Sistemas Operacionais

29/10/2013 10h18 - Atualizado em 25/02/2014 13h51

Como consertar o WhatsApp depois do nono dígito? Siga o passo a passo

Allan Melo
por
Da redação

O WhatsApp prometeu fazer a migração automática do nono dígito, mas diversos leitores estão reclamando que o famoso aplicativo de mensagens está com problemas. A maioria dos problemas está relacionada a lista de contatos desatualizada, mas alguns poucos usuários relatam também a perda do histórico. Para evitar alguns destes problemas, basta seguir o passo a passo abaixo.

Backup e reativação do WhatsApp depois do nono dígito (Foto: Arte/TechTudo)Backup e reativação do WhatsApp depois do nono dígito (Foto: Arte/TechTudo)

Passo 1. Ao receber a mensagem de que o WhatsApp não está funcionando, não faça a reativação. Ao invés disso:
- No Android: vá no menu, e, em Configurações de conversa, faça o backup de toda sua conversa.
- No iPhone: vá em Opções, depois "Opções de Conversa" e selecione "Backup"
- No Windows Phone: vá em Configurações e selecione "Backup"

Passo 2. Feito isso, reative o seu aplicativo já utilizando o seu número com o nono dígito na frente. Um SMS confirmará a ativação do WhatsApp, como na primeira vez, e a sua assinatura será mantida normalmente.

Já tentou utilizar 2 contas WhatsApp no mesmo aparelho? Entenda sobre o assunto

Caso você ainda não tenha recebido, não force o processo. Gradualmente a empresa está desativando os números antigos e migrando para os números novos. Se você forçar, pode perder a sua assinatura ilimitada (no caso dos usuários mais antigos).

Resgatando o backup de mensagens e assinatura do WhatsApp (Foto: Arte / TechTudo)Resgatando o backup de mensagens e assinatura do WhatsApp (Foto: Arte / TechTudo)

Passo 3. Uma vez reinicializado, o WhatsApp reconhecerá o histórico e fará a recuperação automática. Alguns contatos, entretanto, podem não estar sendo exibidos corretamente. Para solucionar isso, utilize um dos aplicativos para incluir o nono dígito em sua agenda de contatos do telefone.

Passo 4. Agora vá em configurações, nos contatos, e acione o comando para atualizar a lista. No iPhone, basta ir em Favoritos e arrastar a lista para baixo. Já no Windows Phone, em Favoritos, clique em "Atualizar" no menu.

Passo 5. Pronto! Todo o seu histórico e contatos serão recuperados.

Detalhe: diversos leitores relataram que o histórico antigo não está sendo associado aos contatos com o número novo, com o nono dígito na frente. Como o histórico está associado ao número antigo, e o que migrou foi a conta, o WhatsApp não está juntando as duas conversas.

Não há solução prática para isso. O ideal é que se deixe o histórico antigo apenas guardado como lembrança, mas a janela de conversação será diferente, a partir de agora. Não existe "migração", mas é possível minimizar isso associando o antigo número sem o 9 na frente ao seu contato, pela agenda do telefone. Em conversas em grupo, o histórico é recuperado normalmente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anatalino Reguete
    2013-10-29T11:34:27  

    Quando São Paulo ganhou o nono digito, não precisamos de auto ajuda. Esses Cariocas são mto jegues mesmo. UHAUHAUHAHUAHUAHU. Isso mostra o pq SP domina o país e quiçá dominaria o mundo, se nao tivesse que sustentar esses povos acima e abaixo dele

    recentes

    populares

    • Anatalino Reguete
      2013-10-29T11:34:27  

      Amanda, ganhou um fã incondicional

    recentes

    populares

    • Anatalino Reguete
      2013-10-29T11:34:27  

      Amanda, vc é um espetaculo

  • Junior
    2013-10-29T13:32:36  

    Me impressiona como as pessoas procuram motivos para fujir da realidade. A minha conversa é cara com cara, não essa alienação chamada Whatsapp.

    recentes

    populares

    • Junior
      2013-10-29T13:32:36  

      Dá pra perceber que com o Junior tudo é cara na cara quando ele critica as pessoas pela internet. Santa hipocrisia!

  • Paulo Adriano
    2013-10-30T17:31:29

    Pelo que estou percebendo, praticamente todos foram forçados ao processo de reativação e receberam a mensagem de prazo para expiração!

  • Danielle Ramos
    2013-10-29T21:13:33

    Não forcei o processo; o próprio WhatsApp forçou! Fiz exatamente o que determina o PASSO 2, mas a minha assinatura (que é bem antiga) não foi mantida normalmente. Ao atualizar com o 9 a mais, o WhatsApp me deu as boas vindas, mas consta que só tenho 4 meses gratuitamente, tendo que pagá-la a partir de março do ano que vem! Como eu faço para reverter isso?

  • José Mendonça
    2013-10-30T12:01:06  

    Meu número não é do Rio ou do Esp. Santo. Como será atualizado os contatos que tenho e que são destes lugares?

    recentes

    populares

    • José Mendonça
      2013-10-30T12:01:06  

      Vc pega e coloca um numero 9 na frente do seu contato! Dãããaaaa!!!

  • Thiago Costa
    2013-10-29T14:14:17

    O meu deu bem vindo ao whatsapp grátis um ano, o de mais alguém ta assim?

  • André Callazzans
    2013-10-30T11:00:45

    Erro, que erro? Simplesmente espere o WhatsApp pedir para revalidar o numero e pronto. Ele ira revalidar e só isso.

  • Christian Dechery
    2013-10-29T14:56:30

    Arrastar os favoritos para baixo resolveu parcialmente. Agora a bagunça de ficarem alguns papos com o nome da pessoa e outros apenas com o número acabou. Mas as fotos ainda não aparecem, sinal de que ainda há problemas na associação de contatos.

  • Edgard Serralbo
    2013-10-29T20:20:23

    Anatalino Reguete EXAGERO HAHAHAHAHHAHA

  • Luã Silva
    2013-10-29T15:07:54  

    Essas correntes que mandam pra vc repassar funciona mesmo.. rs Ignorei a do Whatsapp e agora vou ter que pagar para poder usar, maldito mundo capitalista. Esse app vai cair no esquecimento só pela ganância!

    recentes

    populares

    • Luã Silva
      2013-10-29T15:07:54  

      Não vou dizer que pela ganânca pois como empresa visam o lucro, mas quando eu tiver de pagar procuro outro, aquele que estará na moda e todos estarão usando, simples!

  • Alex Sodre
    2013-10-29T15:00:00

    Prezado Anatalino, você não tem ideia do que está falando. Precisa é procurar um cartório e atualizar este nome, e principalmente o sobrenome, pois nem um rego você tem direito apenas um reguete. Outra coisa, anatalino é algo contra o natal? Veja se arruma um tempo para fazer comentário pertinentes seu zé ninguém.

  • Rodolfo Queiroga
    2013-10-29T11:28:18

    Legal, mas tem dica para Windows Phone?

  • Igor Nóbrega
    2013-10-29T11:42:39

    a seriedade reina nesses comentários...

  • Carlos Vieira
    2013-10-29T10:46:06  

    Só falou pro Android. Fala ai que pro iPhone, depois de atualizar a agenda, tem que ir em favoritos e arrastar pra baixo tudo e assim atualizar a agenda do whatsapp para fazer o matching com a sua agenda. Senão não adianta nada

    recentes

    populares

    • Carlos Vieira
      2013-10-29T10:46:06  

      Obrigado amigo. Salvou a lavoura aqui.. hehe

  • Eduardo
    2013-10-29T13:08:58  

    Se vc quer consertar o WhatsApp por algum problema ocorrido depois do nono dígito, é pq vc JÁ FEZ a reativação e viu que não está funcionando 100%. Se a primeira dica do passo a passo é NÃO FAZER A REATIVAÇÃO, esta matéria não tem nenhuma utilidade.

    recentes

    populares

    • Eduardo
      2013-10-29T13:08:58  

      De fato foi o que pensei... É evidente que 99,99% dos usuários foram logo reativando assim que receberam o aviso do aplicativo, sendo assim, se fufu!!!

    recentes

    populares

    • Eduardo
      2013-10-29T13:08:58  

      eu reativei antes, me lasquei

  • São Paulino
    2013-10-29T12:55:54

    O Q É WhatsApp ?

  • Thyagu Clemente
    2013-10-29T11:14:51  

    Mas e quanto ao problema de duplicar os contatos ? O meu está funcionando mas as mensagens novas de contatos antigos estão chegando sem identificação como se o contato não existisse na minha agenda.

    recentes

    populares

    • Thyagu Clemente
      2013-10-29T11:14:51  

      Verifica se esses contatos aparecem no WhatsApp sem o nono dígito. Se for o caso, isso se resolverá quando esses contatos atualizarem seus respectivos número no WhatsApp.

    recentes

    populares

    • Thyagu Clemente
      2013-10-29T11:14:51  

      Amigão adica é você excluir todo seu historico de conversas