Computadores

20/09/2013 08h00 - Atualizado em 20/09/2013 08h00

Como escolher a fonte ideal para o PC com a Calculadora de Alimentação?

Thiago Bittencourt
por
Para o TechTudo

Se você está com dúvidas sobre como calcular a quantidade de watts que uma fonte de alimentação deverá possuir para suportar o seu computador, saiba que a ASUS disponibiliza em seu site, uma calculadora específica para tal tipo de cálculo. Para descobrir como utilizar tal utilitário, acompanhe este tutorial que o TechTudo preparou para você.

Fonte de alimentação precisa ter a força potência ideal para cada computador (Foto: Divulgação)Fonte de alimentação precisa ter a potência ideal para cada computador (Foto: Divulgação)

Passo 1. Ao acessar o site da calculadora de alimentação da ASUS, você deverá fornecer todas as características do computador que você estiver montando. Na seção “Motherboard”, informe se o computador será um servidor (Server) ou um Desktop. No exemplo deste tutorial, informaremos “Desktop”;

Informe se o computador é um desktop ou servidor (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Informe se o computador é um desktop ou servidor (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 2. Em seguida, na seção “CPU”, informe a fabricante do processador, o seu tipo (se é um AMD, Intel Core i3, i5, i7, etc), a série e a quantidade de processadores. Para nosso exemplo, escolhemos a fabricante “Intel”, o tipo “Intel Core i3″, a série “Core i3-4330″ e “1″ para a quantidade de processadores;

Forneça as informações do processador (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Forneça as informações do processador (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 3. Na seção “VGA Card, você deverá informar a fabricante e o modelo da placa de vídeo que será utilizada em seu PC. Informamos a fabricante “NVIDIA”, o modelo “GeForce GTX760″ e “1″ para a quantidade;

Informe as características da placa de vídeo do computador (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Informe as características da placa de vídeo do computador (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 4. Na próxima seção, “Memory Module”, será a vez de informar a memória utilizada pelo PC. Para nosso exemplo, informados dois pentes de memória do tipo DDR3;

Informe qual tipo de memória RAM será utilizada (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Informe qual tipo de memória RAM será utilizada (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 5. Em “Storage Devices”, será muito importante que você informe os dispositivos de mídia e armazenamento que o computador possuirá. Para a opção “HDD (Hard Disk Drive), DVD-ROM, DVD-RW”, escolhemos a quantidade “1″. E para a opção “DVD/CD-RW Combo”, também escolhemos o valor “1″;

Forneça as informações referentes aos dispositivos de armazenamento e mídia adotados (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Forneça as informações referentes aos dispositivos de armazenamento e mídia adotados (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 6. Por fim, informe a quantidade de dispositivos USB que poderão estar conectados ao PC, se o mesmo possui saídas Firewire, a quantidade de dispositivos PCI (como placas de rede, áudio, etc ) e a quantidade de coolers presentes. Em nosso exemplo, informaremos os seguintes dispositivos: cinco portas USB, duas placas PCI, e dois coolers, um para a CPU e outro para o gabinete;

Informe quantas portas USB o pc utilizará, placas, coolers entre outros (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Informe quantas portas USB o pc utilizará, placas, coolers entre outros (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 7. Ao terminar de informar todas as características do computador, você poderá conferir a quantidade de watts necessária para a fonte de alimentação. É importante observar, que tal valor será aproximado. Ou seja, o mesmo será calculado com base no consumo máximo de cada item de hardware informado.

Quantidade de watts necessária para a fonte de alimentação (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) (Foto: Quantidade de watts necessária para a fonte de alimentação (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt))Quantidade de watts necessária para a fonte de alimentação (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Tem alguma dúvida sobre fontes de alimentação? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Ricardo
    2016-10-29T02:16:02

    Link quebrado e ninguém da Techtudo para reparar. Bem típico do site...

  • Ocelo Filho
    2014-05-20T10:30:50

    O link tá quebrado. =(

  • Cristiano Moreira
    2013-09-20T22:43:04

    Eu conhecia outros sites desse tipo, mas não sabia da Asus, vou dar uma conferida e ver se é melhor ou não