26/11/2013 08h00 - Atualizado em 26/11/2013 08h00

Formatar ou restaurar configurações originais do PC? Entenda a diferença

Paulo Alves
por
Por Paulo Alves Para o TechTudo

Se, após um tempo de uso, seu computador não estiver mais rápido como antes, você talvez deva dar a ele uma sobrevida e decidir por restaurar o PC para as configurações originais ou formatar a máquina de vez. Os Windows 8 e 8.1 trazem maneiras nativas de realizar as duas operações, mas primeiro você deve saber a diferença dos procedimentos antes de fazer.

A restauração é mais indicada para PCs com menos tempo de uso (entre um e dois anos) e para usuários que querem manter seus arquivos mesmo após uma reinicialização completa do sistema. Já a formatação requer que o sistema operacional seja reinstalado do zero e que seus arquivos sejam gravados em uma mídia externa, pois são apagados no processo.

Veja como fazer:

Restauração das configurações de fábrica

Passo 1. Passe o mouse na borda direita da tela e clique em ‘Configurações’ no menu que aparecerá. Em seguida, escolha ‘Mudar configurações do computador’.

Para começar, acesse o menu de configurações nos atalhos na lateral direita da tela (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Para começar, acesse o menu de configurações nos atalhos na lateral direita da tela (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Para começar, acesse o menu de configurações nos atalhos na lateral direita (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Clique em ‘Atualização e Recuperação’ e depois em ‘Recuperação’.

Em seguida, vá em 'Atualização e recuperação' e prossiga em 'Recuperação' (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Em seguida, vá em 'Atualização e recuperação' e prossiga em 'Recuperação' (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Em seguida, vá em 'Atualização e recuperação' e prossiga em 'Recuperação' (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



Passo 3. Na opção ‘Atualize seu computador sem afetar os arquivos’, clique em ‘Introdução’.

Em 'Recuperação', clique na opção correspondente (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Em 'Recuperação', clique na opção correspondente (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Em 'Recuperação', clique na opção correspondente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 4. Siga as instruções que aparecem na tela.

Ao terminar o processo, você deverá instalar novamente todos os programas baixados em sites ou via mídias externas, como DVDs – para isso você terá acesso a uma lista de todos os programas “perdidos” no desktop. Se você tiver um CD de recuperação dos softwares instalados pelo fabricante, é a hora de usá-lo. Não há necessidade de se preocupar com seus aplicativos baixados da loja Windows, eles são reinstalados automaticamente.

Formatação completa

Passo 1. Passe o mouse na borda direita da tela, de cima para baixo, e clique em ‘Configurações’ no menu. Em seguida, escolha ‘Mudar configurações do computador’.

Acesse as configurações do sistema na barra de atalhos na lateral (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Acesse as configurações do sistema na barra de atalhos na lateral (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Acesse as configurações do sistema na barra de atalhos na lateral (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



Passo 2. Clique em ‘Atualização e Recuperação’ e depois em ‘Recuperação’.

Vá na última opção da lista e depois escolha 'Recuperação' (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Vá na última opção da lista e depois escolha 'Recuperação' (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Vá na última opção da lista e depois escolha 'Recuperação' (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



Passo 3. Em ‘Remover tudo e reinstalar Windows’, clique em ‘Introdução’.

Agora avance na opção 'Remover tudo e reinstalar o Windows' dentro de 'Recuperação' (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Agora avance na opção 'Remover tudo e reinstalar o Windows' dentro de 'Recuperação' (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Agora avance na opção 'Remover tudo e reinstalar o Windows' dentro de 'Recuperação' (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



Passo 4. Acompanhe as instruções que aparecem na tela.

Nessa opção você poderá apagar os dados rapidamente ou completamente. Pelo primeiro método, alguns dados poderão ser recuperados com softwares especiais, já apagar os dados completamente demora mais tempo, mas tornará quase impossível a recuperação.

Lembre-se também que a formatação completa da máquina é mais indicada se você quer se livrar de vez de vírus, pois tudo é zerado e você terá um PC novo ao final do procedimento.

Via Microsoft

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ricardo D'amario
    2015-06-11T21:03:11

    Alias, tentei criar uma unidade de recuperação porém isso também não funcionou e deu a seguinte mensagem "Alguns arquivos necessários estão ausentes Para resolver problemas quando não for possível iniciar o PC, use a mídia ou o disco de instalação do Windows". O problema eh que não veio nenhuma mídia de instalação quando comprei o computador

  • Willian Kleyber
    2016-11-29T08:39:37

    Formatei meu pc, todas as repartições apaguei tudo, é possivel ainda voltar para versão de fabrica ?

  • Dimitry Cavalcanti
    2015-07-13T20:52:42

    Não aparecem essas opções no meu :/ apenas uma: Inicialização Avançada.

  • Wesley Fernando
    2015-06-30T20:03:54

    então, queria fazer a restauração completa do windows, necessita-se de dvd também ?

  • Gabriel Jesus
    2016-01-08T15:05:12

    Do que adianta vocês colocarem essas dicas e não dar suporte para as dúvidas ?