Jogos simuladores

02/10/2013 18h25 - Atualizado em 02/10/2013 18h57

SimCity 4: como fazer a sua cidade crescer no jogo

Silas Tailer
por
Para o TechTudo

SimCity 4 é um jogo que simula a construção e administração de cidades. Contudo, se você nunca jogou nenhum game da série Sim City , ou se não entendeu como funciona, poderá passar por muitas dificuldades ou frustrar-se a ponto de não querer continuar a explorar tudo o que o game pode oferecer. E por isso, iremos explicar o básico para que você transforme sua cidade em uma metrópole:

SimCity 4 (Foto: Divulgação)SimCity 4 (Foto: Divulgação)

Durante o tutorial o jogo lhe ensina que para sua cidade crescer é preciso zonear as áreas, aumentar seu tamanho, sua população, seus benefícios e atrações. Contudo existem estágios para se chegar á um crescimento exponencial.

Comece pelo básico

Sim City 4 está repleto de ferramentas que permitem saber o que está acontecendo em cada porção de terreno. O sucesso para construir uma cidade saudável está em corrigir os problemas locas ao invés de expandir sua cidade.

Quando você inicia o jogo, a primeira coisa que você encontra é a Visão da Região (Region View). Mesmo se você tiver experiência com outros títulos da série Sim City, comece com os tutoriais da Região: Maxisland. Depois de aprender as lições básicas, você poderá assumir sua própria região. Você poderá utilizar a própria Maxisland, carregar um terreno pré-moldado, ou começar um novo.

Se esta é a sua primeira cidade e você não pretende jogar com várias, escolha uma região de médio porte. Esta opção lhe dá espaço e ao mesmo tempo não irá se tornar um latifúndio improdutivo.

SimCity 4 trazia gráficos 3D, mas manteve visão isométrica (Créditos: Divulgação) (Foto: SimCity 4 trazia gráficos 3D, mas manteve visão isométrica (Créditos: Divulgação))SimCity 4 (Créditos: Divulgação)

Criando a cidade

No primeiro estágio a cidade por ter fazendas e indústrias em maior quantidade que zonas comerciais, e não necessita de postos policiais, corpo de bombeiros, escolas ou hospitais. Sua população pode chegar á 500 habitantes, então inicie o zoneamento, forneça energia, crie seus Sims e faça as conexões para as cidades vizinhas, não se esqueça de no inicio utilizar as estradas de baixa densidade.

Estabelecendo Ordem

Quando a cidade atingir seus 1.500 habitantes, o que deve levar de um a três anos, será necessário estabelecer os serviços básicos a população: postos de bombeiros, policial e sistema de coleta de lixo. Mantenha sua cidade pequena nesse começo para que cada serviço disponibilizado seja suficiente para todos, assim você evitará gastos. Você sofrerá pressões devido a baixa qualidade da saúde, escolaridade e a expectativa de vida, mas não se preocupe, pois a cada meta alcançada nos objetivos impostos pelo jogo uma recompensa como igrejas, cemitério e deposito de lixo tóxico serão liberado.

Saiba entender as necessidades de sua população. (Foto: Divulgação)Saiba entender as necessidades de sua população. (Foto: Divulgação)

Serviços Básicos

Quando a cidade atingir quase 5.000 habitantes, é o momento em que é necessário pensar mais nas necessidades dos seus Sims, portanto será necessário a criação de escolas (crie sua primeira escola de ensino fundamental), sistema de saúde e um sistema de água e esgoto. Comece a pensar no transporte público para a população chegar às zonas de trabalho, ajusto essas mudanças ao orçamento da cidade nunca deixando que as dividas ultrapassem muito os ganhos.

Deve haver um equilíbrio entre zonas residenciais, comerciais e industriais baseados na seguinte fórmula: R = C + I, onde R significa Residencial, C significa comercial e I significa Industrial respectivamente. Nesse estagio já acompanhe o mapa de zonas de tráfego intenso e caso necessário efetue trocas por ruas e avenidas de densidades maiores.

Mantenha sempre um equilíbrio entre "RCI" para que não haja falta de demanda ou excesso de oferta. (Foto: Divulgação)Mantenha sempre um equilíbrio entre "RCI" para que não haja falta de demanda ou excesso de oferta. (Foto: Divulgação)

Pense longe, expanda.

A demanda deve ser forte em setores de baixa e média riqueza, então expanda gradualmente. Mantenha algumas áreas abertas com árvores ou parques, pois essas regiões são responsáveis pela limpeza do ar e melhoram o bem-estar de seus Sims. Utilize trens, mas fique tranquilo não é necessário criar uma “malha ferroviária”, apenas realize interconexões entre as zonas residenciais e o setor industrial que você criou, colocando uma estação de carga em cada setor. Assim, todo produção realizada pelas indústrias chegará mais rapidamente ao seu destino. Continue expandindo sua cidade baseada na fórmula apresentada acima, desenvolvendo assim zonas e serviços sempre adequados uns aos outros. Sempre acompanhe a educação, saúde, trânsito e poluição, pois estes deverão estar com indicadores o mais próximos do verde possível.

Outro fator importante para o sucesso de uma cidade e a saúde financeira da mesma são os impostos. Cobranças exorbitantes geralmente levam a descontentamento de determinados setores. Por exemplo, em uma indústria que polui mais o meio ambiente é conveniente cobrar um imposto maior (10% por exemplo) e menor de uma indústria de alta tecnologia. Os impostos cobrados em setores residenciais e comerciais também possui uma lógica diferente, nele utilizamos a seguinte máxima “quem tem mais paga mais, quem tem menos paga menos”. Portanto, mantenha-se atento as classes sociais das regiões para que o imposto não seja um motivo de descontentamento da população.

Sempre fique atento ao seu orçamento. (Foto: Divulgação)Sempre fique atento ao seu orçamento. (Foto: Divulgação)

Existem outras formas de arrecadar dinheiro, mas estas exigem um nível de risco maior, pois tratam se de instalações e leis que podem aumentar índices negativos de roubo, entre outros. Instalações como prisões federais, áreas militares são exemplos, bem como leis que liberem os jogos de azar (como o Cassino) em sua cidade podem lhe trazer um bom lucro, mas também virão com muitas dores de cabeça. Portanto, assim que conseguir estabelecer uma independência financeira, desfaça-se dos mesmos, gradativamente para que não haja um grande impacto no orçamento da cidade.

Sempre compartilhe recursos com as cidades vizinhas, uma vez que elas possuem itens diferentes e por vezes, mais abundantes que os seus. E com isso desenvolvendo a região como um todo também. Faça ligação diversas interligações como as cidades vizinhas com estradas, ferrovia ou com fornecimento de água, luz, esgoto dentre outros. Planeje os objetivos de uma cidade baseado nos recursos naturas disponíveis e faça com que cada uma seja um complemento de outra. O início de Sim City 4 pode parecer difícil até que se adquira uma certa “estabilidade” financeira, mas uma vez que se consegue o jogo o recompensará por suas conquistas.

Opine no fórum: o que você acha do novo Sim City?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mike David
    2016-10-22T20:59:16

    Obrigado pelas dicas , pretendo segui-las , espero que me ajude.