Armazenamentos

24/10/2013 07h45 - Atualizado em 11/04/2016 12h06

Como recuperar um pendrive corrompido?

Thiago Bittencourt
por
Para o TechTudo

Conectou o seu pendrive ao computador, mas o dispositivo apresentou mensagem de erro ou não funcionou corretamente? Há algumas medidas que podem recuperar um dispositivo de armazenamento inacessível. Para te ajudar, o TechTudo preparou este tutorial completo com diversas para reparar um pendrive corrompido.

Pen drive mão segurando (Foto: Pond5)Pen drives podem ficar corrompido com o tempo e demandam correções (Foto: Pond5)

Atenção: os métodos a seguir apagam os dados do seu dispositivo. No entanto, há ainda a possibilidade de recuperá-lo após o processo. Para isso, veja como usar a ferramenta Recuva para restaurar os arquivos. Se eu computador não reconhecer o dispositivo, o TechTudo tem outro tutorial para auxiliar.

-  Usando as Ferramentas Administrativas

Ao conectar o pendrive, nada acontece. Esse erro costuma assustar muitos usuários, mas ele é fácil de resolver. O problema pode estar na falta de atribuição de um parâmetro passado pelo Windows ou por algum arquivo que foi transferido incorretamente. Veja como resolver.

Passo 1: Abra o Painel de Controle do Windows e busque por “Ferramentas Administrativas”;

Ferramentas Administrativas é um recurso que pode ser encontrado no Painel de Controle do Windows (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)Ferramentas Administrativas é um recurso que pode ser encontrado no Painel de Controle do Windows (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)




Passo 2: Selecione “Gerenciamento do Computador”;

Acesse a opção Gerenciamento do Computador  (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)Acesse a opção Gerenciamento do Computador (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)



- Passo 3: Selecione “Gerenciamento de Disco";

Opção Gerenciamento de Disco oferece a possibilidade de renomear a letra da unidade (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)Opção Gerenciamento de Disco oferece a possibilidade de renomear a letra da unidade (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)



- Passo 4:  Procure o pendrive e selecione-o com o botão direito do mouse. No menu que se abriu, selecione a opção “Alterar letra de unidade a caminho”;

Altere a letra da unidade do pendrive para que ele passe a ser reconhecido pelo Windows  (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)Altere a letra da unidade do pendrive para que ele passe a ser reconhecido pelo Windows (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)



- Passo 5. Clique em “Adicionar” na nova janela que irá se abrir e selecione “Atribuir a seguinte letra de unidade”, escolha uma nova letra, e para finalizar clique em “OK”.

Com isso, o Windows passará a reconhecer o seu pendrive normalmente. Porém, se você conectar o pendrive e ele nem sequer aparecer no Gerenciamento de Disco, pode ser que o dispositivo tenha queimado algum circuito.

-Usando o Windows

Ao conectar o pendrive em seu computador, se estiver sendo exibida a mensagem “Formate o disco na unidade X para poder usá-lo”, isto significará que o sistema de arquivos do mesmo sofreu algum tipo de dano. Neste caso, siga os passos abaixo para resolver tal problema:

Passo 1. Na janela exibida, clique no botão “Formatar disco”;

Clique em "Formatar disco" (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Clique em "Formatar disco" (Foto: Reprodução)

Passo 2. Na tela seguinte, em “Sistema de Arquivos”, escolha o tipo desejado. No campo “Rótulo do volume”, forneça um novo nome e, em seguida, certifique-se que a opção “Formatação rápida” está desmarcada. Por fim, clique no botão “Iniciar”. Tal processo, realizará uma formatação completa no dispositivo. Ou seja, além de ser executada a remoção dos dados, uma verificação em busca por setores inválidos também será realizada.

Execute a formatação completa do pendrive (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Execute a formatação completa do pendrive (Foto: Reprodução)

- Programas de terceiros

Outra alternativa para recuperar um pendrive corrompido é utilizar programas tanto para corrigir possíveis erros como para formatar o disco. Caso você esteja consiga acessar o pendrive, mas ele apresente algum tipo de instabilidade, siga os passos a seguir:

Passo 1. Acesse o TechTudo Downloads e baixe a ferramenta Authorsoft USB Disk Storage Format Tool;

Passo 2. Realize a instalação do software e após o término do processo, execute-o;

Realize a instalação do utilitário de verificação de discos USB (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Realize a instalação do utilitário de verificação de discos USB (Foto: Reprodução)

Passo 3. Primeiramente, realizaremos uma verificação no disco para encontrar e corrigir possíveis problemas, como setores defeituosos. Na tela principal da aplicação, marque as opções “Correct errors” e “Scan drive”. Em seguida, clique no botão “Check Disk”. O processo de verificação poderá demorar um pouco, mas o disco provavelmente estará livre de erros ao término;

Execute a verificação do disco (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Execute a verificação do disco (Foto: Reprodução)

Passo 4. Você também poderá realizar uma formatação completa do pendrive. Para isso, certifique-se que a opção “Quick Format” está desmarcada. Por fim, clique no botão “Format Disk” e aguarde o término do processo.

Execute a formatação completa do disco (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Execute a formatação completa do disco (Foto: Reprodução)

Pronto! Verifique se seu pendrive voltou a funcionar. Caso não, confira se o dispositivo sofreu danos físicos. É importante ressaltar que, ao executar os procedimentos deste tutorial, todos os dados contidos no pendrive serão apagados. Portanto, caso você consiga acessar os arquivos, mesmo que o dispositivo esteja instável, salve-os em um local seguro. Se tiver alguma dúvida, faça uma pergunta no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Rodrigues
    2014-07-28T13:30:41  

    Nossa! Muuuuuito obrigado por me ferrar completamente. Solução completamente idiota e sem noção, contudo mais sem noção e idiota fui eu, que segui tudo isso.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Rodrigues
      2014-07-28T13:30:41  

      Burro. Nao bote a culpa da tua burrice nos outros

  • Amanda Olivyr
    2018-08-27T20:27:00

    gente quando eu coloco o pen drive aparece tipo e=ao invez de "abrir" aparece abrir dispositivo e imprenssoras

  • Rafael Philomeno
    2018-02-10T17:43:19

    me ajudou muito as informaçoes, obrigado!!!

  • Cidnei Alencar
    2016-08-27T19:08:11

    Thiago Bittencourt, não funcionou! Creio que meu pendrive foi seriamente danificado, usava-o para acelerar o computador usando o ReadyBoost e, acabei por retirá-lo provavelmente antes de desconectar o programa!

  • Juliana B
    2016-07-19T20:15:05

    deu certo XD

  • Yngryd Souza
    2016-06-06T16:36:56

    Olha, muito obrigada! A segunda dica foi perfeita, achei que todos os arquivos já estivessem comprometidos, eles sumiram após eu utilizar meu pen drive em um computador desconhecido. Mas sabia que estavam todos lá, apenas ocultos, pois quando escaneava o dispositivo no antivírus, todos os arquivos eram lidos. Agora todos foram recuperados!

  • Matheus Gabriel
    2014-09-01T12:23:07

    Esse pessoal que não entende oque lê, está escrito como recuperar um pendrive corrompido não ''como recuperar arquivos corrompidos de um pendrive'' o pessoal tem que parar de reclamar e começar a entender melhor os casos.

  • Diego Barbosa
    2013-10-24T11:38:57  

    Ai...ai...ai...ai to o titulo da matéria é como recuperar o pendrive, e ao ler a matéria eles ensinam a formatar o pendrive, LIXO de matéria enganação pura, meu pendrive eu coloco no pc e ele não faz leitura, cliquei aqui todo empolgado achando que ver uma solução. Que RAIVA, estou me sentindo lesado, devolvem meu tempo G1.

    recentes

    populares

    • Diego Barbosa
      2013-10-24T11:38:57  

      Diego, acho que você não entende a diferença de recuperar e restaurar arquivos , seu pen drive está funcionando é só utilizar o recuva o meu não está funcionando, e ai ?

    recentes

    populares

    • Diego Barbosa
      2013-10-24T11:38:57  

      Mario o meu pendrive não está funcionando, porém ainda acredito que o titulo da matéria deveria ser "Como formatar um pendrive"

  • Sergio Fonseca
    2013-10-24T10:07:44  

    O povo tem mania te entupir um Pen drive com informação e deixar tudo lá. Pen drive não foi feito para armazenar dados como em um Hd por exemplo, ele é para transportar dados temporariamente .

    recentes

    populares

    • Sergio Fonseca
      2013-10-24T10:07:44  

      Tô vendo que vc é técnico mesmo... deve ser daqueles que o cliente chega com problema na placa de vídeo e o técnico formata o computador. Continuo dizendo que o que vc falou é uma grande besteira, vc pode entupir sim um pen drive com conteúdo. O fato de uma pessoa não fazer backup das informações ou não tomar cuidado com vírus não tem nada a ver com a capacidade do pendrive em armazenar arquivos. Se vc acha que os pendrives não são confiáveis, está na hora de comprar um de uma marca boa e largar os xing lings...

    recentes

    populares

    • Sergio Fonseca
      2013-10-24T10:07:44  

      Meu querido, não lembro de terem te perguntado nada sobre a capacidade ou verdadeira função de um pendrive, me desculpe. O pendrive é meu e eu faço o que quiser com ele....

  • Eliel Cristian
    2013-10-24T12:05:25

    Maravilha de matéria, você entra imaginando que irão ensinar uma forma de você recuperar o dispositivo sem que se percam os dados, e os autores ensinam a brilhante técnica de formatar o pen drive. Grande solução apresentada, meus parabéns!

  • Rodney Silva
    2013-10-24T10:45:46

    Até o título da matéria está incorreto. Não é como recuperar e sim com o formatar o pendrive, pois foi a única solução apresentada.

  • Thiago Oliveira
    2013-10-24T10:33:10  

    Só foram apresentadas alternativas para formatação do pendrive, apagando todos os arquivos. Ressaltando que formatar é apenas em último caso, pois existem ferramentas que auxiliam na recuperação de arquivos em casos de corrompimento. Ferramentas que não foram expostas no tutorial acima ;).

    recentes

    populares

    • Thiago Oliveira
      2013-10-24T10:33:10  

      Não reparei, mas foi colocado no final do tutorial o Recuva, um exemplo de software utilizado para recuperação de arqruivos. Também sugiro o GetdataBack, também é muito bom.

  • Jose Junior
    2013-10-24T11:09:58

    Fala sério! Formatar Pen Drive é fácil, não precisa tutorial. Quero saber como recuperar quando o micro não consegue ler o pen drive.

  • H Junior
    2013-10-24T11:08:37

    Sugestão para a próxima reportagem do Thiago: Como resolver o problema quando Windows não reconhece o pendrive, mesmo você tendo a certeza que a porta USB está funcionando, pois você acabou de desconectar o mouse que estava funcionando.

  • H Junior
    2013-10-24T11:00:58

    Gente! Estou horrorizado, uma das matérias mais sem noção que já vi até hoje. Muita gente que não entende de informática vai perder todos os dados do pen drive que não conectar direito no Windows, é ai que a o techtudo vai perdendo confiabilidade.... reportagem sem noção.

  • Rodrigo Shan
    2013-10-24T12:17:01

    Essa matéria é horrível, primeiro que ela não resolve o problema pois ela não fará o seu pen drive funcionar como estava antes para você poder acessar seus dados, ela parte do pressuposto que você terá que formatar, ou seja, vai perder todo o seu conteúdo. Para quem não quer perder dados, existem outros programadas e empresas especializadas que recuperam dados mesmo que o computador não esteja lendo o pen drive. Só quem tem o dado, sabe o valor dele, pode valer R$1 ou R$1 milhão. Outra coisa, como mencionaram aqui, as vezes usando outra porta USB ele já funciona. Matéria pobre e simplista

  • Marcio Ribeiro
    2013-10-24T11:19:18

    se um pendrive quebrar tem conserto?

  • Ursinho
    2013-10-24T18:06:05

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk comentário para nada acrescentar , igual a matéria! LEVEL GENIUS

  • Luciano Martins
    2013-10-24T11:38:47

    Tutorial para formatar pen drive !?! Quando vocês vão fazer um de como desenhar no Paint ?

  • Eu Mesmo
    2013-10-24T11:19:34

    É.... Totalmente inútil e equivocada esta reportagem. Você se superaram mais uma vez! Na minha classificação é vaca H.

  • Fabio Caetano
    2013-10-24T11:04:49

    Totalmente sem noção essa matéria...

  • Joao Freire