Computadores

28/11/2013 13h56 - Atualizado em 28/11/2013 14h06

Como comprar um computador all-in-one? Confira dicas para escolher o melhor

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Computadores All-in-One, ou literalmente, tudo em um, não é um conceito novo. Os primeiros modelos da Apple já eram imaginados assim. Agora, graças a praticidade, elegância, necessidade de menos espaço físico e menos fios, fabricantes continuam lançando novos produtos. Se você está interessado em algum, acompanhe algumas dicas do TechTudo para a sua compra.

Testamos o HP Slate 21: o primeiro All-in-One com Android do Brasil

Computadores All-in-one unem tela grande com praticidade (Foto: Divulgação/Positivo)Computadores All-in-one unem tela grande com praticidade e menos fios (Foto: Divulgação/Positivo)



Erros comuns sobre o conceito de um PC All-in-One

É preciso tomar cuidado com erros comuns que muitas pessoas, inclusive técnicos, afirmam sobre computadores tudo em um. É muito comum as pessoas afirmarem que não será possível fazer nenhum upgrade em um PC All-in-One. Mas isso não é verdade. A maioria dos computadores deste tipo, permitem sim trocar pentes de memórias, HDs e alguns modelos possibilitam até a substituição da placa de vídeo dedicada. Porém, desmontar um PC all-in-one é que é o problema, pois na maioria dos casos o nível de dificuldade para a tarefa. Sendo recomendado na maioria das vezes o upgrade deverá ser feito em uma assistência técnica autorizada.

Outro engano é que muitos afirmam que PCs All-in-One não são bons para jogos. Isso acontece por que muitas pessoas costumam comprar as versões de menor preço, e consequentemente, menor desempenho. Há PCs all-in-one com chips integrados que vão desde um simples HD Graphics 4000 da Intel até uma Nvidia Geforce GT 640M. Tais chips gráficos garantem um desempenho razoável para jogos atuais.

Vantagens

A principal vantagem e até o conceito de um computador all-in-one é ter uma praticidade de montagem e manuseio melhor que um PC com monitor e gabinete. Embora seja bastante fácil montar um computador com gabinete, os modelos all-in-one fazem sucesso principalmente entre pessoas que não entende quase nada de tecnologia, mas não querem ficar dependendo de técnicos ou outras pessoas para montar e conectar os cabos do computador.

Computadores All-in-one tem outras vantagens, como um consumo menor de energia em relação a um computador com gabinete. Este último, por sua vez, possui uma fonte de energia preparada para componentes que consumem muita energia. A economia de espaço e menos cabos também colaboram para compor um ambiente mais bonito, se este for um fator importante na hora de criar um espaço para trabalho ou estudo. Outras vantagens incluem modelos de PC All-in-one que possuem receptor de TV digital integrado e monitor touchscreen.

Há até computadores All-in-One dedicados para os games (Foto: Divulgação/MSI)Há até computadores All-in-One dedicados para os games (Foto: Divulgação/MSI)



Desvantagens

Uma das principais desvantagens dos PCs All-in-one é o seu preço elevado em comparação com PCs com gabinete e, até mesmo, notebooks. Se o usuário não fizer muita questão de um monitor grande, sairá mais em conta comprar um notebook, podendo até acoplá-lo em um monitor.

Com o Windows 8, um dos novos atrativos dos PCs All-in-one com touchscreen, é a possibilidade de interagir com o sistema através da própria tela, dispensando o mouse. Com o Windows 8 ou Windows 8.1.

Porém essa “novidade” tem um preço, ou melhor, um alto preço. Os PCs All-in-one que possuem monitores touchscreen possuem um valor quase três vezes maior do que os modelos sem essa função no display.

Dicas para compra

É muito importante definir o tipo de uso para seu novo computador. Veja se é possível realizar o upgrade facilmente e caso não seja, confira se a capacidade do PC irá aguentar o uso que você planejou para ele. Confira algumas dicas:

Leitura, Internet, vídeos, TV Digital – Um PC All-in-one básico satisfará as suas necessidades se você tiver em mente: utilizar a Internet, produzir textos, ler, ver vídeos e assistir TV. Qualquer configuração com até mesmo um processadores Dual-Core  você conseguirá realizar essas tarefas.

Touchscreen é um recursos inovador, mas cansa com o tempo (Foto: Divulgação)Touchscreen é um dos recursos inovadores, mas encarecem os computadores (Foto: Divulgação/Dell)

Jogos, edição de arquivos e vídeos pesados – Para essas tarefas mais pesadas, será essencial um processador robusto e uma placa gráfica dedicada. Algo como um computador com processador Core Intel i5, com 4GB de memória RAM e placa gráfica que seja pelo menos dedicada com 1 GB.

Touchscreen – A tela touchscreen chama muita atenção pela interação, mas não se engane pela “magia” de tocar e arrastar itens com o dedo. Posicionando o monitor na altura correta, em poucos minutos é possível sentir um cansaço na utilização do monitor touchscreen. E como o mouse ficará próximo ao teclado, a tendência é dispensar o uso da interface touchscreen e utilizar o mouse. Com isso, o touchscreen perde o seu principal propósito. Se for para uso doméstico, o touchscreen pode não ser uma opção interessante. Outro ponto importante é ficar atento se o modelo é de múltiplos toques ou apenas um toque. Modelos com múltiplos toques permitem realizar movimentos como “pinça” para aplicar um zoom e muitos outros movimentos.

TV Digital – Comum nos modelos nacionais, o recurso que integra TV Digital não costuma pesar muito no preço de um PC All-in-One. Alguns modelos, como o LG V320  e o Positivo Union Touch P3250 tem um recurso chamado “Picture-in-Picture” que permite assistir TV e trabalhar no PC ao mesmo tempo.

Qual o melhor PC: de torre ou All-in-one? Comente no Fórum do TechTudo!

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Lombardi
    2016-02-04T11:46:28

    Ótimo post!!! Obrigado.

  • Cristiano Ferreira
    2015-12-07T02:15:33

    Muito elucidativo!! Me ajudou bastante! Parabénsssss

  • Frankensteinn Drakensang
    2014-03-24T08:47:56

    Eu estava querendo comprar um: Computador All in One LG com Intel Core i5 4GB 500GB Tela LED 23" Windows 8. para jogar jogos como Minecraft,Drakensang e LoL com as configurações tudo no maximo sera que roda sem lag? Creio que ambos são jogos bem leves.

  • Osenilda Marques
    2015-02-25T13:45:41

    pode usar conectado a qualquer impressora?

  • Camilla Macedo
    2014-11-25T15:30:38  

    Olá! Estou querendo muito comprar um all-in-one por ser compacto, sem fios, tenho muito problema com fios na mesa haha, e odeio notebooks, acho que quebram com muita facilidade. Uso Autocad, programas de maquete eletrônica, como 3d max, scketchup e photoshop, que pedem muita carga de um pc. Gostaria de saber se eles são bons para esse tipo de trabalho e o que devo levar em conta. Obrigada!

    recentes

    populares

    • Camilla Macedo
      2014-11-25T15:30:38  

      como a própria reportagem diz, você tem que ver as especificações da máquina, conheço amigos webmaster que utilizam computadores assim (alguns apple e outros HP) e eles disseram que são ótimos, vi alguns reviews e todos aprovaram esse tipo computador, mas é aquela coisa é CARO então pense bem. Quanto aos programas não sei se todos irão funcionar normalmente mas te garanto que o Scketchup e Photoshop funcionam numa bora em um HP All in One HP Pavilion 23-g000br.

  • Mestre Web
    2014-11-21T23:06:38

    Nunca compre da marca qbex é um lixo

  • Ronaldo Oliveira
    2013-11-29T13:02:57

    propaganda nao esclarecimento iMac 27 polegadas, meados de 2011 Processador 3,4 GHz Intel Core i7 Memória 8 GB 1333 MHz DDR3 Gráficos AMD Radeon HD 6970M 2048 MB Software Mac OS X Lion 10.7.5 (11G63) sera q e bom esse imac para q ter Touchscreen qual seria a vantagem sendo q o braco sobre a mesa no mouse ja e cansativo

  • Alan Calixta
    2013-11-28T23:13:43

    Fazem comparativo de All in One e deixam iMac de fora?