Computadores

23/09/2013 08h53 - Atualizado em 23/09/2013 11h01

Como melhorar o desempenho do computador na hora de jogar

Rodrigo Gurgel
por
Para o TechTudo

Melhorar o desempenho do computador é fundamental para quem usa a máquina para jogar. Alguns upgrades na performance podem ser feitos por qualquer usuário com ou sem a ajuda de programas específicos. O TechTudo preparou algumas dicas para que os gamers possam estar sempre tinindo quando forem jogar mesmo os títulos mais pesados.

Confira 10 notebooks gamers que rodam jogos atuais

game620douglasmendes (Foto: game620douglasmendes)Melhore sua máquina para jogar games (Foto: Douglas Mendes)

Antes de partir para as dicas mais avançadas, é necessário cobrir o básico. Se o computador estiver executando diversas tarefas ao mesmo tempo - como downloads, muitos programas abertos etc -, pode sobrecarregar o seu processador, o que leva a jogos rodando mais lentamente. Caso a máquina esteja ligada sem descanso há muitas horas, é bom desligá-la por alguns minutos. O excesso de informação na memória dificulta o funcionamento dos games.

Também é importante checar a presença de malwares. Uma das causas mais comuns para PCs lentos são programas maliciosos trabalhando no background, o que consome a memória e o processador. Essa checagem pode ser feita facilmente com auxílio de programas antivírus.

Softwares que melhoram o desempenho

Há muitos programas que podem ajudar a melhorar o desempenho do computador. Dentre os gratuitos, dois se destacam: o JetClean e o Razer Game Booster. O primeiro é um software de limpeza e organização, com algumas funções gratuitas, como a chamada “Performance Booster”, muito útil para gamers querendo dar aquele “up” a mais na capacidade de seu computador.

Já o Razer Game Booster foi desenvolvido especificamente para melhorar o desempenho da máquina para rodar jogos. Ele não trabalha com limpezas completas – apesar de fazer um escaneamento automático dos drivers e buscar por qualquer um que esteja desatualizado -, mas oferece um “boost mode”, que pode ser tanto ativado manualmente sempre que o usuário iniciar um dos jogos através do programa. A aplicação  não identifica todos os títulos instalados nas máquina, mas é possível selecionar outros e adicionar à lista.

Você e seu computador

Notebook Gamer Avell (Foto: Divulgação)Notebook Gamer Avell (Foto: Divulgação)

Além de usar softwares que ajudam a melhorar o desempenho do computador, o usuário também pode conferir alguns detalhes no hardware que auxiliam no processo de rodar games sem travamentos. É importante checar sempre se os drives est]ão atualizados. Ao esquecer de baixar os updates periódicos dos programas que "conectam" o PC às placas de vídeo, som, rede etc pdoe fazer com que esses componentes não. O Razer Booster, citado acima, pode fazer essa análise dos softwares desatualizados e, consequentemente, os downloads para o usuário.

Se o notebook é usado para jogos, verifique as configurações de energia. A maioria dos laptops tem, por padrão, um plano de energia “equilibrado”, a fim de oferecer o melhor entre tempo de vida da bateria e desempenho da máquina – o que é ruim quando se quer jogar. Para alterar a configuração, basta acessar, no Painel de Controle, a seção de “Opções de Energia” e selecionar “Alto Desempenho”.

Ficar de olho na atualização de drives é importante (Foto: VG247)Ficar de olho na atualização de drives é importante (Foto: VG247)

Realizar uma desfragmentação de disco é outra ação fundamental: é como fazer uma faxina na casa, tornando mais fácil para o computador encontrar os arquivos que precisa utilizar mais rapidamente. Se o game for online, lembre-se de desligar programas que pesam na conexão. Dependendo da capacidade da Internet, talvez seja melhor fechar aplicações de torrents e de bate-papo, como o Skype. Para se comunicar com sua equipe existem, incluive, softwares muito mais leves. 

Funções como IP Release, Renew e Flush DNS são simple e ajudam muito a melhorar a conexão e, muitas vezes, a resolver problemas de ping ou latência altos em jogos online. Para acessá-las no Windows, basta conferir os passos abaixo. É importante mante em mente que isso irá desconectar a Internet momentaneamente.

Passo 1.  Aperte a tecla de Windows + R. Isso vai abrir o menu “Executar”. Digite CMD, e o prompt de comando vai abrir.

Passo 2. Digite ipconfig /release, e espere alguns segundos pela resposta.

Passo 3. Digite ipconfig /renew, e espere alguns segundos pela resposta.

Passo 4. Digite ipconfig /flushdns, e espere alguns segundos pela resposta.

Com todas essas  ações feitas, seu computador certamente terá um desempenho melhor ao rodar jogos. Se a execução de algum título continuar a ocorrer de forma precária, existe sempre a chance de que sua máquina não atenda aos requisitos mínimos. Para descobrir, dê uma conferida no site oficial do game.

Quer saber qual é a melhor VPN para jogos online? Confira no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Matheus Ravete
    2016-12-28T21:15:08

    JetClean e o Razer Game Booster. qual desses dois é melhor ?

  • Fernando Ferreira
    2015-01-28T11:25:53  

    Game Boost funciona mesmo

    recentes

    populares

    • Fernando Ferreira
      2015-01-28T11:25:53  

      Vc q tem conhecimento desse Game Bosst, ele consome muita internet ? Pois a minha é só de um mega e fico com medo de ficar com Ping durante a partida

    recentes

    populares

    • Fernando Ferreira
      2015-01-28T11:25:53  

      Mano relaxa, ele apenas acelera a velocidade do jogo

  • Elias Gabriel
    2015-09-17T20:29:42  

    Essas funções "IP Release, Renew e Flush DNS" eu tenho q ativá-las com q frequência? Toda vez q eu ligo o pc ? Quando eu trocar de rede de internet ?

    recentes

    populares

    • Elias Gabriel
      2015-09-17T20:29:42  

      Quando a internet estiver lenta ou falhando.

  • Silmar Pereira
    2015-09-08T23:27:34

    as dicas são bem interessantes, também recomendo o uso de Advanced SystemCare 8 que otimiza e possui a função game booster!

  • Rodrigo Cypriano
    2013-10-01T16:35:16  

    Legal a dica, porém depois do flushdns minha smartv não enxerga mais o roteador wireless da gvt. Complicou.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Cypriano
      2013-10-01T16:35:16  

      Conseguiu resolver o problema?

  • André Carvalho
    2014-02-25T17:51:03

    Bem legal as dicas. Estou usando um programa chamado pc faster, não conhecia ele muito bem ai baixei no meu pc pra ver se era bom. Gostei bastante, agora pra jogar ta muito daora. Recomendo.

  • Silvio Maia
    2013-09-23T10:47:40

    Vamos testar né, pra ver se é verdade isso. ;D

  • Everson Oliveira
    2013-09-23T13:43:03

    o melhor antivirus se chama "usuario" ele é quem tem que saber o que faz ou deixa de fazer no pc... o melhor desempenho nos jogos é na maior parte dos casos fica por conta da placa de video ou do processador.

  • Franklin Sousa
    2013-09-23T12:51:30

    pq mostrou gta V ali? kkk nem pra pc saiu ainda... agora vai uma dica minha, quer melhorar seu pc? compro outro...

  • Hugo Souza
    2013-09-23T12:19:30

    ESSAS "DICAS" SERVEM MAIS PARA TAREFAS DIARIAS DO QUE PARA "GAMES" ESPECIFICAMENTE...

  • Flavio Costa
    2013-09-25T08:14:20

    KKKK quer dizer que o JetClean é melhor que o ccleaner ? depois falam que não pagam por reportagens !!!

  • Decibel
    2013-09-23T14:40:17

    valeu pela dica do jetclean muito bom o programa