Internet

15/10/2013 07h10 - Atualizado em 15/10/2013 08h17

Seis dicas para organizar os seus contatos de e-mail no Gmail

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Manter organizados todos os contatos de e-mail é uma tarefa importante para garantir que as mensagens sempre cheguem aos seus destinatários corretos e seja fácil encontrá-los na agenda do Gmail. É comum, por exemplo, enviar e-mails para algumas pessoas apenas uma vez e, conforme o tempo vai passando, os dados vão se acumulando sem qualquer critério. Para não se perder entre tanto endereços, confira dicas para limpar e organizar o seu Gmail.

Como receber notificações de mensagens do Gmail via SMS

Gmail volta a funcionar depois de ficar fora do ar para alguns usuários (Foto: Reprodução/TheNextWeb)Organize seus contatos de e-mail no Gmail
(Foto: Reprodução/TheNextWeb)

1) Faça grupos de contatos

O Google organiza automaticamente os contatos do Gmail baseados nos círculos da rede social Google+ e na lista de favoritos do Android. Se isso não for o suficiente e a separação por círculos não ajudar, é possível gerenciar os grupos manualmente incluindo e excluindo endereços eletrônicos.

A função é muito útil para pessoas que enviam e-mails para as mesmos contatos com muita frequência.

Para aprender a criar grupos de contatos usando a plataforma Gmail, confira este tutorial

2) Encontre e junte contatos duplicados

O Gmail já possui uma ferramenta nativa que permite encontrar e mesclar contatos duplicados (da mesma pessoa). Com isso, é possível manter uma lista limpa e organizada.

Mesclando contatos no Gmail (foto: Reprodução/João Kurtz)Mescle contatos no Gmail (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Para ver o passo a passo, acompanhe este tutorial e aprender a usar o recurso na sua conta.

3) Confira suas configurações de salvamento automático

O Google está configurado para salvar automaticamente qualquer endereço usado na hora de enviar e-mails, o que pode ser ao mesmo tempo bom e ruim, especialmente para quem manda mensagens apenas uma vez para vários endereços. Se esse é seu caso, basta desativar o recurso e adicionar os contatos na sua agenda manualmente. Veja abaixo:

Desabilitando salvamento automático de e-mails no Gmail (foto: Reprodução/João Kurtz)Desabilite o salvamento automático de e-mails no Gmail (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Esta opção está disponível na aba “Geral” das configurações do Gmail. Localize a opção “Criar contatos para autocompletar” e selecione “Adicionarei contatos sozinho”.

4) Exporte seus contatos do LinkedIn

O LinkedIn é uma ótima ferramenta para adicionar contatos profissionais, mas eles podem ser esquecidos por usuários que pouco acessam a rede social. Porém, é possível exportar os seus contatos profissionais e importá-los para a sua conta do Gmail, unificando as agendas.

Para usar os contatos da rede social para negócios, use os tutoriais de como exportar a agenda do LinkedIn e como importar contatos de outros serviços para o Gmail.

5) Faça uma atualização manual

Às vezes, uma lista de contatos pode ficar muito complexa para que os serviços de controle automático funcionem com eficiência. Nestes momentos, a melhor saída pode ser atualizar os contatos do Gmail manualmente. Desta forma, é possível remover endereços escritos errados por engano e antigos contatos que não funcionam mais ou foram abandonados pelos donos.

6) Exporte seus contatos

Exportando contatos no Gmail (foto: Reprodução/João Kurtz)Exporte contatos no Gmail (foto: Reprodução/João Kurtz)

Exportar os contatos é uma ótima forma de manter um backup atualizado da sua lista caso, por algum motivo, ela se perca. Como os e-mails geram arquivos padronizados, é possível importar a mesma lista em outros serviços, como outras contas de e-mail ou redes sociais.

Veja como fazer backup para exportar ou apenas guardar os seus contatos.

Sabe como sincronizar a conta do Gmail ao Android? Veja no Fórum do TechTudo.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares