que criam um efeito funil quando as unidades passam. Similar à um terreno elevado, o choque favorece o defensor acima do atacante. Exemplo dessa estratégia incluem rampas e passagens estreitas, como é o caso que normalmente ocorre da passagem da expansão natural para a base principal.

Push

Tradicionalmente, o push se refere à uma manobra tática feita pelos terranos. São caracterizados por seu gênero “devagar e sempre”. O terrano irá organizar lentamente sua formação com tanques, manejando seus modos siege, colocando os com o modo ativo atrás de outro sem o modo ativado, fornecendo apoio para cada um. São acompanhados também de Morcegos Infernais, fuzileiros ou minas viúvas para suporte contra naves e unidades que atacam de perto. O movimento das unidades é lento, enquanto os tanques se movem de uma posição fortificada para outra.

StarCraft 2: Heart of the Swarm chega em março com novidades (Foto: Divulgação) (Foto: StarCraft 2: Heart of the Swarm chega em março com novidades (Foto: Divulgação))StarCraft 2: Heart of the Swarm (Foto: Divulgação)

Tech Switch

Termo que se refere quando o jogador muda o tipo de unidades que está usando ou pensando em usar. Exemplo: Jogador Zerg estava usando combinação de baratas e tatus bomba, e agora com o pináculo pronto, passa para mutaliscas e zergnídeos. Ou um jogador Protoss que estava usando combinação de tormento e colossos, passa a usar imortais, sentinela e destruidoras.

Timing Window

Esta estratégia se refere a um período de tempo na qual uma importante vantagem estratégica está ativa antes de ser vista pelo oponente. Em outras palavras, é uma pequena oportunidade onde a estratégia de seu oponente está vulnerável. Para sobrepujar essa pequena fração de tempo você deverá atacar seu oponente com as unidades apropriadas. Exemplo: em jogos de Protoss contra Protoss, você consegue o aprimoramento de +1 para ataque antes que seu adversário. Isto gera uma janela de tempo em que você está em vantagem, até que ele consiga alcançá-lo.

Turtle

Quando um jogador passa mais tempo defendendo do que atacando. Geralmente, os terranos são uma raça que fazem muito turtle devido à natureza estática de algumas de suas unidades (tanques no modo siege por exemplo).

Qual é o melhor jogo de estratégia? Veja a opinião de outros gamers no nosso fórum!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro Lima
    2015-01-22T14:32:34

    GG = Good Game GL = Good Luck

  • Alex Oliveira
    2013-08-06T15:47:14  

    o que e gg e gl?

    recentes

    populares

    • Alex Oliveira
      2013-08-06T15:47:14  

      gg: good game (bom jogo) gl: good luck (boa sorte) hf: have fun (se divirta)

    recentes

    populares

    • Alex Oliveira
      2013-08-06T15:47:14  

      GG = good game (ou seja você foi derrotado ou ganhou)