Internet

19/10/2013 06h10 - Atualizado em 19/10/2013 06h10

Como usar o Waze? Guia rápido para navegar no GPS colaborativo

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Você já usou o Waze? O aplicativo de GPS colaborativo, compatível com iOS e Android, foi comprado este ano pelo Google e está fazendo bastante sucesso no Brasil e no mundo. O aplicativo oferece, além de opções fáceis de navegação ponto a ponto, diversos tipos de recursos para reportar problemas no trânsito, trocar mensagens com amigos e compartilhar o trajeto percorrido. Para aprender a utilizar o programa, siga os passos deste tutorial.

Primeiros passos no Waze

Passo 1. Faça download do Waze em seu smartphone. Uma vez baixado, ao iniciar o aplicativo pela primeira vez, será pedido um cadastro. Use sua conta do Facebook ou seu e-mail para completar esta etapa.

Waze é bastante simples de usar (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Waze é bastante simples de usar (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Passo 2. A tela principal do Waze mostra o mapa da região onde você está. A seta azul no meio do mapa representa a sua atual localização. Ao se movimentar, ela te acompanhará no trajeto.

Esta é a tela principal do Waze (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Esta é a tela principal do Waze (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Passo 3. Nesta tela, basta ficar de olho no mapa para saber como está o trânsito. Quanto mais vermelhas ficarem as ruas, pior.

Passo 4. Note que há diversos ícones no mapa. Os outros bonequinhos são outros usuários do Waze ativos na região. As exclamações são alertas de problemas. Para saber mais informações sobre o que é cada um, basta tocar nos ícones.

Toque no ícone para saber a que ele se refere (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Toque no ícone para saber a que ele se refere (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Alertando outros usuários sobre problemas no trânsito

Passo 5. Para relatar um incidente de percurso, basta tocar no ícone do lado direito, no canto inferior da tela principal. Você verá nove ícones.

Este é o menu de reportes de problemas no trânsito (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Este é o menu de reportes de problemas no trânsito (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Passo 6. Escolha o alerta mais apropriado para o incidente: trânsito, polícia, acidente, perigo, radar, bate-papo, erro mapa, preços e bloqueio.

Passo 7. Depois de escolher o item, você poderá escrever, gravar uma mensagem e/ou tirar uma foto do local. As opções são bem simples, mas este recurso é essencial no Waze. A colaboração dos usuários é fundamental para que exista uma base de dados rica e atualizada.

Telas de reporte seguem este modelo (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Telas de reporte seguem este modelo (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Passo 8. Ao clicar em Enviar, você enviará seu alerta para outros usuários. Em instantes ele entrará no mapa, e outras pessoas poderão avaliá-la e comentar nela.

Volte à tela inicial do app e comece a navegar! (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Volte à tela inicial do app e comece a navegar! (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Acessando o menu do Waze

Passo 9. O menu do aplicativo pode ser acessado pelo ícone do lado esquerdo. Nele, há nove opções.

Menu tem nove opções de recursos (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Menu tem nove opções de recursos (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Passo 10. Em Navegar, é possível pesquisar um endereço ou tocar em categorias para encontrar estabelecimentos próximos, de acordo com o tipo de local desejado.

Navegação tem opções de categorias e de busca por endereço (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Navegação tem opções de categorias e de busca por endereço (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Passo 11. Em Preços, é possível visualizar os valores cobrados pela gasolina nos postos das redondezas.

Preços da gasolina podem ser acessados no Waze (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Preços da gasolina podem ser acessados no Waze (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Passo 12. A aba Meu Waze é possível acessar o seu perfil de usuário. Neste menu você poderá ver seus pontos somados (Meu Placar) e também personalizar seu bonequinho (Meu Humor). Há uma recompensa de pontos para cada ação feita no Waze. Aumentando seu placar, é possível desbloquear novos humores.

Usuário pode customizar seu avatar no Waze (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Usuário pode customizar seu avatar no Waze (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Passo 13. A opção Enviar serve para compartilhar sua localização com outra pessoa, seja usuário ou não do serviço. Esta ferramenta é muitp útil para compartilhar os dados do local de uma festa, por exemplo, para os amigos.

É possível enviar seu endereço para os amigos (Foto: Reprodução/Aline Jesus)É possível enviar seu endereço para os amigos (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Passo 14. O Waze também tem funções sociais, e uma delas é a troca de Mensagens. No ícone delas, é possível acessar os recados que você recebeu de outros "wazers".

Usuário pode mandar mensagens para seus amigos (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Usuário pode mandar mensagens para seus amigos (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Passo 15. O menu Alertas serve para mostrar todos os incidentes compartilhados pelos usuários do Waze. Usando sua localização, é possível mapear problemas comuns do trajeto, como “polícia”, “trânsito”, “acidentes” e “perigos”. É possível visualizar também interações na própria rede, em “bate-papos”.

Você pode ver todos os alertas da região neste menu (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Você pode ver todos os alertas da região neste menu (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Passo 16. Há também outras três opções no menu principal do Waze: Desligar, para que o app seja desativado, Meus amigos, com a lista de contatos do Facebook que usam o Waze, e Config. Este último pode ser usado para realizar configurações como a vizibilidade no mapa, o idioma, as redes sociais e etc.

Interaja com os amigos do Facebook no Waze (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Interaja com os amigos do Facebook no Waze (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

O Waze é um aplicativo bem completo e há muitos detalhes interessantes para te auxiliar no trânsito do dia a dia. Caso você esteja em busca de uma ferramenta de GPS que tenha um funcionamento simples, que seja gratuito e tenha recursos inovadores, vale a pena conferir!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Etienne Kvassay
    2018-03-24T06:19:24

    O Waze não controla a velocidade do veículo?

  • Alexandre Serodio
    2013-10-19T12:19:35  

    Este é o melhor aplicativo para Smartphone, uso diariamente. Deveria ser padrão em todos os caros, iria ajudar demais o transito das cidades...

    recentes

    populares

    • Alexandre Serodio
      2013-10-19T12:19:35  

      verdade , bora dar todo nosso dinheiro pra esse governo de bosta

  • Cibele
    2014-12-05T11:27:59

    eu andei alguns km com o waze,mas não marcou no perfil do meu waze,porque?

  • Olindo Filho
    2014-10-08T11:39:57

    Gostaria de saber se colocando um chip nos Estados Unidos, o Waze funciona normalmente nos Estados Unidos?

  • Jairo Andrade
    2015-10-27T00:23:48

    O Wase é uma ferramenta interessante.... Amanhã irei po- la à prova.

  • Jairo Andrade
    2015-10-27T00:22:45

    Interessante ferramenta

  • Sorocaba
    2015-01-25T18:55:34

    Sinceramente não gostei da forma como fica o aspecto da tela, não é como os outros GPS que aparecem mais plaino uma flecha azul que te comanda para esquerda,direita,reta,etc e no Waze fica como aérea a flecha azul,confunde muito, principalmente se deslocamos para lugares que não conhecemos e tem que olhar na tela aérea,uma pena de ser assim, pois te dá lugares alternativos, inclusive para desviar de trânsito, mas peca na navegabilidade e visualização mais simples.

  • Catia Ramos
    2014-11-01T18:40:57

    Gostaria mesmo é de ter as opções de qual aparelho da SANSUNG poderia usar junto com esse GPS, pois estou querendo comprar o aparelho mas não sei qual... note 3,note 4 outro tipo menor, o que o Smartfones tem que ter de qualquer maneira,alem da net é claro!

  • Aman Dioca
    2013-11-24T06:06:08  

    muito cheio de mimimi.... resta saber se o principal, q é viajar se utilizando das informações do gps, funcionam bem ou não.

    recentes

    populares

    • Aman Dioca
      2013-11-24T06:06:08  

      funciona muito bem. Viajei de maceió para um interior da paraíba. Depois fui desse mesmo interior para uns bares em João Pessoa. Depois, no mesmo dia, saí de JP para uma loja em Olinda, em seguida para outra loja que ficava em Jaboatão e em seguida para outra loja em interior de recife para dormir. Por fim, fiz a volta para maceió. O detalhe é que em todas essas ocassiões, o waze nunca me deixou na mão. Sem falar que você encontra uma rota pelo nome dos estabelecimentos, que também mostra o nome do logradouro, e tempo conforme a velocidade média. Excelente programa.

    recentes

    populares

    • Aman Dioca
      2013-11-24T06:06:08  

      Gostaria de saber se com chip colocado nos Estados Unidos, ele funciona normalmente lá nos Estados Unidos.

  • Kallil Paiva
    2014-08-12T12:18:54

    O único problema que encontrei nele foi a questão de remover os alertas, porque caso algum evento já tenha terminado, o alerta ainda fica lá por um bom tempo, isso realmente é um probleminha que pode ser corrigido.

  • Adalberto Bisi
    2014-06-01T09:42:47

    Como pesquisar um local inserindo as coordenadas, por ex as fornecidas pelo Google Earth? No link do Waze os exemplos não funcionam; se colocar 47.193853;-22.444490 vai para Itirapina, sendo essas coordenadas do centro de Americana. E tem que usar (;) para separar Latitude de Longitude.

  • Geovane
    2014-05-20T15:15:03

    eu baixei e gostei funciona mesmo mostra todos os detalhes.

  • Pabim Guedes
    2014-01-22T20:30:37  

    O Único Problema Eh Que Precisa De Wi-Fi Para Se Conectar Com O Aplicativo , Não Achei Nada Legal Isso ... Onde Você Vai Achar Wi-Fi No Meio Do Transito ? Não Eh Todo Carro Que Tem Wi-Fi , Entendeu? Isso Deixou Muito Na Mão. Mas Eh Bom O Aplicativo EU RECOMENDO :)

    recentes

    populares

    • Pabim Guedes
      2014-01-22T20:30:37  

      nao é necessário ter wi-fi.... basta o sinal gps!!!

  • Thiago Padula
    2013-11-25T14:37:03

    Melhor que qualquer Garmin, Quatro Rodas, etc...o único conselho é que andem com um carregador no carro, gasta bateria demais.

  • Thays Chamma
    2013-11-12T14:54:44

    não estou conseguindo acessar a opção para ir de ônibus... alguém pode me auxiliar??

  • Luiz Gonçalves
    2013-10-23T08:43:06

    "vizibilidade"???

  • Leonardo Monteiro
    2013-10-19T23:58:22  

    Só tem um defeito, "lambe" a bateria.

    recentes

    populares

    • Leonardo Monteiro
      2013-10-19T23:58:22  

      depende...eu por exemplo uso ele ligado no acendedor do carro. Como a bateria é de Lition mesmo e não vicia...facilita e muito.

    recentes

    populares

    • Leonardo Monteiro
      2013-10-19T23:58:22  

      Pode crer...

  • Jane Silva
    2013-10-19T17:44:23  

    Qq coisa que se dê informação, o Google retem seus dados para vender à empresas que ficam sabendo de vc, seus gostos e preferências e enviam emails (spams) a informação que vc der NUNCA mais será apagada ! E este aplicativo, como qq outro faz o mesmo. Sendo que este aí vai provocar assaltos, batidas de carro e etc...Se sabem onde vc está, os bandidos também saberão...Já pensou nisto ?

    recentes

    populares

    • Jane Silva
      2013-10-19T17:44:23  

      Pode ser usado de forma anonima. Permitindo, por exemplo, que apenas seus amigos do facebook te vejam... ai depende dos seus "amigos".

    recentes

    populares

    • Jane Silva
      2013-10-19T17:44:23  

      A menos que você tenha muito, mas muito dinheiro, ou realmente seja um alvo que valha muito a pena, não precisa se preocupar com isso

  • Carloos
    2013-10-19T16:32:23

    Cada vez mais o Google está tendo todas as informações de todos.... agora é saber como eles usam todas estas informações.