Jogos de estratégia

03/10/2013 18h10 - Atualizado em 04/10/2013 14h44

Age of Empires 2: veja quais são as melhores civilizações do game

Felipe Velloso
por
Para o TechTudo

Age of Empires 2 é um dos maiores jogos  de PC de todos os tempos, representando o auge da popularidade desta série de estratégia tão querida pelo público. Neste título você escolhe uma civilização e deve vencer seus adversários tanto no campo militar quanto no campo administrativo. Confira dicas para evoluir a sua civilização e se dar bem no game.

Age of Empires II volta com belíssimos gráficos em HD (Foto: Divulgação) (Foto: Age of Empires II volta com belíssimos gráficos em HD (Foto: Divulgação))Age of Empires II volta com belíssimos gráficos em HD (Foto: Divulgação)

Pela forma equilibrada como foi desenvolvido, é muito difícil determinar qual é a melhor civilização de Age of Empires II. Todas elas funcionam em uma mecânica de interdependências que as tornam mais fortes para determinadas áreas e mais fracas em outras, transformando o jogo em um imenso “pedra, papel e tesoura” onde nenhum dos elementos possui uma vantagem natural.

Dado o equilíbrio geral de todas as facções, nós aqui do Techtudo escolhemos o Império Bizantino como a mais interessante a ser escolhida. O Império Romano do Oriente foi uma das maiores civilizações do período medieval, com fronteiras que iam do Balcãs até a Líbia, passando por toda Grécia e a Turquia. Os Bizantinos, e sua capital Constantinopla, seriam tão marcantes desse período que os historiadores demarcam o surgimento da Idade Moderna a partir da queda deste poderoso império.

Uma cidade Bizantina (Foto: Divulgação)Uma cidade Bizantina (Foto: Divulgação)

Dentro do jogo os Bizantinos são a única civilização que tem acesso a todas as tecnologias comuns disponíveis no jogo, exceto “Blast Furnace” (que dá um pequeno bônus de ataque para infantaria e cavalaria). Isso os torna muito mais imprevisíveis e versáteis de se jogar, já que o jogador tem a liberdade de desenvolver todo tipo de estratégia, com bônus para camelos, monges, lanceiros, piqueiros e quase todo tipo de tropa.

A unidade especial do Império Bizantino é o Cataphract, uma cavalaria pesada especializada em matar a infantaria inimiga. Esta unidade pode ser aprimorada com a tecnologia “Logística” que soma um bônus de atropelamento a estas unidades, tornando-a eficiente na perseguição de cavalarias mais lentas e ainda mais versátil no contexto geral.

A bela "Maravilha" da civilização Bizantina (Foto: Reprodução / Techtudo)A bela "Maravilha" da civilização Bizantina
(Foto: Reprodução / Techtudo)

Para completar as vantagens dos Bizantinos, todas as suas construções recebem um bônus de vida que aumentam conforme você dai da Idade das Trevas até a Idade Imperial (de 10% até 40% no fim do jogo), o que garante muito mais resistência as estruturas desta civilização.

Eles também pagam mais barato para evoluir para uma nova Idade (33% para atingir o nível Imperial) e também pagam 25% menos por determinadas unidades como homens de armas, lanceiros e camelos. Seus monges também curam 50% mais rápido, contribuindo ainda mais para a idéia de durabilidade do Império Bizantino.

Graças as estas vantagens, elegemos esta civilização como a melhor de Age of Empires II, ainda que é possível que os Bizantinos não se encaixem no seu tipo de jogo (apesar de sua versatilidade).

Opine no fórum: qual é a melhor facção de Age of Empires 2?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Batista
    2013-10-03T21:36:09  

    Bacana são os Astecas da para brincar de Cavaleiros do Zodíaco.

    recentes

    populares

    • Lucas Batista
      2013-10-03T21:36:09  

      Cara, eu prefiro os italianos. São eles que tem aqueles barcos com lançadores de chamas não?

  • Guilherme Toscano
    2013-10-03T22:00:04  

    Age of mithology é muito melhorr !

    recentes

    populares

    • Guilherme Toscano
      2013-10-03T22:00:04  

      Mais ou menos, mais ou menos...

    recentes

    populares

    • Guilherme Toscano
      2013-10-03T22:00:04  

      Eu fiz uma lista comparando desde vantagem marinha (koreanos r vikings) á unidade do castelo(única para cada civilização) Levei umas 2horas fazendo e fixou assim: 1 Koreanos 2 Persas 3 Bizantinos 4 Vikings 5 Teutoes

  • Gustavo Brauner
    2015-02-09T00:30:50

    É, pra quem joga online com frequência sabe que Bizantinos não é considerada a melhor, assim como não das piores também. Os jogadores "top" sempre escolhem Hunos ou Vikings (este último detona em mapas aquáticos e se sobressai muito também em mapas terrestres).

  • Felipe Moraes
    2015-01-23T00:16:35

    Fica bem claro ao ler a matéria que o cara que escreveu não entende nada do jogo, o título diz: "Quais são as melhores civilizações do Jogo" e na matéria só cita uma que são os bizantinos, até contam um pouco da história da civilização que não tem nada a ver com o título. Ai o cara fala que eles são a melhor do jogo...não sei aonde tirou isso mas tudo bem, os Hunos, Mongois e Mayas são muito melhores. Mas o pior de tudo não foi nem isso. Foi uma foto com o título: "Uma cidade Bizantina", observe que no centro tem vários MAMELUCOS, a unidade única dos SARRACENOS...nada a ver! Matéria mal feita!