Sistemas Operacionais

21/10/2013 16h04 - Atualizado em 21/10/2013 16h04

Como instalar o novo Ubuntu 13.10

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Ubuntu 13.10 está deixando muitos usuários curiosos sobre as novidades da versão que vem com interface Unity 7. Se você faz parte deste grupo, acompanhe o tutorial que o TechTudo preparou e saiba como fazer a instalaçao do sistema em seu computador.

Passo 1. Se ainda não tem, baixe a imagem ISO do Ubuntu 13.10 e grave-a em um disco;

Baixando o Ubuntu 13.10 no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando o Ubuntu 13.10 no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 2. Inicialize o computador usando o disco de instalação do Ubuntu;

Passo 3. Quando aparecer a tela do instalador do Ubuntu, desça a barra de rolagem do quadro do lado esquerdo e selecione a linguagem “Português do Brasil”.

Depois, clique no botão “Instalar o Ubuntu" para iniciar a instalação do sistema operacional;

Iniciando o instalador do Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o instalador do Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na tela “Preparando para instalar o Ubuntu", marque as opções convenientes para você. E, em seguida, apenas clique em “Continuar” o processo;

Escolhendo o que mais deverá ser instalado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo o que mais deverá ser instalado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na tela “Tipo de instalação” escolha entre duas opções: se quiser atualizar o Ubuntu, marque a primeira. Se quiser apenas adicionar o novo Ubuntu ao computador, marque a segunda opção; e se desejar apagar o atual Ubuntu e instalar o novo sistema operacional totalmente limpo de informações do anterior, marque a terceira opção.

Neste tutorial será usada, como exemplo, a primeira opção. Clique em “Instalar agora”;

Escolhendo o de instalação a ser usado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo o de instalação a ser usado (Foto: Reprodução/Edivald Brito)

Passo 6. Na tela “Onde você está?”, clique no fuso horário da sua região e depois em “Continuar”;

Escolhendo o fuso horário de sua localização (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo o fuso horário de sua localização (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Na tela “Disposição do teclado”, escolha o layout do teclado e digite no quadro do meio da tela para testá-lo. Caso seja preciso, é possível pedir para o instalador detectar o layout clicando no botão “Detectar a disposição do teclado”. No final, clique em “Continuar”;

Escolhendo o leiaute do teclado de seu computador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo o leiaute do teclado de seu computador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Em “Quem é você?”, é preciso preencher algumas informações para que seja criado o acesso ao sistema. Digite o nome do usuário, do computador, a senha de acesso duas vezes e depois escolha se quer que o sistema peça a senha quando for iniciar uma sessão;

Colocando seus dados para criar uma conta de usuário do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Colocando seus dados para criar uma conta de usuário do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Na tela de configuração do Ubuntu One, você pode clicar no botão “Log in later” para continuar a instalação ou digitar seus dados do serviço e clicar no botão “Continuar”.

Se você ainda não tiver uma conta e quiser criar, clique no botão “Continuar” e na próxima tela, preencha os dados necessários;

Configurando o acesso ao Ubuntu One (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Configurando o acesso ao Ubuntu One (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 10. Com essas informações o programa irá continuar a instalação;

Iniciando o processo de instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o processo de instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 11. No final do processo, o instalador irá mostrar uma tela avisando que foi concluída a instalação. Clique em “Reiniciar agora” para finalizá-la. Quando aparecer uma tela preta com uma mensagem em letras azuis, tecle “enter” para que o disco seja ejetado e o PC reiniciado.

Finalizando o processo de instalação e reiniciando (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Finalizando o processo de instalação e reiniciando (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto. Agora você já está com o Ubuntu 13.10 instalado e pode começar a conhecer as novidades do sistema que tem interface Unity 7 e conexão com smartphones.

Quer saber como instalar drivers do PC no Ubuntu? Confira no Fórum TechTudo!

 


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Kardong
    2013-10-22T20:02:15

    Se está com o 13.04, recomendo ficar onde está. O Ubuntu 13.10 trouxe certos pontos negativos: Tempo de boot aumentou em 8 segundos; Duração da bateria reduziu em 35 minutos (em média); Load average passou de 0,15 - 0,25 para 0,45 - 0,63; Smart scopes é pouco produtivo. Quer fazer uma busca de verdade? Vá ao google, ao bing, ao duckduckgo, ou onde achar melhor. Buscas a partir do dash não funcionam