Sistemas Operacionais

07/11/2013 09h30 - Atualizado em 29/03/2016 11h00

League of Legends: entenda as funções de cada membro de um time

Rodrigo Gurgel
por
Para o TechTudo

League of Legends é um jogo de estratégia e ação no qual é essencial prestar atenção em pequenos detalhes para obter vantagens sobre seus inimigos e aumentar sua chance de vitória. Composições de times, visibilidade do mapa, número de farms e tempo de recarga de objetivos globais são alguns exemplos que fazem toda a diferença em uma partida. Neste tutorial será explicado como funcionam as rotas e que tipos de campeões são recomendados para cada uma delas.

League of Legends (Foto: Divulgação)League of Legends (Foto: Divulgação)

As lanes

“Lanes” (ou rotas) é como são chamados os três corredores do mapa onde ficam as torres e por ondem os minions (tropas) passam. Existem três: top lane (rota superior), mid lane (rota central) e bot lane (rota inferior). Cada uma delas é o lugar de alguns tipos específicos de campeões e cada lane vem com suas responsabilidades e deveres dentro do time.

- O top laner

League of Legends atrai milhares de jogadores em busca de prêmiação (Foto: Divulgação) (Foto: League of Legends atrai milhares de jogadores em busca de prêmiação (Foto: Divulgação))Aatrox é um exemplo de top laner em League of Legends (Foto: Divulgação)

A Top Lane, justamente por estar na parte superior do mapa e longe de onde a maior parte dos confrontos acontecem no começo do game, tende a ser uma rota mais baseada em farm (matar tropas para acumular ouro e se equipar melhor). Por esse motivo, os campeões mais indicados para a top lane são os com muito sustain – a capacidade de se manter na rota sem precisar ir à base por um longo período de tempo.

Nela, o que mais vemos são Bruisers, campeões com uma durabilidade elevada e ainda assim capazes de causar alto dano.  Alguns exemplos de campeões típicos que se enquadram nessa categoria seriam Jarvan IV, Jax, Irelia, Aatrox e Zac.

Mapa da Top Lane de League of Legends (Foto: League of Legends Wikia)Mapa da Top Lane de League of Legends (Foto:
League of Legends Wikia)

As responsabilidades de um top laner incluem proteger o Golem Ancião (time azul) ou Lagartos (time roxo) para evitar invasões do jungler inimigo no início da partida, colocar wards (sentinelas) na parte superior do mapa, ajudar seu jungler caso ele comece pelo buff mais próximo da top lane, destruir as torres da top lane inimiga e eventualmente ajudar a rota central quando as tropas aliadas no topo estiverem avançadas.

Nas team fights, a maioria dos top laners tem a função de “peeler” ou de iniciação. “Peel” significa o ato de proteger os carries do seu time – geralmente o mid laner e o ADC. Isso é feito geralmente focando dano e habilidades de CC – stun (atordoamento), slow (lentidão), silence (silenciar) – nos inimigos que tentarem matá-los.

- O mid laner

Torneio de League of Legends dará R$ 200 mil em prêmios (Foto: Divulgação)Brand é um exemplo de mid laner em League of Legends (Foto: Divulgação)

A Mid lane é uma das mais importantes do jogo, justamente por estar no meio do mapa e, consequentemente, próxima às outras duas rotas e aos objetivos globais, Dragão e Barão. Nela são encontrados geralmente dois tipos de campeões: AP Carries e Assassins.

AP Carries são os ‘magos’. Campeões geralmente frágeis, mas capazes de causar altas quantidades de dano em pouco tempo. Alguns exemplos de APCs são Lissandra, Ryze, Oriana e Gragas.

Mapa da Mid Lane de League of Legends (Foto: League of Legends Wikia)Mapa da Mid Lane de League of Legends (Foto:
League of Legends Wikia)

Assassins podem ser tanto AP quando AD, possuem alto dano e boa movimentação, com habilidade que facilitam sua aproximação e fuga de team fights, além de permitir que persigam campeões mais facilmente. Alguns exemplos de assassins são Zed (AD), Ahri (AP), Fizz (AP), Kha'Zix (AD), Katarina (AP).

As responsabilidades de um mid laner são: sempre wardar, pois são normalmente campeões frágeis e sua rota é alvo fácil para emboscadas de junglers; estar preparado para ajudar a matar o dragão; farmar o máximo possível, destruir a torre inimiga e proteger a sua e, caso seja do tipo Assassin, ajudar constantemente com ganks em outras rotas.

Durante as team fights, mid laners seguem dois padrões de comportamento: os do tipo Assassin devem focar alvos de alta prioridade (geralmente o mid laner e o ADC do time inimigo), matá-los, se afastar da luta e depois retornar com as habilidades novamente disponíveis para eliminar outro alvo importante. Os “magos” também são capazes de dar muito dano, mas geralmente possuem habilidades com efeitos em área, como o ultimate da Oriana, Morgana ou Zyra, que interrompem as ações de diversos inimigos ao mesmo tempo. Sendo assim, é preciso reconhecer oportunidades valiosas e usar essas habilidades para causar prejuízo a todo o time adversário, especialmente quando estão todos próximos uns aos outros.

- Os bot laners

Mapa da Bot Lane de League of Legends (Foto:  League of Legends Wikia)Mapa da Bot Lane de League of Legends (Foto:
League of Legends Wikia)

A Bot lane é a única que, por definição, tem dois campeões. Eles são o Suporte e o AD Carry, e têm trabalhos muito diferentes, porém complementares.

 

 

 

 

 

 

- O suporte

League of Legends terá torneio oficial na BGS 2013 (Foto: Divulgação) (Foto: League of Legends terá torneio oficial na BGS 2013 (Foto: Divulgação))Nami é um exemplo de suporte em League of Legends (Foto: Divulgação)

“Suporte” é qualquer campeão que possa ser útil para o time sem precisar de muito ouro. São geralmente campeões com muitas habilidades de crowd-control, campeões com cura ou que possam dar buffs para aliados – aumento de dano, velocidade de ataque, etc. Alguns exemplos de suportes são: Tresh, Sona, Lulu, Nami, Alistar e Taric.

As responsabilidades de um suporte são muitas – provavelmente só equiparadas em quantidade pelas do jungler. Ele precisa colocar wards (porém esta tarefa deve ser compartilhada por todo o time); precisa proteger o ADC e o resto do time, mesmo que morra no processo; deve fazer itens de auras, dando buffs para todo o time, ou de tanker, caso seja um suporte mais robusto, como Alistar e Taric; deve iniciar team fights, caso tenha habilidades de CC em área, como o ultimate da Sona, ou interromper o avanço dos inimigos, e ainda facilitar kills para o ADC.

- O AD Carry

League of Legends (Foto: Divulgação)Lucian é um exemplo de AD Carry em League of Legends (Foto: Divulgação)

O AD Carry é um dos personagens mais importantes do jogo, mas sem dúvida nenhuma é o mais frágil e o mais focado durante as team fights. São geralmente campeões que atacam à longa distância, que fazem itens caros e que tem como responsabilidade principal causar o máximo de dano possível no time inimigo. Alguns exemplos de ADCs são: Vayne, Caitlyn, Graves e Tristanna.

Além de matar e causar dano, o ADC tem outra responsabilidade essencial: farmar. O farm é importantíssimo porque a cada 20 CS (Creep Score: a quantidade de minions que você matou) você ganha o mesmo valor em gold que teria ganho ao matar um campeão – muitas vezes vale mais a pena continuar farmando do que perder vários minions para correr atrás de uma kill que não é certa. Saber se posicionar é vital, pois evita que você seja focado pelos inimigos e permite que você continue a causar dano durante as lutas.

- O jungler

League of Legends foi hackeado e dados foram comprometidos (Foto: Kotaku) (Foto: League of Legends foi hackeado e dados foram comprometidos (Foto: Kotaku))Vi é um exemplo de jungler em League of Legends (Foto: Divulgação)

E por último, mas não menos importante, há o jungler. Ele não ocupa nenhuma lane e evolui matando tropas neutras espalhadas pela selva (área contornada no mapa). Atualmente muitos personagens podem ser junglers: tanks, assassins ou bruisers. Algo essencial, entretanto, é a presença de alguma habilidade de CC e/ou um gap-closer (habilidades de ‘pulo’, que permitam a um campeão cruzar distâncias rapidamente), pois isso facilita os ganks. Alguns exemplos de bons junglers são Jarvan IV, Aatrox, Vi, Nocturne, Nautilus e Lee Sin.

Mapa da Jungle de League of Legends (Foto:  League of Legends Wikia)Mapa da Jungle de League of Legends (Foto:
League of Legends Wikia)

Os junglers possuem muitas responsabilidades num time. Eles precisam cuidar dos buffs (Lizards e Ancient Golem, no mapa) da própria jungle, marcando o tempo no qual eles morrem e nascem e impedindo que o time inimigo tenha acesso a eles. Precisam estar sempre farmando, pois pegam menos kills do que os laners (campeões que ficam nas lanes). Precisam forçar objetivos (Dragão e Barão) ou tentar roubar objetivos sendo feitos pelo time inimigo e também gankar lanes, ajudando seus aliados a conseguir kills ou forçar o uso de Summoner Spells dos inimigos (geralmente Flash ou Ghost, usadas para fugir), aliviando a pressão deles na rota. E enquanto fazem tudo isso, eles ainda precisam prestar atenção no jungler do time inimigo, tentando prever seus movimentos para fazer counter-ganks, ou seja, ajudar seus aliados no momento em que o jungler inimigo aparecer para emboscá-los.

Com a chegada da quarta temporada, em 2014, muitas características do jogo serão alteradas, causando impacto nas funções listadas acima. Os papéis mais afetados deverão ser o de suporte e jungler, segundo a Riot Games.

Como achar códigos do LoL? Veja no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • James Lima
    2019-01-25T22:31:32

    Esse post é histórico! (e merece uma atualização) Mas por que redigiram ele com tantas expressões do jogo? Novatos lendo isso vão sair sem entender.

  • Heitor Fiuza
    2015-09-22T15:54:29

    bem concordo que lol e um jogo excelente porem a muito o que se trabalhar nem todos tem a mesma agilidade ou cosia do tipo para jogar eu jogo tem pouco tempo e vejo muita ofensa de pessoas durante o game que acho muito idiota são adolescentes bobos que parecem que não tem vida e querem ganhar sempre ofendendo os outros para jogar e não gosto desse tipo de coisa acho ridiculo demais e só xingamento o jogo inteiro riot deveria ser mais expressiva em relação a isso!

  • Caio Silva
    2013-11-07T15:47:03  

    Aff, porque só tem matéria de lol aqui ?

    recentes

    populares

    • Caio Silva
      2013-11-07T15:47:03  

      Melhor LoL que Pokémon X e Y !!!

  • Paulo Souza
    2014-05-01T10:18:52

    Seria tão bom se todos os jogadores lêssem isso aqui...

  • Igor Silva
    2013-11-07T14:39:19  

    Todos devem wardar !!!! Viram bronzes ?

    recentes

    populares

    • Igor Silva
      2013-11-07T14:39:19  

      Amem! Jogando de suporte nego quer que eu saia da minha lane e warde o mapa inteiro (com o jogo mais adiantado,sem problemas) mas com 10,15 min de jogo é sacanagem. Fora que é horrivel jogar de sup com um adc afobado que não te espera nem ir com ele e nem wardar, morre e você ainda fica com a culpa.

  • Fulano Silva
    2013-11-07T21:08:34  

    A questão não é essa ,não estou falando que lol é melhor que os outros mobas ou qualquer outra coisa,mas a Riot presta bem mais atenção nos jogadores brasileiros do que as empresas dos outros mobas,então justo que lol tenha mais atenção no cenário nacional.

    recentes

    populares

    • Fulano Silva
      2013-11-07T21:08:34  

      para campeonato talvez, já pra jogar nos pubs ela ta nem ai... o jogo fica fora do ar direito, problema com ddos,drophack e outros problemas na segurança que a riot nem se manifesta... realmente para campeonato ela dá uma atenção maior do que outros mobas