07/09/2013 08h10 - Atualizado em 07/09/2013 08h10

Cartão de memória: saiba resolver os problemas mais comuns

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

As câmeras digitais são as companheiras inseparáveis de uma boa viagem ou de quem simplesmente quer fotografar os momentos especiais com amigos e família. Por isso, é importante ter como acessório um cartão de memória para guardar tudo e não ter que se preocupar em economizar espaço. Mas, e se o cartão sofrer alguma falha?

Confira as dicas abaixo e descubra como resolver os problemas mais comuns com cartões de memória para não ficar na mão.

Os cartões SD variam conforme sua portabilidade e velocidade de gravação (Foto: Reprodução/SD Association)Os cartões SD variam conforme sua portabilidade e velocidade de gravação (Foto: Reprodução/SD Association)

- Cartão de memória protegido contra gravação ou travado

Esse é um problema bastante comum, porém bem simples de resolver. Normalmente acontece com os usuários menos experientes e é acusado pela própria máquina fotográfica ao tentar salvar uma imagem.

Para resolver, basta retirar o cartão de memória e verificar a posição da chave localizada na lateral. Mova-a para cima para destravar e tente fotografar novamente. Se não resolver, mova a chave para cima a para baixo três vezes, deixando na posição ‘travado’ por 30 segundos. Depois, mova para cima e tente fotografar novamente. Se ainda assim o erro persistir, formate o cartão de memória utilizando a própria câmera – procure a opção no menu de configurações.

- Mensagem de erro ‘Cartão de Memória não pode ser usado’

Não há como saber ao certo o motivo deste problema ocorrer. Se você ver esta mensagem ao tentar fotografar, desligue a câmera e ligue-a novamente. Tome cuidado para somente reiniciar se estiver apagada a luz vermelha, indicando que o dispositivo está ocupado. Se o problema persistir, tente formatar a câmera.

- Arquivos ilegíveis ou não encontrados

Algumas vezes a câmera pode parecer estar funcionando normalmente, gravando fotos e vídeos sem problemas. Porém, ao visualizar suas gravações, aparece uma mensagem acusando que os arquivos não foram encontrados ou não podem ser lidos.

Nesses casos, é necessário baixar algum programa de recuperação de dados como o EaseUs Data Recovery Wizard. Depois de instalado, deixe-o rodar em seu cartão SD para ter seus arquivos de volta.

Se mesmo assim você não conseguir recuperar seus dados, tente levar seu cartão em uma assistência técnica especializada. Eles geralmente têm aparelhos mais poderosos que qualquer software de recuperação de dados.

- Cartão de memória com lentidão

Na verdade este pode não ser exatamente um problema. Dependendo do modelo do cartão, ele pode ter uma velocidade diferente de transferência de dados. Quanto maior a classe do cartão de memória, mais rápido ele consegue gravar os dados obtidos pelo dispositivo de captura.

Para ver qual a classe do seu SD, basta olhar o número escrito no cartão, que pode ser 2, 4, 6 ou 10. Se o tipo do cartão for UHS (Ultra High Speed), a numeração começa em 1, mas como esse tipo costuma ser bem rápido, qualquer lentidão deve ser um problema.

Se seu cartão SD está lento e for UHS ou você perceber que está mais lento que o normal, tente formatar.

Quanto maior o número escrito no cartão, maior é sua velocidade de gravação (Foto: Reprodução/SD Association)Quanto maior o número escrito no cartão, maior é sua velocidade de gravação (Foto: Reprodução/SD Association)

- Cartão danificado ou corrompido

Um caso extremo como esse ocorre quando o cartão de memória é submetido a temperaturas não recomendadas pelo fabricante, muito altas ou muito baixas. É comum também acontecer quando o dispositivo é molhado, o que pode causar uma falha permanente.

Se você tiver esse problema, não há como recuperar o cartão SD. Resta, então, somente tentar recuperar seus dados utilizando algum software de recuperação ou o serviço especializado, conforme citado acima.

- Computador não consegue ler o cartão de memória

Algumas vezes a câmera lê e grava os arquivos normalmente no cartão, mas, ao tentar transferir os arquivos para o computador, ele não o reconhece ou não consegue ler. Dessa vez, entretanto, é mais comum que o problema esteja no computador.

Primeiramente, tente conectar sua câmera em outra porta USB, verificando se o sistema operacional identificará e instalará os drivers normalmente. Caso o problema permaneça, tente instalar os drivers do seu aparelho manualmente, usando o CD que acompanha a câmera ou fazendo o download no site do fabricante.

Se o seu computador for antigo, é provável que o sistema não reconheça o cartão por um problema de compatibilidade, pois cartões SD grandes só são reconhecidos por computadores mais modernos. Nesse caso, tente mesmo assim proceder com a instalação manual dos drivers.
 

Na maioria das vezes, a última alternativa para tentar resolver problemas com o cartão de memória é formatá-lo. Se for necessário fazer esse procedimento, não esqueça de fazer um backup de todos os seus arquivos no computador, pois a formatação apagará tudo. E se você não se sentir seguro, não hesite em levar seu cartão para uma empresa especializada. Às vezes pagar pelo serviço sai barato, dependendo da quantidade e importância das fotos e imagens que você guardou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thais
    2017-10-17T17:01:47  

    ola tenho um cartão de memoria de 32 g, ele estava pegando perfeitamente, porem de uma hora pra outra ele n quis mais pegar no tablet, coloquei em outro dispositivo e ele n aparece, n sei o que ouve com ele e todos os meus arquivos estavam lá

    recentes

    populares

    • Thais
      2017-10-17T17:01:47  

      Comigo aconteceu o mesmo o que fazer para as minhas fotos voltarem?

  • Jean Lima
    2016-09-06T11:51:22  

    Comprei um cartão de memória nos EUA: Sony U3 Classe 10 94 MB/s 64GB, e quando o insiro na minha filmadora ele fica dizendo pra verificar o cartão de memória. Já o inseri em outras câmeras e ele não funciona. Alguém me ajuda a descobrir o que está acontecendo? Por favor!

    recentes

    populares

    • Jean Lima
      2016-09-06T11:51:22  

      Formate o cartão pelo computador: insira-o no adaptador e utilize um computador que tenha suporte para entrada de cartão e realize a formatação.

  • Maria Fernanda
    2016-12-03T02:54:05

    Tenho um catão de 16gb micro sd e do nada ele parou de pegar, apago tudo, coloco o adaptador no pc e ele n reconhece oq eu faço ??

  • Deborah Gomides
    2015-06-09T21:15:59  

    Alguém me ajuda pf, comprei um G3 pq a memória externa ia até 128gb. O meu micro sd é de 68gb, e eu coloco os arquivos normalmente, mas qnd eu tiro o micro sd do cel e coloco novamente ele apaga tudo que eu tinha no sd, alguém sabe dizer o que é?

    recentes

    populares

    • Deborah Gomides
      2015-06-09T21:15:59  

      Zap 75 99122-8441, fale comigo mais informações.

    recentes

    populares

    • Deborah Gomides
      2015-06-09T21:15:59  

      Tbm to com problemas com o cartão de memória,passo as fotos e depois não consigo abrir

  • Rodrigo Campos
    2013-09-08T09:05:44  

    comprei um cartao micro sd 32gb classe 10 e ele ta comrompendo os arquivos quando vou passar uma musica ou um video do meu pc para o sd eles nao funcionam. Acho que vou ter que comprar outro.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Campos
      2013-09-08T09:05:44  

      O cartao esta com virus, e preciso formatar por completo. Este cartao reconhece no pc. Duvida,meu zap 75 99122-8441

    recentes

    populares

    • Rodrigo Campos
      2013-09-08T09:05:44  

      Anderson. O que faço com meu micro sd?

  • Francimar Cavalcante
    2014-03-22T19:25:24

    ola como faço, meu cartão sd skandisc de 32 gb não funciona tem alguem que possa me ajudar, por ai

  • Robson Correia
    2014-02-25T07:50:29  

    Aí foi demais meu caro, se o computador não lê o cartão, como vou salvar meus arquivos, vc brincou com esse post ridículo!

    recentes

    populares

    • Robson Correia
      2014-02-25T07:50:29  

      Diga do começo o que aconteceu com seu cartao. Meu zap 75 99122-8441

    recentes

    populares

    • Robson Correia
      2014-02-25T07:50:29  

      Quando eu comprei estava normal mas depois de um tempo ele não quis mais transferir os arquivos falava"transferência interrompida " oque eu faço

  • Elias Zonin
    2014-05-19T18:19:42  

    ola a pouco tempo comprei 10 microsd de 8 gb mas quando comecei a colocar musicas neles dava para executar umas 50 musicas as outras ficavam com muito chio e nao da para escutar nada gostaria de uma ajuda valeu..

    recentes

    populares

    • Elias Zonin
      2014-05-19T18:19:42  

      Vc comprou a onde este cartao

  • Sandro Costa
    2015-10-02T00:09:04

    E quando o cartão diz estar protegido, mesmo com a chave do card aberta?