Internet

05/11/2013 07h05 - Atualizado em 05/11/2013 14h11

Como mudar a fonte em smartphones Android?

Thiago Bittencourt
por
Para o TechTudo

Está enjoado das fontes instaladas em seu smartphone Android? O TechTudo preparou este tutorial para te ensinar a modificar o estilo das letras do seu celular, deixando-o mais parecido com o seu perfil. Confira os passos abaixo e conheça as três opções para a personalização, sem precisar de root ou configurações complicadas. Aprenda:

- Por meio de launchers de terceiros (dispositivos Android de qualquer fabricante)

Uma forma simples de mudar as fontes do sistema é por meio da instalação de launchers de terceiros. O recurso é compatível com praticamente todos os dispositivos Android. Para esta tarefa usaremos o Go Launcher EX, que tem configurações bem fáceis. Veja nos passos a seguir:

Passo 1. Baixe o aplicativo Go Launcher EX para o seu Android;

Passo 2. Após realizar a instalação do app, execute o launcher, abrindo o arquivo instalado. Em seguida, acesse as suas "Preferências" (1) no ícone na parte inferior da tela. Quando abrir a página de "Go laucher settings" toque em “Definições visuais” (2);

Acesse as definições visuais do Go Launcer EX (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Acesse as definições visuais do Go Launcer EX nas suas configurações(Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 3. Na próxima tela, acesse a aba “Tipo de letra” (1) e toque na opção “Escanear tipos de letra” (2). No diálogo que for exibido, confirme a busca tocando no botão “Continuar”;

Execute a busca por fontes no sistema (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) (Foto: Execute a busca por fontes no sistema (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt))Tela para executar a busca por fontes no sistema (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 4. Após o mecanismo de buscas do Go Launcher EX encontrar as fontes disponíveis no sistema, toque na opção “Escolha o tipo de letra” (1). Na listagem exibida, toque na fonte desejada. Após isso, o sistema irá adotar a fonte automaticamente.

Escolha uma das fontes disponíveis no sistema (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Escolha uma das fontes disponíveis no sistema (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 5. Caso você queira utilizar uma fonte que não esteja na listagem disponibilizada pelo Go Launcher EX, baixe na Internet uma de sua preferência (arquivo do tipo TTF), e copie e salve a mesma para o diretório sdcard/GOLauncherEX/fonts;

Caso queira, coloque uma fonte específica no diretório de fontes do iFonte (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) (Foto: Caso queira, coloque uma fonte específica no diretório de fontes do iFonte (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt))Caso queira, coloque uma fonte específica no diretório de fontes do iFonte (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

- Configurações do sistema Android (para dispositivos Samsung ou LG)

Passo 1. Acesse o menu de configurações do seu Android, indicado por um símbolo de engranagem. Em seguida, toque na opção “Visor”;

Acesse as configuraçõe do "Visor" em seu Android (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Acesse as configurações do Android e selecione a opção de "Visor" (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 2. Na tela seguinte, escolha a opção “Estilo da Fonte”. Você poderá escolher uma das fontes já existentes no sistema ou, então, tocar no botão “Obter fontes online” para buscar novas fontes online. No caso da Samsung, você será redirecionado para a loja da Google Play, já em dispositivos LG, você  irá diretamente para a LG SmartWorld.

É importante lembrar que em alguns dispositivos, a opção de "baixar fontes online" poderá não estar disponível;

Escolha um fonte disponível ou baixe uma de forma online (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Tela para escolher um estilo da fonte ou baixar uma de forma online (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

- Utilizando o iFont (dispositivos Samsung)

O aplicativo iFont é uma excelente opção para aqueles que desejam modificar o conjunto de fontes do seu sistema. Para utilizar o aplicativo em seu smartphone, como o Galaxy, acompanhe os passos a seguir:

Passo 1. Baixe o aplicativo iFont em seu dispositivo;

Passo 2. Para que seja possível instalar as fontes fornecidas por meio do iFont, será necessário habilitar a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas. Portanto, acesse as configurações do seu Android e toque na opção “Segurança”;
 

Acesse as configurações de segurança no Android (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Acesse as configurações de segurança no Android (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 3. Na tela seguinte, marque a opção “Fontes desconhecidas”;

Marque a opção "Fontes desconhecidas"  (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Marque a opção "Fontes desconhecidas" para habilitar a instalação (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 4. Abra o aplicativo iFont, que você baixou no Passo 1. Na aba “Online”, navegue pelas opções de fontes oferecidas e toque em uma de sua preferência;

Na aba "Online", escolha uma das fontes disponíveis  (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Na aba "Online", escolha uma das fontes disponíveis (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 5. Na tela que for exibida, toque em “Download” para baixar a fonte. Após o termino do processo, o botão “Set” ficará habilitado. Toque nele;

Execute o download da fonte desejada (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Execute o download da fonte desejada e toque em "Set" em seguida (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 6. No dialogo que for exibido, toque no botão “Ok”. Logo em seguida, em “Instalar”;

Confirme a instalação da fonte (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Confirme a instalação da fonte (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 7. Após instalar a fonte, as configurações do visor do sistema Android serão carregadas automaticamente. Vá nas configurações do seu Android, selecione a opção "Visor" e toque na opção “Estilo da Fonte”. Em seguida, escolha a fonte instalada que você escolheu anteriormente;

Selecione a fonte instalada (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Selecione a fonte instalada nas configurações do Android(Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 8. No diálogo seguinte, toque no botão “Sim”;

Toque no botão "Sim" para confirmar a fonte escolhida (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Toque no botão "Sim" para confirmar a fonte escolhida (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Passo 9. Pronto! Desta forma seu sistema estará utilizando a fonte escolhida por você;

A fonte foi modificada (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)A fonte foi modificada (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Obs: Para aqueles que possuem dispositivos de outras fabricantes, também há a possibilidade de utilizar o iFont. Porém, para aplicar as fontes, o aparelho necessitará ser “rootado”;

Pronto!

Dúvidas sobre seu Android? Então faça um comentário do Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luziel Ferreira
    2014-01-21T13:09:37

    Qual app do LG Smart World pode fazer isso?

  • Felix Klem
    2014-09-27T10:11:07

    No meu galaxy, nao aparece a opçao estilo de fonte nas configuraçoes, alguem tem alguma resposta para isso

  • Fernando Cruz
    2013-11-05T11:29:52  

    Puxa, no Windows Phone e no iOS não da pra fazer uma alteração tão boba dessas... Que pena, deve ser tão ruim usar esses sistemas meia boca! :\

    recentes

    populares

    • Fernando Cruz
      2013-11-05T11:29:52  

      Tão meia boca, que o espertão que usa WindowsPhone veio aqui ler a matéria... Aliás matéria lixo...

  • André Pardini
    2013-11-05T13:24:12

    não não muito obrigado

  • Alisson Veiga
    2013-11-05T13:04:21

    Coisa de orkutero