Jogos de estratégia

02/09/2013 16h57 - Atualizado em 02/09/2013 17h04

The Bureau XCOM Declassified: veja dicas para jogar o novo game da série

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

The Bureau: XCOM Declassified é o décimo jogo da mais famosa série de invasão alienígena e acrescenta diversas novidades aos intensos combates táticos de XCOM. Siga nosso tutorial e fique por dentro de tudo que há de novo em The Bureau, lançado no dia 20 de agosto para PlayStation 3, Xbox 360 e PC.

wallpaper1_1920x1080The Bureau: XCOM Declassified (Foto: Divulgação)

Diferente dos outros títulos da série, a história de XCOM Declassified se passa nos Estados Unidos em 1962, durante um dos períodos mais críticos da Guerra Fria. O jogo também tem um protagonista, o talentoso e ranzinza agente especial da CIA Willian Carter. Logo no começo do game o personagem se vê em meio a um violento ataque extraterrestre, sendo em seguida recrutado como um dos principais agentes e o líder dos esquadrões de combate de uma agência secreta do governo, criada para lutar contra inimigos que invadissem o solo norte-americano.

Os controles e a interface de combate

Desta forma, The Bureau: XCOM Declassified já começa com sua interface de batalhas, com o agente Willian Carter tendo que escapar de um ataque surpresa dos alienígenas a uma base militar. Os controles seguem o tradicional esquema de movimentações pelas teclas W, A, S e D e a mira e os disparos sendo coordenados pelo mouse.

O resto dos movimentos não trazem grandes novidades. A tecla “Shift” faz o protagonista correr e se entrincheirar contra tiros inimigos, “C” aciona movimentos de esquiva e rolamentos, “F” ativa ataques com as mãos e “E” permite interagir com objetos e personagens pelos cenários.

Esquema da interface dos combates (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Esquema da interface dos combates (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Legenda da interface de combate:

A Manda os membros do esquadrão avançarem
B Manda os outros agentes retrocederem
C Indicador do nível de experiência do personagem
D Mostradores exibindo as habilidades de cada agente
E Status do protagonista
F Indicador do nível de saúde de cada agente
G Arma selecionada
H Número de granadas
I Status da munição

No entanto, a grande inovação do game é apresentada a partir do momento em que Willian Carter encontra outros agentes e demonstra a sua capacidade de liderança para lutar contra múltiplos inimigos. Uma nova interface chamada “Battle Focus” é acionada e pode ser ativada ou desativada através da barra de espaço.

Destacando vários detalhes do ambiente, esta aptidão do protagonista desacelera o tempo, permitindo que o jogador tenha uma melhor noção do campo de batalha e programe-se para utilizar habilidades especiais e orientar a posição, os alvos e ações dos outros agentes de sua equipe.

Esquema da interface dos combates com o "Battle Focus" acionado (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Esquema da interface dos combates com o "Battle Focus" acionado (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Legenda da interface Battle Focus:

A Minimapa do campo de batalha
B Modo de escaneamento (acionado pela tecla “F”)
C Habilidades do agente da esquerda (destacada pela tecla “A”)
D Indicador que exibe as atividades programadas iluminadas
E Indicador que mostra o status de saúde e a programação das habilidades de cada personagem
F Habilidades do agente da direita (destacada pela tecla “D”)
G Habilidades do protagonista (destacada pela tecla “S”)
H Controles auxiliares de cada ordem dada
I Inimigo escaneado e exibido em vermelho no campo de batalha
J Indicador dos alvos dos outros agentes

Como administrar equipes e interagir com personagens da base

Entre as missões de campo de The Bureau: XCOM Declassified, Willian Carter precisará explorar a base secreta da agência e interagir com vários personagens para desenvolver a história e entender um pouco mais sobre os planos de reação contra a ameaça alienígena.

Os movimentos se mantém os mesmos para se locomover e direcionar a câmera e o olhar do protagonista, e o único comando possível é o acionado pela a tecla “E” para interagir com objetos e personagens.

Durante as conversas o jogador poderá indicar falas e perguntas de Willian Cartes pelo mouse (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Durante as conversas o jogador poderá indicar falas e perguntas de Willian Cartes pelo mouse (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Durante os diálogos, o jogador poderá escolher pelo mouse algumas falas e perguntas de Willian Carter, o que pode acabar acionando rápidas tarefas, que precisarão ser resolvidas na base, ou então fazer com que o protagonista receba informações mais precisas sobre as missões principais.

Apesar de não haver um guia ou uma interface para ajudar a se orientar pelo centro de comando do Bureau, o seu espaço físico não é tão grande e é possível se informar sobre a localização de algumas de suas salas em um mapa próximo ao escritório do protagonista.

Na base, o jogador pode se orientar por um mapa próximo a sala de Willian Carter (Reprodução/Daniel Ribeiro)Na base, o jogador pode se orientar por um mapa próximo a sala de Willian Carter (Reprodução/Daniel Ribeiro)

Para enviar agentes para missões paralelas às suas, o jogador precisará interagir com aparelho no centro da sala de operações onde, é possível contratar recrutas e visualizar, equipar e personalizar todos os membros de sua equipe.

Ainda neste dispositivo, o jogador poderá acompanhar as notícias sobre a atividade extraterrestre e escolher quais agentes irão lhe acompanhar nas missões menores e nas principais, que desenvolvem a trama do jogo.

Para coordenar as suas missões e enviar esquadrões em forças tarefas paralelas, o jogador deve manipular um aparelho no centro da sala de operações (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Para coordenar as suas missões e enviar esquadrões em forças tarefas paralelas, o jogador deve manipular um aparelho no centro da sala de operações (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Agentes e suas classes

Em The Bureau: XCOM Declassified o jogador irá encontrar quatro classes de agentes especiais, cada uma com a capacidade de desenvolver cinco habilidades que serão recebidas sempre que o nível do personagem evoluir com os pontos de experiência recebidos.

No entanto, Willian Carter é um agente com uma classe especial, diferente das dos seus subordinados, chamada de “Líder de Esquadrão”. Além disso, o personagem é o único que pode carregar granadas e possui dez habilidades para serem desenvolvidas, todas diferentes das dos outros quatro tipos de agente.

Willian Carter é o único agente com a classe "Líder de esquadrão" (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Willian Carter é o único agente com a classe "Líder de esquadrão" (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

O protagonista possui cinco aptidões fundamentais no campo de batalha: regenerar a sua saúde e a dos membros de sua equipe, fazer objetos ou inimigos flutuarem, invocar um estranho ser que atrapalha os adversários, convocar uma sonda voadora e controlar a mente dos seus alvos.

Os agentes que forem recrutados poderão ter o histórico de seus perfis construídos, sendo possível escolher aptidões específicas. Porém, o jogador poderá equipar e alterar a sua aparência e as cores dos uniformes de todos os membros da equipe.

O jogador pode personalizar a aparência e as cores do uniforme de todos os agentes de sua equipe (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)O jogador pode personalizar a aparência e as cores do uniforme de todos os agentes de sua equipe (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

A opção do menu chamada “Perks” exibe uma espécie de árvore de habilidades, onde o jogador poderá definir o desenvolvimento de cada agente, sendo orientado sobre o funcionamento de cada aptidão por pequenos vídeos sempre que a escolher pela primeira vez.

Além disso, cada personagem pode ser equipado com as armas disponíveis para sua classe e também pode carregar uma mochila especial, que possui tecnologia alienígena e melhora a sua performance com certos de tipos de armas ou contra tipos específicos de inimigos.

Cada agente poderá carregar uma mochila, equipada com tecnologia alienígena, que ativa bonificações a diferentes atributos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Cada agente poderá carregar uma mochila, equipada com tecnologia alienígena, que ativa bonificações a diferentes atributos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Características das quatro classes de agentes:

Ícone Classe Descrição
Classe Comando de The Bureau: XCOM Declassified (Foto: Divulgação)
Comando É mais resistente e tem boas habilidades em combates diretos e com armas de curto alcance. Podendo desenvolver habilidades para distrair os inimigos, arremessar alvos com poderosas ondas de choque e proteger membros do grupo com escudos de energia.
Classe Suporte de The Bureau: XCOM Declassified (Foto: Divulgação)
Suporte Possui aptidões que melhoram o desempenho do grupo como um todo e também podem criar um campo de força para proteger grupos de agentes.
Classe Reconhecimento de The Bureau: XCOM Declassified (Foto: Divulgação)
Reconhecimento Utilizando armas de longo alcance, os agentes desta classe podem desenvolver poderes para realizar um tiro de alto impacto, ficar invisível por alguns segundos, criar hologramas para enganar inimigos e marcar uma área para ser bombardeada.
Classe Engenheiro de The Bureau: XCOM Declassified (Foto: Divulgação)
Engenheiro É o tipo de agente mais vulnerável, mas pode instalar armadilhas e armas pelos cenários, espalhando minas pelo chão e montando torres de laser ou de mísseis.

Qual foi o melhor game de estratégia que você já jogou? Comente no nosso fórum!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares