03/10/2013 14h45 - Atualizado em 03/10/2013 14h45

Como bloquear e desbloquear formulários na barra de ferramentas do Word

Joelson Santos
por
Para o TechTudo

Bloquear e desbloquear formulários padronizados do Microsoft Word é uma ação simples que pode te ajudar a economizar bastante tempo na hora de preenchê-los. Neste tutorial, saiba como ajustar as preferências do editor de textos do Pacote Office na barra de ferramentas.

Onde encontrar os formulários

Passo 1. O comando utilizado para proteger o formulário está localizado na guia “Revisão” do Microsoft Word 2013. Ao acessar esta guia, procure pelo botão “Restringir Edição”. Nas versões anteriores do Microsoft Word este botão é chamado de “Proteger Documento”;

Guia "Revisão" do Word 2013. (Foto: Reprodução/ Joelson Santos)Guia "Revisão" do Word 2013. (Foto: Reprodução/ Joelson Santos)

Passo 2. Feito isso, um menu aparecerá no canto direito da tela habilitando as opções disponíveis de bloqueio. O Microsoft Word oferece duas alternativas de embargo: uma para permitir apenas um conjunto determinado de opções de formatação, denominados “Estilos”; e outra para bloquear de maneira total ou parcial o preenchimento do formulário no software;

Bloqueio de formatação

Passo 3. Para efetuar este bloqueio, marque a caixa de seleção correspondente e depois clique em “Configurações”. Agora, clique em “Limitar formatação a uma seleção de estilos” para escolher qual o tipo de formatação que o usuário estará apto a realizar no texto;

Configurações para restrição de estilos no Word 2013. (Foto: Reprodução/ Joelson Santos)Configurações para restrição de estilos no Word 2013. (Foto: Reprodução/ Joelson Santos)

Bloqueio de edição

Opções para restrição da edição no Word 2013. (Foto: Reprodução/ Joelson Santos)Opções para restrição da edição no Word 2013.
(Foto: Reprodução/ Joelson Santos)

Passo 4. Os bloqueios de edição podem ser utilizados para fins mais específicos.

É possível criar ações como controlar alterações durante uma revisão do documento, permitir que a revisão seja realizada apenas por meio de comentários, autorizar que apenas campos definidos possam ser preenchidos em um formulário, ou até bloquear qualquer tipo de alteração. A última torna o documento um arquivo .doc somente leitura no computador.

Todas estas opções não requerem qualquer configuração adicional, basta selecionar uma delas com sinal de "visto"e o Word se encarregará do resto;

Efetivando o bloqueio

Passo 5. Depois de escolher a opção de bloqueio que melhor lhe atender, basta clicar no botão “Sim, Aplicar Proteção”.

O Word abrirá uma nova tela possibilitando a definição de uma senha para a proteção;

Se uma senha não for definida qualquer usuário poderá desbloquear o formulário. (Foto: Reprodução/ Joelson Santos)Se a senha não for definida, será possível desbloquear
o formulário. (Foto: Reprodução/Joelson Santos)

Importante lembrar que, assim que o formulário for bloqueado, os menus de edição do Word ficarão desabilitados de acordo com a opção selecionada.

Desbloqueando o formulário no Word

Passo 6. Quando houver necessidade de alterar a estrutura do formulário, é necessário que o usuário efetue o desbloqueio no software para textos.

Para isto, basta ir novamente até a guia “Revisão”, clicar em “Restringir Edição” e em seguida em “Parar Proteção”.

Observação: Caso uma senha tenha sido definida, ela será solicitada neste momento.

Wordpress ou Blogger qual plataforma é a melhor? Descubra no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares