Internet

02/10/2013 10h40 - Atualizado em 02/10/2013 10h40

Sua conta do Twitter foi invadida? Saiba o que fazer para recuperá-la

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

Quando uma conta é invadida no Twitter ou uma senha é perdida e cai na mão de pessoas maliciosas, a credibilidade do usuário pode ser comprometida se forem enviadas mensagens e tuítes sem a sua autorização. Mas o que fazer nestes casos? A primeira coisa que o internauta precisa é tentar fazer login no microblog e mudar a senha imediatamente. Mas, se não funcionar, será necessário recuperar a chave de acesso na rede social; acompanhe.

Você pagaria para ter uma rede social sem anúncios? Veja a proposta do Path

Twitter; saiba recuperar sua senha no microblog em caso de roubo de senha (Foto: AFP)Twitter; saiba recuperar sua senha no microblog em caso de roubo de senha (Foto: AFP)

Mudando sua senha no Twitter

Passo 1. Tente fazer login no Twitter com suas credenciais de nome de usuário e senha. Clique no atalho das configurações que fica no canto supeior direito da tela;

Página inicial do Twitter (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Página inicial do Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)

Passo 2. Clique em senha no menu à esquerda da tela;

Configurações de senha da rede social (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Configurações de senha da rede social (Foto: Reprodução/Twitter)

Passo 3. Digite sua senha atual, a nova senha e confirme-a.

Configurações de senha da rede social (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Configurações de senha do Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)

Redefinir senha no Twitter

Caso não consiga entrar com seu nome de usuário e senha que sempre usa, significa que o invasor mudou sua chave de acesso. Neste caso, será preciso solicitar redefinição de senha.

Passo 1. Acesse o site do Twitter e clique em “Esqueceu a senha” no campo de login;

Página inicial do Twitter (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Página inicial do Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)

Passo 2. Digite seu endereço de e-mail ou o nome de usuário do Twitter;

Área de redefinição de senha (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Área de redefinição de senha do Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)

Passo 3. Confira em sua caixa de entrada de e-mail se o Twitter enviou uma mensagem de redefinição de senha e siga os passos informados pelo microblog para recuperá-la;

Passo 4. Clique no link de redefinição.

Link de redefinição de senha do microblog (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Link de redefinição de senha do Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)

Passo 5. Escolha uma nova senha.

Área de inserção de nova senha da conta no Twitter (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Área de inserção de nova senha da conta no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)

Conta no Twitter apagada, e agora?

Se além de invadir, o suposto hacker também apagou sua conta na rede social, saiba é que simples obtê-la de volta na plataforma do microblog. Basta seguir os passos abaixo:

Passo 1. Entre na página inicial do Twitter e digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail da conta e a sua senha;

Reativar conta no Twitter (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Reative a conta do Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)

Passo 2. Depois de clicar em “Entrar” sua conta será reativada se foi apagada recentemente.

Reativar conta no Twitter (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Reative a conta do Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)

A restauração completa dos dados de sua conta, como tuítes, seguidores e favoritos, pode demorar alguns minutos. É importante avisar que esse procedimento só é válido após 30 dias da data da desativação. Depois deste período, as contas não podem mais ser reativadas.

Organize a sua conta

Outra providencia importante a ser tomada é apagar todos os tuítes que não foram enviados e informar aos seus seguidores, além de pedir desculpas pelo transtorno dos "tuítes falsos".

Apagando um tuíte (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Apague um tuíte não autorizado no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter Lívia Dâmaso)

Dê um tempo nos aplicativos para Twitter

Alguns aplicativos podem acessar sua conta no microblog e ter algumas autorizações automáticas. A opção pode ser revertida mais tarde, mas como você não sabe como e/ou de onde conseguiram acessar a sua conta no microblog é importante que você revogue o acesso dos aplicativos de terceiros e revise todos até que tenha certeza dos mais seguros.

Passo 1. Vá até as configurações e clique em “Aplicativos”;

Configurações de aplicativos (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Configurações de aplicativos no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter Lívia Dâmaso)

Passo 2.  Ao lado de cada aplicativo da lista há uma opção “Revogar acesso”, clique nela;

Revogação de acesso dos aplicativos (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Revogação de acesso dos aplicativos no Twitter (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Verifique login no celular

Para que sua conta não seja novamente hackeada ou vítima de pessoas mal intencionadas, uma boa medida de segurança é fazer a verificação de login. Saiba como habilitar:

Passo 1. Clique em “Celular” no menu à esquerda da tela;

Configurações de celular (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Configurações de celular no Twitter (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 2. Adicione um número de telefone (com DDD e informe a operadora) à sua conta. Clique em ativar e envie um SMS do celular com a palavra “VAI” para o número 40404;

Configurações de celular (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Configurações de celular no Twitter (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 3. Vá até as configurações de segurança - também localizadas no menu esquerdo da tela - e marque a opção “Enviar pedidos de verificação de acesso para [seu número]”;

Configurações de segurança do Twitter (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Configurações de segurança do Twitter (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 4. Você receberá uma mensagem teste em seu celular. Confirme o recebimento digitando sua senha da conta no Twitter.

Configurações de segurança do Twitter (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Configurações de segurança do Twitter (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Caso nenhuma dessas medidas consiga trazer sua conta de volta, entre em contato com a equipe do microblog para recuperar a sua conta por meio do serviço de suporte do Twitter.

Quer encurtar um link no Twitter? Veja no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares