Imagens

26/11/2013 10h15 - Atualizado em 26/06/2014 17h21

Como gravar e editar vídeos de gameplay de jogos para PC

Paulo Vasconcellos
por
Para o TechTudo

Os gameplays, ou game commentary são responsáveis por um grande tráfego de visualizações em vídeos no Youtube. Canais especializados em mostrar as fases dos jogos, comentando-os ou não, se tornaram ótimas formas de criação de conteúdo, trazendo assim, uma legião de seguidores e inscritos. Contudo, fazer gameplays não é algo impossível ou exclusivo de quem possui um poderoso PC, por isso, o TechTudo reuniu algumas dicas de como fazer o seu próprio gameplay utilizando seu PC, confira:

Confira os melhores Jogos leves para PC

Lissandra é a nova personagem de League of Legends (Foto: Divulgação)League of Legends é um dos jogos mais usados para gravar gameplay (Foto: Divulgação)

 

Por onde começar

Para começar a fazer o seu gameplay você precisará do Fraps, um software de captura de vídeo e um software de Edição de Video. É recomendado o uso do Sony Vegas. Caso você queira comentar é ideal ter um bom headset.

Luz, Camera e FRAPS

Uma Placa de Captura que grava em HD não costuma ser um item muito barato, mas aqui o seu uso será opcional, pois o Fraps permite capturar o que está passando em sua tela com alta qualidade em até 60 FPS.

A interface do aplicativo é um ponto forte, pois não necessita muitas configurações para deixar o programa apto para funcionamento. Tente deixar a sua configuração semelhante a tela abaixo.

Importante: a tela abaixo mostra configurações para gravar gameplays sem comentários, mas caso o queira fazer, basta marcar a box “Record External Input” e selecionar seu microfone ou Headset.

fraps-tela-movies-screenO software Fraps ajuda a gravar sem precisar de placa de captura. (Foto: Divulgação)

Fazendo isso, basta abrir o jogo em que você quer gravar; conferir se o contador de FPS está em um dos cantos da tela (Números Amarelos que ficam por padrão no canto superior esquerdo do monitor); e apertar a tecla de gravação (padrão F9). Quando quiser encerrar seu gameplay, basta apertar novamente a tecla de gravação para encerrá-lo.

Dica: para evitar possíveis problemas, abra o Fraps antes de abrir o jogo.

Editando o Video

O Fraps consegue gravar os videos em qualidade HD, contudo, devido ao tamanho que o video pode vir a ter, o programa divide os videos em arquivos de 4,32 GB cada. Sendo assim, você precisará de um software de Edição de Videos para juntar os videos e gerar um único arquivo. Para esta tarefa, utilizaremos o programa Sony Vegas, um dos melhores em tratamento de video.

vegas-screen-tela-edicao-programa-saint-rows-IV-4Tela de edição do Sony Vegas (Foto: Paulo Vasconcellos/ TechTudo)

Para criar o video, navegue até a pasta onde seus arquivos de video estão (por padrão, fica em C:\Fraps\Movies). Após localizá-los, os selecione e arraste até a Timeline do projeto.

Obs.: Dependendo da sua configuração de monitor, poderão surgir duas colunas pretas nas laterais do video. Para resolver este problema, basta clicar com o botão direito em cima de um dos arquivos de video na Timeline, selecionar a opção Properties (Propriedades) e desmarcar a opção “Maintain Aspect Ratio”.

vegas-screen-saint-row-propertiers-propriedadesTela de edição do Sony Vegas (Foto: Paulo Vasconcellos/ TechTudo)

Ao concluir a edição do video, é hora de renderizarmos. A Renderização é uma técnica que transformará seu projeto em um arquivo final, no nosso caso, transformará o projeto em um arquivo de video.

O Sony Vegas possui uma grande variedade de formatos de arquivo para renderizarmos nosso projeto, contudo, o melhor formato para enviarmos nosso video para o Youtube é em MPEG-2.

Para fazer isso, vá até o menu “File”, opção “Render As…” e navegue pela opção “MainConcept MPEG-2 (*.mpg, *.mpg, *.m2t, *.mpa)” e selecione a opção de Renderização “HDV 720-30p”. Após isso, basta clicar em “Render” e aguardar o processo.

vegas-screen-saint-row-render-as-screenJanela de renderização do Sony Vegas (Foto: Paulo Vasconcellos/TechTudo)

Tem mais barato?

Infelizmente, o programa Sony Vegas não é gratuito e seu preço pode transformar a vontade de criar gameplays em um projeto inviável. Entretanto, há uma opção mais simples e mais barata: utilizar o programa Windows Movie Maker, software padrão nos Sistemas Windows.

Para criar seu video usando o Movie Maker é bem simples: clique no botão “Add Videos and Photos”; escolha os videos que deseja adicionar e selecione “Open”. Após isso, os videos serão posicionados um ao lado do outro de acordo com a ordem que você os selecionou. Agora é só clicar no botão “Save Movie” e dar um nome ao seu arquivo. Pronto, seu gameplay está pronto!

windows-movie-maker-windos-7-screen-tela-save-movieWindows Movie maker é alternativa barata para quem não tem o Sony Vegas (Foto: Paulo Vasconcellos/ TechTudo)

E você, já criou seu próprio gameplay? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guilherme Camarotto
    2013-11-27T10:59:32  

    Que nostalgia! eu tinha um canal do youtube, o playerslog, e grava e editava exatamente assim!! mto legal!! mas seu eu voltar um dia a fazer gameplays de jogos de pc, vou usar o ShadowPlay do nvidia experience!

    recentes

    populares

    • Guilherme Camarotto
      2013-11-27T10:59:32  

      Fala o nome do canal :D