Internet

14/10/2013 05h50 - Atualizado em 14/10/2013 05h50

LG Optimus L3 ficou lento? Saiba como deixá-lo mais rápido

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O smartphone Optimus L3 roda um sistema Android antigo, o 2.3 (Gingerbread), e é um sério candidato a precisar de alguns ajustes. A plataforma do Google dá liberdade para modificações e oferece, por muitas vezes, mais funcionalidades que seus concorrentes. No entanto, é possível que o sistema fique lento, dependendo da versão instalada no seu aparelho. Veja as dicas do TechTudo para deixar seu celular com força total.

Confira 8 dicas importantes para deixar seu LG Optimus L3 mais rápido (Foto: Reprodução/LG)Confira 8 dicas importantes para deixar seu LG Optimus L3 mais rápido (Foto: Reprodução/LG)

Passo 1. Diminua o conteúdo da área de trabalho

Sabemos que os widgets dão um visual especial no Android. Porém, não é indicado deixar muitos deles na tela, pois consomem mais bateria e, principalmente, memória. O sistema é obrigado a mantê-los atualizados o tempo todo, como se fossem vários aplicativos rodando ao mesmo tempo.

Elimine widgets, atalhos não usados e use poucas telas na homescreen (Foto: Reprodução/LG)Elimine widgets, atalhos não usados e use poucas telas na homescreen (Foto: Reprodução/LG)

Então, use somente o necessário e exclua páginas inteiras, se você puder. Duas ou três telas, com alguns atalhos para seus aplicativos mais usados, são mais do que suficientes para o dia a dia. No final das contas, você ganha mais desempenho;

Passo 2. Use papeis de parede estáticos

Desde a versão 2.0 (Eclair), o Android oferece papeis de parede animados para deixar sua homescreen mais bonita. Embora seja uma boa alternativa para personalizar o smartphone, os papeis de parede animados consomem muita bateria e memória.

Para ajudar a deixar seu celular mais rápido, procure usar fundos de tela estáticos, como as imagens disponíveis na galeria do seu telefone ou qualquer outra foto da internet. Lembre-se, quanto mais escura a imagem, menos bateria sua tela irá consumir.

Passo 3. Instale somente apps que realmente utiliza

Todos nós gostamos de novos apps, por isso baixamos sempre os lançamentos da Play Store, mesmo que a memória interna já esteja perto de sua capacidade máxima. No entanto, para que seu smartphone ou tablet Android rode mais rápido, desinstale os aplicativos que você não usa com frequência. Lembre-se que eles sempre estarão na Play Store quando você precisar, mesmo se já tiver pago.

Para que o Android rode rapidamente os apps, é importante também instalá-los no armazenamento interno. Se você tem algum programa baixado no cartão microSD, mova-o para a memória interna ou apague.

Passo 4. Instale um novo launcher

Uma das grandes vantagens do Android é a possibilidade de instalar diferentes launchers (homescreens totalmente personalizáveis), muitas vezes bem mais rápidos do que o padrão instalado de fábrica.

Além de melhorar a perfomance, um novo launcher pode deixar seu smartphone antigo com o design no Android puro (Foto: Reprodução/Google Play)Além de melhorar a perfomance, um novo launcher pode deixar seu smartphone antigo com o design no Android puro (Foto: Reprodução/Google Play)

Existem diversas opções, entre elas o ADW, o Launcher Pro, o Go Launcher e o Nova Launcher. Todos eles costumam ter performance superior ao original, e alguns ainda contam com gerenciadores de memória embutidos, para você "limpar" seu Android de vez em quando.

Clique e aproveite para fazer os downloads: ADW, Launcher Pro, Go Launcher e Nova Launcher

Passo 5. Use um aniquilador de tarefas

Às vezes seu Android pode travar ou ficar tão lento que só resolve se você reiniciar o sistema. Geralmente, isso acontece porque a memória está cheia ou algum aplicativo não tão bem desenvolvido acaba atrapalhando na hora da plataforma gerenciar tudo que está rodando. Para esses casos, tenha instalado um Task Killer.

Android Booster é uma das boas opções de task killers disponíveis na Google Play (Foto: Reprodução/Google Play)Android Booster é uma das boas opções de task killers disponíveis na Google Play (Foto: Reprodução/Google Play)

Algumas opções são o Autoclean, Task Killer Lite, Super Task Killer, Android Booster e Fast Reboot. Mas tome cuidado, utilize os aniquiladores de tarefa somente manualmente – não programe uso automático – e só libere a memória do seu smartphone se o travamento for sério ou demorar muito para ser resolvido pelo sistema operacional.

O uso excessivo de task killers pode deixar seu Android mais lento, porque o recurso tira da memória os apps, até aqueles que você usa comumente, fazendo com que o sistema se esforce mais para abri-los, do zero todas as vezes, gastando mais bateria.

Baixe aqui as opções Android Booster e Fast Reboot

Passo 6. Instale uma nova ROM (requer root)

Todas as dicas acima se tornam mais fáceis com a instalação de uma ROM (versão customizada do sistema), que normalmente já traz uma série de recursos interessantes. A mais famosa delas, conhecida como CyanogenMod estará disponível no Google Play em breve. O recurso é especialmente orientado para um melhor desempenho do sistema.

ROMs customizadas como a da Cyanogen pode melhor bastante o desempenho do seu aparelho (Foto: Reprodução/Cyanogen)ROMs customizadas como a da Cyanogen pode melhor bastante o desempenho do seu aparelho (Foto: Reprodução/Cyanogen)

Dependendo do modelo de seu aparelho, você também pode instalar outro Kernel, assim o Android consegue rodar ainda mais rápido e com melhor gerenciamento energético. O Franco Kernel é um dos mais famosos e eficientes, porém só funciona com alguns dispositivos específicos.

Passo 7. Faça overclock no processador (requer root)

Outra vantagem de ter um Android com acesso root (administrador) é poder ajustar seu processador conforme sua necessidade. Se ele roda originalmente a 800 MHz, como o Optimus L3, você pode fazer um overclock para que ele passe a trabalhar em potência maior como 900 MHz ou 1 GHz, por exemplo. Assim, é possível conseguir um desempenho melhor imediatamente.

Fazer overclock deixa seu processador melhor, mas é bom não abusar (Foto: Reprodução/Life Hacker)Fazer overclock deixa seu processador melhor, mas é bom não abusar (Foto: Reprodução/Life Hacker)

Note, porém, que uma mudança desse tipo é indicada para situações pontuais, como na hora de jogar games que exigem mais poder de processamento. Em ocasiões normais, não é indicado fazer overclock ou só aumentar a frequência do chip minimamente. Assim, você evita gastos excessivos de bateria e alta de dissipação de calor, preservando a vida útil do seu hardware.

Passo 8. Mude as configurações da Máquina Virtual de Dalvik (requer root)

Como o Android funciona em praticamente qualquer hardware, ele requer uma máquina virtual para operar sem problemas de compatibilidade. Em aparelhos com acesso root é possível ajustar a Máquina Virtual de Dalvik no Android. Assim, ele pode, por exemplo, liberar mais memória para aplicativos pesados, como jogos (configuração ‘JIT’); ou permitir que o sistema coloquem mais RAM para certos apps, dependendo da necessidade (configuração ‘VM Heap Size’).

É necessário ter habilidades avançadas para usar esses recursos sem causar problemas permanentes em seu smartphone. Se você se considera apto para tentar, experimente mudar as configurações aos poucos e ver como o sistema vai responder. Se você tiver pelo menos 1 GB de RAM em seu aparelho, também pode tentar travar a homescreen na memória, deixando-o visivelmente mais rápido.

Qual é o melhor smartphone com Android para jogos? Opine no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hard Celulares
    2014-03-11T11:08:29

    parabéns muito boa matéria só que é poucas pessoas que tem conhecimento suficiente para fazer esse procedimento então se não sabe fazer não arrisque

  • Felipe Lima
    2013-10-26T16:01:39  

    Ja vi gentes falando que o lg l3 é melhor que o samsung galaxy y , vdd , acham ??

    recentes

    populares

    • Felipe Lima
      2013-10-26T16:01:39  

      Marcus Almeida : Tmb Acho!!

    recentes

    populares

    • Felipe Lima
      2013-10-26T16:01:39  

      é melhor mesmo eu tenho um l3 quadradinho XD

  • Vinícius Silva
    2013-10-14T10:28:57

    Limpar a memória RAM só faz com que acabe a bateria mais rápido, dá uma pesquisadinha ae galera, não se pode aniquilar a RAM, somente as aplicações ativas.