Sistemas Operacionais

24/11/2013 16h55 - Atualizado em 26/10/2015 10h02

Como desligar a sincronização automática de apps no Android?

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Os smartphones Android têm um recurso que permite desligar a sincronização automática de apps. Para que um aplicativo mande notificações para o smartphone, é preciso que ele esteja em constante sincronização com os servidores de suas respectivas empresas. Dessa forma, mesmo com a tela desligada, o app do Facebook alertar sobre uma nova curtida e o Twitter informar sobre uma resposta de um seguidor, por exemplo.

Como colocar contador de mensagens no ícone do WhatsApp para Android?

Apesar de ser útil, essa funcionalidade consome bateria e parte da sua franquia de dados 3G/4G. Veja, no tutorial abaixo, como desligar a sincronização automática de apps no Android.

android-m-no-moto-x1 (Foto: TechTudo)Veja como desligar a sincronização automática de apps no Android (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Passo 1. Abra a gaveta de apps do seu smart Android e toque na opção “Configurar”;

Acesse as configurações do celular (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)Acesse as configurações do celular (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 2. Toque em “Uso de dados” e, em seguida, toque nos três pontinhos localizado no topo direito da tela;

Acessando as configurações de uso de dados do celular (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)Acessando as configurações de uso de dados do celular (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 3. Toque em “Restringir dados em 2º plano”, leia o aviso e toque em “Ok. Assim, você estará permitindo que os aplicativos sincronizem com os servidores apenas quando conectado numa rede Wi-Fi, economizando sua franquia de dados;

Restringindo o uso de dados da rede móvel (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)Restringindo o uso de dados da rede móvel (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 4. Volte para o menu “Configurar”, como feito no passo 1 e, dessa vez, selecione o item “Contas”, sob o tópico “Pessoais”

Vá até o menu Contas do smartphone (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)Vá até o menu Contas do smartphone (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)


Vale a pena fazer root no android? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo

Passo 5. Toque nos três pontinhos que estão no topo direito da tela e desmarque a opção “Sincron. dados automaticamente”. Leia o aviso de que isso vai preservar dados e bateria mas que será necessário sincronizar automaticamente cada aplicativo e então toque em “Ok”.

Pronto. Desta forma, você desliga a sincronização de todos os aplicativos e pode ganhar alguns minutos a mais de bateria e dias extras de dados na sua franquia de internet móvel.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Danilo Lima
    2013-11-25T07:44:37

    "O céu é azul", que dica mais obvia, quem não sabia disso??

  • Marcio Viterbo
    2013-11-24T18:43:31

    Não ande de carro e economize gasolina. Dica idiota.

  • Mariana Simons
    2015-05-08T11:34:05

    Não acho idiota. Correto pois atualmente é tanto trânsito que vale a pena ir de trem/metro. Deixe o carro para eventos e festas assim curtirá mais e voltará tranquilo sem exageros é lógico

  • Benedito Barbosa
    2013-11-25T09:14:26

    A dica é muito válida sim pois é assim que uso meu Smart depois de comparar o consumo ativando e desativando as sincronizações a dica pode não servir para a galera adolescente mas certamente servirá aos adultos.

  • Carlos Ribeiro
    2013-11-25T00:47:50

    Primeiro,desligar a sincronização é uma grande idiotice e depois você pode desligar o que quiser e o consumo da bateria continuará alto,pois estes aparelhos exigem muita carga para todas as funcionalidades,GPS então,nem se fala.Os fabricantes tinham que tomar vergonha na cara e aumentar a carga da bateria porque isso é possível.Não sei porque não fazem.Talvez isso esteja ligado à vida útil do aparelho?Não sei dizer.

  • Eduardo Silvestre
    2013-11-24T20:43:23

    Desligue o celular economize bateria!

  • Sinval Pinheiro
    2013-11-24T18:40:09

    Desligue a sincronização e pare de receber mensagens, notificações etc etc... grande dica.