A sexta-feira de descontos conhecida como Black Friday terá, mais uma vez, uma edição no Brasil, marcada para o dia 29 de novembro e organizada pelo site BlackFriday.com.br. Diferente do ano passado, haverá desta vez um código de ética para combater fraudes das lojas participantes, evitando que sejam oferecidos descontos irregulares nos produtos.
Oito dicas para aproveitar a Black Friday no Brasil em lojas online
No entanto, sempre há chance de ocorrer algum problema. Por isso, o Reclame Aqui, em parceria com o Busca Descontos, terá um canal dedicado a denúncias de consumidores que eencontraram dificuldades em lojas virtuais de participantes do Black Friday Brasil.

Veja no tutorial abaixo denunciar uma oferta falsa ou irregular em lojas participantes.
Há três formas de fazer uma denúncia: via site oficial do Black Friday, direto no link da loja anunciante no Black Friday ou diretamente no site reclameaqui.com.br/blackfriday; veja.
Passo 1. Clique no botão "Reclame" localizado no menu superior do site blackfriday.com.br ou nos banners espalhados pelos sites das lojas credenciadas antes mesmo de fazer uma compra. Você será direcionado à página do Reclame Aqui exclusiva da Black Friday;

Passo 2. Pesquise a reputação das lojas onde deseja realizar suas compras. A página reúne uma lista de todos os sites com uma legenda que indica a reputação da empresa, assim você poderá escolher não só a que tem o melhor preço, mas também a mais confiável;

Passo 3. Caso seja necessário, você pode solicitar suporte direto da loja desejada por telefone ou chat, clicando no ícone correspondente, conforme imagem abaixo;

Passo 4. Se você encontrar problemas ou se sentir prejudicado, clique no primeiro ícone da lista, por onde é possível registrar uma denúncia formal contra o site ou oferta irregular.

Lembre-se também de conferir nossas dicas para aproveitar o dia, incluindo a lista de sites não recomendados feita pelo Procon-SP. Com isso em mente, é possível adiantar as compras para o Natal com tranquilidade e economizar bastante nesta Black Friday Brasil.
O que você achou do novo código de ética da Black Friday? Comente no Fórum do TechTudo.