Internet

14/10/2013 09h39 - Atualizado em 29/04/2019 11h43

Como denunciar conteúdo impróprio no YouTube

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O YouTube, site do Google, é considerado a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo. Porém, algumas das gravações podem fugir às regras e apresentar conteúdo violento, abominável ou repulsivo, ensinar a praticar atos perigosos, mostrar cenas de abuso infantil ou animal, exibir spam ou informação enganosa, violar direitos autorais ou ainda ter algum problema com legendas e traduções.

Aprenda neste tutorial o passo a passo para denunciar conteúdo ofensivo no YouTube pelo computador e celular. De acordo com o Google, "denúncias de vídeos e usuários são analisados pela equipe do YouTube 24 horas por dia, sete dias por semana", para determinar se violam ou não as diretrizes da comunidade.

Como funciona a monetização do YouTube

YouTube - TT - Home (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)Tutorial ensina como denunciar vídeos impróprios no YouTube (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)


Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como denunciar conteúdo impróprio no YouTube pelo computador

Como denunciar vídeo

Passo 1. Na tela de busca de vídeos ou com o player aberto, selecione o menu com ícone de três pontos e pressione a opção “Denunciar”;

Denuncie um vídeo do YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Denuncie um vídeo do YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 2. Selecione na lista o tipo de conteúdo impróprio propagado pelo vídeo. Em alguns casos, é preciso escolher uma subcategoria que melhor descreva a violação identificada no material. Pressione “Próximo”;

Escolha o motivo da denúncia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha o motivo da denúncia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 3. Quando o vídeo já está em curso, a ferramenta de denúncia usa o marcador de tempo para facilitar a identificação do conteúdo impróprio. Verifique se o vídeo está pausado no momento correto e forneça uma descrição que ajude ao revisor entender melhor do que se trata a sua reclamação. Ao final, pressione a opção “Denunciar”.

Detalhe a denúncia de acordo com a marcação de tempo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Detalhe a denúncia de acordo com a marcação de tempo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Como denunciar comentário

 Passo 1. Comentários com discurso de ódio e outros comportamentos inapropriados podem ser denunciados facilmente. Ao lado do texto, assinale o botão com ícone de três pontos para abrir um menu suspenso e selecione “Denunciar”;

Denuncie um comentário impróprio no YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Denuncie um comentário impróprio no YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 2. Em seguida, escolha o tipo de violação contida no comentário e pressione “Denunciar”.

Marque um tipo de denúncia e envie (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Marque um tipo de denúncia e envie (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Como denunciar canal

Passo 1. A denúncia de canais inteiros envolve alertas sobre falsificação de identidade, ameaças, risco para crianças e outras violações presentes de forma abrangente nos vídeos publicados pelo perfil. Para denunciar, abra o canal e acesse a aba “Sobre”. Em seguida, clique na bandeira abaixo das estatísticas do canal e selecione “Denunciar usuário”;

Denuncie um canal inteiro do YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Denuncie um canal inteiro do YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 2. Na próxima tela, marque o motivo da sinalização e selecione “Denunciar”. A ferramenta de denúncia de canais só está disponível para o YouTube no PC.

Selecione um tipo de violação cometida pelo dono do canal e denuncie (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione um tipo de violação cometida pelo dono do canal e denuncie (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


<b>Como denunciar conteúdo impróprio no YouTube pelo celular</b>

Como denunciar vídeo

Passo 1. Em uma lista de vídeos do YouTube para Android ou iPhone (iOS), toque no menu à direita do título e selecione “Denunciar”. Em seguida, escolha um dos motivos na janela e prossiga em “Denunciar”;

Denuncie um vídeo no feed do YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Denuncie um vídeo no feed do YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 2. Vídeos em execução mostram mais opções para denunciar. Abra o menu do vídeo tocando no botão com ícone de três pontos e selecione “Denunciar”. Depois escolha um entre os oito motivos mostrados pelo YouTube.

Denuncie um vídeo do YouTube pelo celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Denuncie um vídeo do YouTube pelo celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Como denunciar comentário

Denúncias de comentário são mais simples: abra o menu ao lado do comentário indesejado e toque em “Denunciar”. Depois, marque uma das opções que aparecem na tela e envie a reclamação para o YouTube.

Denuncie comentários individualmente no YouTube para celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Denuncie comentários individualmente no YouTube para celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Pronto! Com este tutorial, você poderá denunciar vídeos com conteúdo ofensivo no YouTube e ajudar a equipe do Google a manter o site seguro.

Como baixar vídeos do VEVO pelo YouTube? Veja no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares