Sistemas Operacionais

15/10/2013 15h54 - Atualizado em 15/10/2013 15h55

Como instalar o Windows 7 em uma partição de um PC com Windows 8

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Se você usa o Windows 8, e precisa ter o Windows 7 instalado em outra partição do mesmo computador para usar determinados programas, siga o passo a passo deste tutorial do TechTudo e aprenda a colocar os dois sistemas lado a lado. Quando tudo estiver pronto, ao iniciar seu computador, ele irá mostrar um menu para você escolher qual sistema irá usar.

Como formatar um computador ou partições com o novo Windows 8

Menu para escolher qual sistema usar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Menu permite escolher qual sistema usar no computador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

A primeira coisa a ser feita é diminuir a partição do Windows 8. Isto é fundamental para que você tenha espaço disponível no seu PC para a instalação da versão anterior, o Windows 7. Observe que, para fazer os procedimentos abaixo, é preciso que o computador esteja configurado para dar boot pela unidade de CD/DVD. Acompanhe o passo a passo abaixo.

Reduzindo a partição do Windows 8

Passo 1. Baixe a imagem ISO do GParted Live e em seguida, grave ela em um disco;

Baixando a imagem do Gparted Live no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando a imagem do Gparted Live no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Inicialize o computador usando o CD ou DVD gravado;

Passo 3. Na tela inicial e nas perguntas que aparecerem depois, basta teclar “Enter” para que a inicialização continue;

Tela de inicialização do Gparted (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Tela de inicialização do Gparted (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Quando inicializar a interface gráfica do GParted, clique com o botão direito do mouse na partição do Windows 8 e, no menu que aparecerá, escolha a opção “Resize/Move”;

Selecionando a partição do Windows 8 para reduzir (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a partição do Windows 8 para reduzir (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Clique na seta para baixo do campo “New size (MiB)” até ela alcançar o tamanho que deseja, ou vá até o gráfico - que fica no topo da janela - e arraste a barra deslizante até o ponto necessário para o tamanho ideal. No final, clique em “Resize/Move” para continuar;

Definindo o novo tamanho da partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo o novo tamanho da partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Clique com o botão direito no espaço não alocado (chamado pelo programa de unallocated”) e no menu que aparece, clique na opção “New”;

Inciando a criação da partição a para o Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Inciando a criação da partição a para o Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Na tela que aparece, clique na seta para baixo do campo “New size (MiB)” até ela alcançar o tamanho desejado, ou simplesmente vá no gráfico que fica no topo da janela e arraste a barra deslizante até o ponto necessário para alcançar o tamanho ideal. Mude o campo “File system” para a opção “ntfs” e, para confirmar alterações, clique no botão “Add”;

Configurando a nova partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Configurando a nova partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Quando aparecer uma janela pedindo confirmação, clique no botão “Apply”;

Efetivando as alterações no disco (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Efetivando as alterações no disco (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Quando terminar o processo, clique no botão “Close”;

Passo 10. Feche o programa clicando no menu “GParted” e depois na opção “Quit”;

Fechando o GParted (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Fechando o GParted (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 11. Agora, clique no ícone “Exit” e marque a opção “Shutdown". Feito isso, clique “OK”;

Finalizando e desligando o computador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Finalizando e desligando o computador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 12. No final do desligamento será preciso pressionar a tecla “Enter” para finalizar o processo. Depois, remova o disco do GParted.

Pressione a tecla "enter" para finalizar o desligamento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Pressione a tecla "enter" para finalizar o desligamento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Instalando o Windows 7

O procedimento abaixo é baseado na instalação do Windows 7 Professional e algumas telas podem variar ou não existir, dependendo de qual versão do sistema Microsoft você irá usar.

Passo 1. Inicialize o computador usando o CD ou DVD do Windows 7 e pressione qualquer tecla para que o instalador seja iniciado;

Passo 2. Selecione a língua que será usada na instalação;

Selecionando a língua a ser usada na instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a língua a ser usada na instalação do Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Selecione o idioma, formatos de hora e moeda e o teclado instalado no computador;

Selecionando o idioma, formatos e o leiaute do teclado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o idioma, formatos e tipo do teclado no Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Clique na opção “Instalar agora” para iniciar a instalação;

Clicando em "Instalar agora" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando em "Instalar agora" o Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Quando aparecer a tela dos termos de uso do Windows, marque a opção “Aceito os termos da licença” e clique no botão “Avançar”;

Concordando com os termos da licença do Winddows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Concordando com os termos da licença do Winddows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na tela “Que tipo instalação você deseja?”, clique na opção “Personalizada”;

Selecionando o tipo de instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o tipo de instalação do Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Na tela “Onde deseja instalar o Windows?”, clique na partição vazia que foi criada com o GParted e, em seguida, clique no item “Opções de unidade”;

Selecionando a partição onde o Windows 7 será instalado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a partição onde o Windows 7 será instalado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Quando aparecer as opções, clique em “Formatar”. Na tela que surgir, clique em “OK” para confirmar. Quando finalizar a formatação, clique sobre “Avançar”;

Formatando a partição onde o Windows 7 será instalado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Formatando a partição onde o Windows 7 será instalado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Aguarde o instalador copiar os arquivos e fazer as devidas mudanças. No final deste processo, ele irá reiniciar o computador e continuar o processo de instalação;

Aguardando o processo de instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Aguardando o processo de instalação do Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 10. Durante a inicialização será feita uma verificação, por causa da alteração das partições com o GParted. Não faça nada durante o processo, deixe o sistema checar o disco;

Sistema checando a integridade das partições (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Sistema checando a integridade das partições (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 11. Na próxima tela, digite um nome de usuário, nome do PC e clique “Avançar”;

Criando um usuário e nomeando o computador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando um usuário e nomeando o computador com Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 12. Na tela seguinte, digite uma senha e depois repita a mesma. No terceiro campo, coloque uma dica que possa fazê-lo lembrar da senha e, e em seguida, clique em “Avançar”;

Criando a senha do usuário (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando a senha do usuário do Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 13. Coloque a chave do produto para registrar a instalação e clique no botão avançar;

Inserindo a chave do produto na instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Inserindo a chave do produto na instalação do Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 14. Nas opções de atualizações, clique no item “Usar configurações recomendadas”;

Selecionando a configuração para as atualizações do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a configuração para as atualizações do sistema Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 15. Na próxima tela, confirme o horário do relógio. E, em seguida, clique “Avançar”;

Ajustando e confirmando configurações do relógio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ajustando e confirmando configurações do relógio no Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 16. Se for pedido, selecione o tipo de rede correspondente a sua conexão;

Selecionando o tipo de rede a ser usado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o tipo de rede a ser usado no Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto, o sistema já está instalado! Quando reiniciar o computador, será exibido um menu para escolher qual sistema irá usar. Basta usar as teclas de direção para selecionar o software desejado e apertar a tecla “enter” para iniciar o sistema operacional escolhido.

Quer saber como fazer o Windows 8 reconhecer a unidade de DVD no PC? Confira no Fórum TechTudo!

 


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares