24/09/2013 07h35 - Atualizado em 24/09/2013 10h20

Como usar Mercado Livre Envios e economizar nas tarifas dos Correios

João Paulo Carrara
por
Para o TechTudo

O Mercado Livre, site de compras e vendas online, por meio de um acordo com os Correios, oferece aos seus usuários o serviço “Mercado Livre Envios”. A ferramenta integrada facilita o envio de produtos para quem vende, ao otimizar o tempo, dar descontos e melhorar o gerenciamento, e também para quem compra, que pode calcular o valor extado do frete.

Segundo o Mercado Livre, o preço dos envios é calculado utilizando tarifas especiais dos Correios até 20% mais baratas que se utilizado o serviço normalmente numa das agências.

Passo 1. Após fazer login com seu nome de usuário e senha, clique em “Minhas vendas”. Depois, no botão do "Mercado Livre Envios" e “Comece agora”, conforme a imagem abaixo;

Clique no botão "Comece agora" para iniciar o cadastro (Foto: Reprodução)Clique no botão "Comece agora" para iniciar o cadastro (Foto: Reprodução)

Passo 2. O Mercado Livre irá solicitar, então, que você preencha o seu endereço. Ou seja, o local de origem de onde as mercadorias serão enviadas para os compradores;

Preencha com o endereço de envio dos produtos (Foto: Reprodução)Preencha com o endereço de envio dos produtos (Foto: Reprodução)

Passo 3. Um mapa irá listar as agências que fazem parte do serviço. Escolha a sua agência dos Correios autorizada mais próxima e clique em “Aceitar”;

Escolha a agência autorizada mais perto de você (Foto: Reprodução)Escolha a agência autorizada mais perto de você (Foto: Reprodução)

Passo 4. Feito isso, a ferramenta já estará funcionando no seu perfil de usuário Mercado Livre. A partir de agora, em todo anúncio do vendedor, surgirá uma tela em que o comprador digita o seu CEP. Através disso, o plugin dos Correios se encarrega de calcular o valor exato do frete, assim como o tempo previsto de entrega, e o melhor: tudo isso em tempo real. Chega ao fim toda a chateação de de ficar fazendo perguntas ao vendedor sobre o cálculo do frete;

Um nova área surgirá em cada anúncio do vendedor permitindo o cálculo automático do frete (Foto: Reprodução)Um nova área surgirá em cada anúncio do vendedor permitindo o cálculo automático do frete (Foto: Reprodução)

Passo 5. Depois desse processo, para toda venda efetuada surgirá a opção “Imprimir etiqueta”. O vendedor deverá clicar nesse botão e imprimir uma etiqueta que já estará devidamente preenchida com todos os dados do remetente e destinatário. Cole essa etiqueta na embalagem e leve o produto até a agência cadastrada no passo 3 deste tutorial.

Observação: O valor do frete já estará pago aos Correios, que receberá por meio de transferência eletrônica do Mercado Livre, sem que seja necessário pagar no ato do envio;

Após confirmar a venda, imprima a etiqueta (Foto: Reprodução)Após confirmar a venda, imprima a etiqueta (Foto: Reprodução)
Agora basta colar a etiqueta na embalagem e enviar o produto (Foto: Reprodução)Agora basta colar a etiqueta na embalagem e enviar o produto (Foto: Reprodução)

Passo 6. Nesse momento, o comprador recebe automaticamente um e-mail, sendo informado sobre o envio do produto e o seu respectivo número de rastreio, sendo este último bastante útil para consultar cada etapa do caminho percorrido pela sua compra nas agências;

O comprador receberá o número de rastreio do produto (Foto: Reprodução)O comprador receberá o número de rastreio do produto (Foto: Reprodução)

Passo 7. Ao vendedor, resta acompanhar o status do envio do produto diretamente do painel do Mercado Livre, não sendo mais necessário recorrer ao site dos Correios e consultar separadamente cada uma de suas vendas.

O vendedor poderá acompanhar o trânsito de cada uma das suas vendas sem precisar acessar o site dos Correios. (Foto: Reprodução)O vendedor poderá acompanhar o trânsito de cada uma das suas vendas sem precisar acessar o site dos Correios. (Foto: Reprodução)

 

 

Dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Elifas
    2013-09-24T10:21:26  

    Evitar colocar em logomarca do mercado livre e descrição, porque carteiros ou funcionários dos correios se ver em descrição e logomarca, eles acham o que tem dentro da encomenda, vão roubar o produto até recolocar o tijolo na encomenda. Comprador vai cair cair...

    recentes

    populares

    • Elifas
      2013-09-24T10:21:26  

      trabalhei nos correios, não como carteiro, mas sei que 99% são batalhadores, honestos e quem pensa que funcionários dos correios são estatutários estão enganados, são celetistas e da mesma forma que um trabalhador privado é demitido, eles também o são, o comentário acima fala que servidor público tende a ficar desonesto por não ser mandado embora, isso é balela, honestidade a gente carrega por toda a vida.

    recentes

    populares

    • Elifas
      2013-09-24T10:21:26  

      Jonas tem alguns funcionários que trabalham no raio-x no correio e roubaram. Mesmo câmera que ta filmando e eles está nem ai.

  • Aleciano Júnior
    2016-01-24T23:39:09

    Alguém sabe dizer se eu posso enviar o produto por meio de um agência em outra cidade diferente da constada no anuncio?

  • João Garcia
    2013-09-24T09:55:38  

    O serviço ainda tem muitas falhas , a principal é a demora na geração da etiqueta para vc enviar o produto comprado. Quando isso acontece o comprador receberá o que comprou com atraso, só não entende que a culpa não é do vendedor. Já o desconto é uma "pegadinha", na verdade esses 20% quem paga é o vendedor, isso vem descontado na fatura. Já que o Mercado Livre divulga o desconto, que banque também..

    recentes

    populares

    • João Garcia
      2013-09-24T09:55:38  

      Aí vc colocar 20% a mais na venda do produto, pra compensar isso. Se não o Silvio Santos não estaria rico hoje.

  • Felipe Lopes
    2013-09-24T11:07:39

    Tem que ser muito TROUXA pra usar qualquer serviço desse site DESONESTO chamado Mercado Livre. Vejam que eles possuem mais de 12 mil (DOZE MIL) reclamações no Reclame Aqui e simplesmente não responderam NENHUMA. Estou com uma dívida com eles sobre cobranças indevidas de tarifas de anúncio onde fui completamente LESADO por compradores que NEM CPF ou EMAIL corretos possuíam no sistema. Mas mesmo assim o Mercado Livre permitiu o cadastro dos mesmos e ainda por cima deixa essas pessoas prejudicarem bons vendedores pois o lucro deles aumenta ainda mais com anúncios que são retirados do ar. VERGONHA

  • Alexandre Lima
    2013-09-24T20:18:41  

    Fui associado do ML por muito anos, no meu primeiro anúncio, não recebi nenhum informativo de interessados , recebi simplesmente, para minha total surpresa, uma cobrança sobre uma venda que eu NÃO EFETUEI, tanto que tenho o produto até hoje comigo. Enviei por várias vezes comunicado ao suporte do ML e simplesmente disseram que devo mesmo e que tenho que pagar. Somente se o usuário, havia um interessado mas não fui informado sobre isso, que fez perguntas (que não chegaram a mim) que informa-se ao ML uma avaliação sobre o meu anúncio, mas esse não o fez. Enfim, ML, NUNCA MAIS!! NÃO CONFIO!

    recentes

    populares

    • Alexandre Lima
      2013-09-24T20:18:41  

      Ana Silva, quando há interesse de alguém, um lance, uma pergunta, qualquer informação, você não é notificado? Caso não seja, então eles tem razão agora se todo interessado no seu produto que fizer qualquer coisa na sua página você deverá receber uma mensagem, então estou correto, pois não recebi NADA DE NINGUÉM. NENHUMA COMUNICAÇÃO, SÓ A COBRANÇA. Pode então você explicar isso? Grato.

  • Yuri Pessoa
    2013-09-24T13:37:13  

    O Paypal já faz isso há tempos!

    recentes

    populares

    • Yuri Pessoa
      2013-09-24T13:37:13  

      São sócios, Yuri, só não sei como funciona a parceria Ebay, PayPal, MercadoLivre, Mercado Pago.....O segredo é aos poucos todos irem mudando...Hj em dia tem vários sites...BomNegocio, TodaOferta, OLX, e por ae vai

    recentes

    populares

    • Yuri Pessoa
      2013-09-24T13:37:13  

      Não dá nem pra comprar ML com PayPal. Quem já comprou pelos dois sabe mto bem disso.

  • Marcio Pinheiro
    2013-09-24T11:30:03  

    Fiz a simulação e não vi desconto algum, muito pelo contrário, ficou mais caro... Portanto, eu não uso e não recomendo...

    recentes

    populares

    • Marcio Pinheiro
      2013-09-24T11:30:03  

      tem desconto sim! Frete para são paulo capital é $14,50 pelo mercado envios é $6,50 . Envio para o RJ deu $17,00 pelo mercado envios dá $9,00.

    recentes

    populares

    • Marcio Pinheiro
      2013-09-24T11:30:03  

      Quem mora no fim do mundo infelizmente o frete ficará caro, óbvio.

  • Placildo Filho
    2016-07-22T18:56:48  

    quero usar o serviço mas não possuo uma impressora ) ; existe alguma alternativa ?

    recentes

    populares

    • Placildo Filho
      2016-07-22T18:56:48  

      Imprima em PDF e depois leva a uma livraria. Bem fácil e barato

    recentes

    populares

    • Placildo Filho
      2016-07-22T18:56:48  

      grava no pendrive e leva a uma livraria.

  • Suelen Rocha
    2016-07-04T11:11:58  

    Eu não consigo emitir a etiqueta, alguém sabe o que está acontecendo, poderiam me ajudar???

    recentes

    populares

    • Suelen Rocha
      2016-07-04T11:11:58  

      Clica em imprimir etiqueta de envio, creio que a pagina que voce esta, esteja bloquiando os pop-ups, libere eles para abrir a pagina...ou vai em uma papelaria que eles imprimem para voce. Espero ter ajudado =D

  • Paulo Acg
    2017-03-03T01:58:44  

    olá, por favor poderiam me ajudar, logicamente o site atualizou e não tem mais essa opção, ou pelo menos eu não a encontrei, e meu produto no valor de 36 reais postado no mercado livre, se eu utilizar o mercado envios o frete no PAC sai a 40 reais para determinado CEP, porém se eu for direto nos correios o mesmo produto para o mesmo CEP ficou em 17,90.. alguém pode me ajudar? se é alguma configuração na conta, o que eu tenho que fazer para ajustar o frete corretamente no mercado envios...

    recentes

    populares

    • Paulo Acg
      2017-03-03T01:58:44  

      Ola bom dia, deixa eu ver se entendi, voce chegou ja a vender o produto no mercado livre? Caso nao, é só ir na aba " modificar categoria", que o frete diminui dependendo do produto. Voce pode tambem optar e falar para seu comprador comprar e clicar em retirar com o vendedor, nessa voce pega a peça em questao e envia por conta propria nos correios. Logico que depois cobra esse valor do comprador rs Espero ter ajudado =D

  • Newton Chan
    2016-09-12T18:35:42  

    E o custo da embalagem?

    recentes

    populares

    • Newton Chan
      2016-09-12T18:35:42  

      Pois é, tenho essa dúvida também

    recentes

    populares

    • Newton Chan
      2016-09-12T18:35:42  

      Caso o comprador pague o frete, a embalagem nao importa, voce faz a embalagem em casa tudo certinho e envia. Caso opte por embalagens do correio, o valor deverá ser pago pelo vendedor, no caso voces. Espero ter ajudado =D

  • Juliana Siles
    2016-07-25T12:08:16  

    Estou vendendo um iapd e gostaria de saber se o frete tb cobrirá o carregador e a caixa original

    recentes

    populares

    • Juliana Siles
      2016-07-25T12:08:16  

      é só acomodar tudo na caixa , so não sei se cobre a embalagem...

    recentes

    populares

    • Juliana Siles
      2016-07-25T12:08:16  

      Voce pode estar enviando tudo em uma unica caixa. O correio é um valor fixo pago pelo comprador. Se enviar duas caixas logicamente uma vai e a outra fica. Precisa acomodar tudo certinho em uma unica caixa contendo a etiqueta de envio =D Espero ter ajudado

  • Luana Reis
    2017-03-08T15:53:53  

    Gostaria de saber se no passo 6 , é o próprio correio que envia automaticamente esse e-mail para o comprador, ou se é o vendedor que tem que enviar ?

    recentes

    populares

    • Luana Reis
      2017-03-08T15:53:53  

      Ola bom dia, assim que voce imprime a etiqueta de envio, nela ja consta o numero de rastreamento , mesmo nao tendo postado ainda a mercadoria, vai de voce. Eu assim que imprimo ja mando o codigo para o comprador. Mas assim que postado o produto nos correios o mercado livre tambem libera o codigo para o comprador. =D Espero ter ajudado

  • José Dalmi
    2017-03-30T11:01:39

    Alguém sabe me informar se posso enviar a mercadoria por sedex 10?

  • Karina
    2013-09-24T12:50:25

    Esse serviço do Mercado Envios só está dispónivel para quem utiliza como gestor de pagamento em seu e-commerce o MercadoPago?

  • Ricardo Barreira
    2013-09-24T09:59:27  

    para quem vai comprar uma unidade do produto vale à pena. Mas no meu caso que vendo iscas artificiais Bad Line, muitas vezes os compradores compram mais de uma, e já notei que acima de 6 o PAC dobra de preço, sendo que é possivel enviar até 1kg no preço minimo. Mas o sistema é ótimo. Agora posso pedir para alguem levar aos correios, sem a necessidade de entregar dinheiro a pessoa.

    recentes

    populares

    • Ricardo Barreira
      2013-09-24T09:59:27  

      Sistema é ótimo sim, no meu caso está perfeito! Estou me adaptando muito bem!

  • Renata Ribeiro
    2016-04-03T21:50:31

    Sobre o Mercado envios do Mercado livre, não fica claro ou pelo menos não consegui visualizar em lugar algum, quanto custa para o vendedor essa opção de envio para os seus produtos.

  • William Auriche
    2016-03-04T13:20:02  

    BOA TARDE FIS UMA VENDA NO MERCADO LIVRE COLEI A ETIQUETA I ENVIEI AGORA POSUO O CODIGO DE RASTREIO E PRECISO COLOCAR NO MERCADO LIVRE OU VAI AUTOMATICO E SE PRESISA ONDE COLOCO

    recentes

    populares

    • William Auriche
      2016-03-04T13:20:02  

      Pelo que li , quando o codigo é gerado, o comprador também recebe o código de rastreamento automaticamente

  • Natailton Andrade
    2016-03-17T19:51:41

    é possível enviar um pedidos qual foi realizado o pagamento em outra loja com o mercado pago, usando o mercado de envios?

  • Fabio Souza
    2016-03-14T15:06:48

    já me cobrou o envio

  • Fabio Souza
    2016-03-14T15:05:49

    2,50cmX45cmX10cm ---peso 12kg da para levar pois fiz uma venda

  • Jose Barbosa
    2014-07-15T16:16:02  

    Qual a capacidade de peso ou tamanho que se pode enviar pelo mercado de envio?

    recentes

    populares

    • Jose Barbosa
      2014-07-15T16:16:02  

      Até 30 Kg

  • Alessandro Cecilio
    2016-01-17T05:13:02

    Eu posso usar o Mercado de envios...se eu nao tiver uma loja virtual..??

  • Fabio
    2013-09-24T13:08:42

    O ML já era.... Sou cliente desde 2002 e fui fraudado agora, hackearam a conta de um vendedor e me enganaram, e o ml não faz nada, sendo que o próprio ml me mandou a confirmação da compra com o mail do fraudador! pesquisem o tanto de reclamações na internet, no google, no youtube, no site reclame aqui e confirmem o que estou dizendo!

  • Lucas Madeira
    2013-09-24T11:43:27

    Papo Furado..