14/11/2013 07h15 - Atualizado em 14/11/2013 07h15

Como recuperar e restaurar uma pasta excluída no Windows

Carolina Ribeiro
por
Para o TechTudo

No Windows, ao excluir pastas e arquivos do computador, o usuário remove provisoriamente os itens. Ou seja, o conteúdo é enviado para a pasta “Lixeira” mas permanece no disco rídigo. Sendo assim, é possível restaurar pastas que foram apagadas acidentalmente ou não.

Windows 8.1: dez aplicativos grátis para turbinar o seu computador

Saiba como recuperar arquivos e pastas enviados para a lixeira neste tutorial do TechTudo.

Passo 1. Acesse a área de trabal Windows;

Passo 2. Clique duas vezes em “Recycle Bin” (Lixeira, em português);

Área de trabalho do Windows  (Foto: Reprodução/Carolina Ribeiro)Área de trabalho do Windows (Foto: Reprodução/Carolina Ribeiro)

 

Passo 3. Ao fazer isso, uma nova tela com os itens excluídos no Windows será exibida.

Existem duas maneiras de restaurar pastas deletadas no computador. É possível marcar uma ou mais pastas e depois clicar em ”Restore the selected items” (Restaurar os itens selecionados) - localizado na parte superior esquerda da página. Vale citar que é possível recuperar mais de um documento pressionando o botão “Ctrl” do teclado e selecionando-os;

Selecionando pasta para ser restaurada no Windows (Foto: Reprodução/Carolina Ribeiro)Selecione uma pasta para ser restaurada no Windows (Foto: Reprodução/Carolina Ribeiro)

Passo 4. Há ainda a opção de clicar em cima da pasta que você deseja recuperar com o botão direito do mouse. Em seguida, clique em “Restore” (Restaurar).

Restaurando manualmente uma pasta no Windows (Foto: Reprodução/Carolina Ribeiro)Restaure manualmente uma pasta no Windows (Foto: Reprodução/Carolina Ribeiro)

As pastas recuperadas podem ser encontradas nos mesmos locais que o usuário as excluiu.

Quer saber como remover o Windows 8.1 Preview e voltar para o Windows 8? Veja no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Roberto Silva
    2013-11-15T20:36:54

    Não sou de criticar, mas esta matéria não acrescenta em nada. Se quer dar uma informação realmente relevante faça um tutorial ou video aula que ensine a restaurar uma pasta ou arquivo que foi deletado e não pode ser recuperado pela lixeira usando a opção "Restaurar versões anteriores". Isso sim é uma informação relevante e fará com que muitos parem de cometer o erro de tentar recuperar um arquivo ou pasta usando o Recuva rodando o mesmo na mesma partição em que o arquivo se encontrava.

  • Alexandre Lima
    2013-11-15T13:09:20

    Isso foi um tanto ridículo... rs

  • Thales Eduardo
    2013-11-15T10:15:45

    Por favor, teria como fazer uma vídeo aula, não consegui entender. Grato Techtudo.

  • Nubia Larissa
    2013-11-14T22:59:01

    aiiiii!!!!!!!!!!!!

  • Igor Viana
    2013-11-14T19:20:23

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, que materiazinha.

  • Joao Cardoso
    2013-11-14T11:29:05

    Precis de um tutorial pra isso?