Computadores

26/11/2013 11h08 - Atualizado em 26/11/2013 13h33

Como comprar uma memória RAM para o computador? O que levar em consideração?

Joelson Santos
por
Para o TechTudo

Se o seu computador estiver lento ao utilizar mais de um programa simultaneamente, talvez seja hora de considerar um upgrade da memória RAM. Esses componentes são necessários para executar qualquer operação no computador, desde digitar textos e navegar na internet até jogar e editar vídeos. No entanto, é preciso ficar atento a alguns detalhes para não comprar as peças erradas e ter prejuízo. Para te ajudar, o TechTudo reuniu dicas sobre o que levar em consideração ao comprar uma memória RAM para o seu computador.

Quais as melhores marcas de memória RAM? Descubra no Fórum do TechTudo!

Memória RAM (Foto: Pond5)Memória RAM pode deixar o seu computador mas rápido, mas é preciso ter atenção ao comprar (Foto: Pond5)


Quanta memória RAM o seu computador precisa?

Antes de decidir qual memória comprar, é preciso analisar a demanda gerada pelo seu perfil de usuário. Se o seu objetivo é, majoritariamente, navegar na internet, ouvir músicas, assistir vídeos e realizar trabalhos escolares ou do escritório, é recomendado um mínimo de 2GB de RAM para garantir a fluidez do sistema.

Usuários que buscam editar vídeos de maneira casual ou jogar games mais recentes no nível médio de resolução, devem possuir, no mínimo, 4GB de RAM. Já se o seu objetivo é utilizar ferramentas profissionais de edição de vídeo e jogar em máxima resolução, considere obter 8GB ou até 16GB de RAM para estas atividades. Por exemplo, o novo Call of Duty: Ghosts já recomenda um sistema com no mínimo 6GB de RAM para ser desfrutado de maneira aceitável.

Apenas a quantidade importa?

Os atributos dos módulos de memória RAM também influenciam bastante no desempenho do sistema e impactam diretamente no preço. Logo, antes de decidir a compra somente pelo preço e quantidade, vale a pena dar uma olhada e comparar os seguintes atributos que geralmente são apresentados no próprio módulo de memória ou no site da fabricante.

Na guia "SPD", verifique a memória suportada e os slots disponíveis (Foto: Reprodução/ Joelson Santos)Na guia "SPD", verifique a memória suportada e os slots disponíveis (Foto: Reprodução/ Joelson Santos)

Latência: é o tempo de resposta da memória, medido em milissegundos (ms). Quanto menor este número, melhor.

Taxa de dados: é a velocidade de operação da memória, medida em quantidade de transferências por segundo (MT/s). Por exemplo, módulos DDR2 podem chegar até 1066 MT/s e módulos DDR3 podem chegar até 1600 MT/s. Quanto maior este número, melhor.

Compatibilidade com a placa-mãe

Após verificar a quantidade de RAM necessária para a sua máquina, é importante saber com qual tipo de memória a placa-mãe do seu computador é compatível. Os padrões mais utilizados atualmente são o DDR2 e sua evolução, o DDR3, suportado na maioria das placas-mãe lançadas desde o último ano.

Outro dado importante é quantidade de entradas ou slots estão disponíveis para os pentes de memória. Essa medida é importante para que você não compre quantidade acima do que a sua placa-mãe suporta e também avaliar se deve trocar os módulos de memória existentes ou apenas adicionar novos módulos. Para confirmar a compatibilidade da sua placa-mãe e verificar as entradas disponíveis, faça o download do CPU-Z.

Na guia "SPD", verifique a memória suportada e os slots disponíveis (Foto: Reprodução/Joelson Santos)Na guia "SPD", verifique a memória suportada e os slots disponíveis (Foto: Reprodução/Joelson Santos)

É importante destacar também que os módulos podem trabalhar individualmente ou em paridade, ou seja, você pode comprar um módulo de 4GB ou dois módulos de 2GB. No entanto, a maioria das placas-mãe possui uma tecnologia chamada dual channel que faz com que o sistema tenha mais benefícios se trabalhar em paridade. O aplicativo CPU-Z também informa se sua placa possui essa tecnologia.

Processador de 32 ou de 64 bits?

Identifique na guia "CPU" se o seu processar é de 32 ou de 64 bits (Foto: Reprodução/ CPUID)Identifique na guia "CPU" se o seu processar é de 32 ou de 64 bits (Foto: Reprodução/ CPUID)


 O processador de seu computador também deve ser levado em consideração antes da troca da memória. Caso ele seja de 32 bits, utilizará um máximo de 3GB de RAM, ou seja, de nada adiantará ter 8GB de RAM instalados, pois o sistema não utilizará toda a memória disponível. Para instalar quantidade superiores de RAM, tenha certeza de que seu processador é de 64 bits, o que também pode ser verificado no aplicativo CPU-Z.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • DOUGLAS MOREIRA
    2013-11-30T22:39:03

    Memoria DDR3 ate 1600? como a minha e outras varias da Corsair e de outras marcas passam esse numero? Reportagens aqui tudo ultrapassadas.